[CÂNCER DE TESTÍCULO] Antoane Fernandes

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Antoane - Meu nome é Antoane Fernandes e tenho 25 anos.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer de células germinativas?

Antoane - Eu sentia muitas dores fortíssimas na minha perna direita, dores realmente insuportáveis, então fui atrás de um ortopedista, que começou a tratar as dores como um problema no nervo ciático, mas as dores continuavam, cada vez piores. Foi então que foi pedido uma ressonância da área e houve uma certa dúvida do que seria, então fui encaminhado à um oncologista, que me examinou e pediu a biópsia do tumor, que se encontrava com 21cm na época.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Antoane - No momento foi uma surpresa, óbvio, mas aceitei muito bem, fui muito otimista, aliás, sempre fui muito otimista. A única coisa que senti acho que não tem um nome certo ou ainda não foi "batizado”.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Antoane - Naquele momento, a minha maior preocupação era a minha família e meus amigos, como eles iriam receber a notícia e se todos aceitariam bem.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Antoane - Assim que o tratamento foi iniciado todos os meus amigos e muitos da minha família me visitaram enquanto eu estava internado, aqueles que não estiveram presentes mandaram e-mails ou me ligaram.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Antoane - Sim, o tratamento foi iniciado em janeiro de 2012.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Antoane - Na minha opinião, o tratamento mais difícil não é a quimioterapia ou qualquer outro tipo de tratamento oncológico, a aceitação do paciente é que define a real dificuldade de tratamento, sendo assim, o tratamento pode ser muito fácil, como posso dizer que está sendo o meu, ou realmente muito difícil, como é, foi ou está sendo o tratamento de muitas pessoas com câncer.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Antoane - Sim, e digamos que o pior de todos os efeitos colaterais que tive foi a sensibilidade aumentada do estômago, muitos alimentos que eu costumava comer hoje já não como mais ou como de maneira reduzida.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Antoane - A relação com o meu médico foi e continua sendo ótima, ele é um ótimo oncologista e muito atento, simpático e amistoso.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Antoane - Me relacionei com cirurgiões, radiologistas (apesar de não ter feito radioterapia) e urologistas oncológicos.

Instituto Oncoguia -Você fez acompanhamento psicológico?

Antoane - Não, pois não tive problemas com a aceitação da doença.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Antoane - Cheguei a passar em algumas consultas com nutricionistas, mesmo porque sou diabético, o que nos faz voltar um pouco a atenção para a alimentação.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Antoane - Segundo meu médico, é muito provável que o tratamento já seja finalizado, mas ainda serão necessários alguns exames para que tenhamos essa confirmação.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Antoane - Posso dizer que minha vida atual está até melhor do que antes, pois tive muitas, e ótimas lições de vida que vieram com o câncer. Atualmente não vejo problema algum em sair com os amigos, com a família, e curtir as festas. Nada me impediu, nem me impede, de continuar correndo atrás dos meus sonhos e desejos!

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Antoane - Atualmente estou afastado do trabalho, mas pretendo voltar logo, já meus planos são muitos, digamos que seria necessária uma trilogia para divulgar todos, mas um deles seria fazer um curso de paraquedismo, que logo será realizado.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Antoane - Seja o mais otimista possível, não se prenda às coisas ruins que PODEM acontecer, lembre-se que essas coisas são probabilidades e não certezas! Aceite tudo com muito bom humor, claro não se esquecendo da realidade ao seu redor, mas esteja sempre bem humorado e bem informado, para que todos ao seu redor fiquem tranquilos.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Antoane - Grande, muito grande, pois sem essa informação não tem tranquilidade, a meu ver a falta de informação só trará tensão e nervosismo.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?De que maneira?

Antoane - Sim, sempre busquei me informar da melhor maneira possível, com livros, pela internet e, digamos que uma das melhores maneiras foi através do meu médico.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Antoane - Através de buscas para me informar pela internet.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Antoane - Talvez um programa de esportes "radicais” ou diferentes para pessoas com câncer.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho