[CÂNCER DE MAMA] Rosemeire F. V. Nascimento

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?
 
Rosemeire Nascimento - Meu nome é Rosemeire Ferreira Viana Nascimento, tenho 38 anos, sou casada, sou formada em Biologia, adoro cinema, teatro, ler, viajar e curtir a natureza.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Quantos anos você tinha?

Rosemeire Nascimento - Eu tinha 36 anos e estava tentando engravidar e não conseguia, foi quando fazendo o auto-exame detectei um pequeno caroço na axila, fiz exames (ultrasson e mamografia) e foi diagnosticado um Linfonodo. O médico dizia que não era nada, durante um longo período tomei um medicamento, o esclerovitan plus, então mudei de médico por três vezes, o quarto médico resolveu investigar e me encaminhou para um Mastologista. Foi quando fui submetida a uma biópsia de congelamento, foi diagnosticado o câncer na mama direita, fiz o quadrante, haviam 16 tumores e o esvaziamento axilar total.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? Qual era a sua maior preocupação neste momento? Você tem ou teve alguém na família com câncer?

Rosemeire Nascimento - Bom, no primeiro momento fiquei sem chão, chorei muito e tive vontade de desistir e não fazer tratamento nenhum. A minha maior preocupação eram os efeitos colaterais. Foi o primeiro caso de câncer na família.

Instituto Oncoguia - O que você sentiu e ou pensou quando lhe falaram que você estava com câncer de mama?

Rosemeire Nascimento - Senti uma tristeza muito grande, fiquei com vontade de desistir e não fazer tratamento nenhum, mas a minha médica, Dra Fabiana - mastologista, conversou bastante comigo, me orientou, me incentivou e disse que o câncer tem cura se pego no início, que eu era jovem e não podia desistir.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso? Você já começou o tratamento?

Rosemeire Nascimento - Depois de 15 dias da cirurgia fiz a minha primeira quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Qual foi o tratamento mais difícil? Por quê?

Rosemeire Nascimento - Fiz 8 Sessões de quimioterapia, as 4 primeiras (Doxo + Ciclo) a famosa vermelha. Sofri muito com efeitos colaterais. As outras 4 (Paclitaxel) foram outros efeitos e eu sofri muito também.

Instituto Oncoguia - Como você lidou com as mudanças na aparência? O que mais te incomodou? Quais eram as suas principais preocupações neste momento?

Rosemeire Nascimento - No início foi muito difícil, mas logo me adaptei. Comprei uma peruca, depois comprei mais duas, e fui criando meu estilo, pra falar a verdade o que mais me incomodava eram os comentários das pessoas como: ah se eu fosse você só usava lenço, ou então ficava careca mesmo, mais segui aquilo que me sentia bem.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Você continuou trabalhando ou não? Por quê?

Rosemeire Nascimento - Sim, tive efeitos colaterais e não trabalhei. Entrei no INSS, porque eu trabalhava muito longe, em Guarulhos, em um cemitério e no início fiquei muito debilitada.

Instituto Oncoguia - Como era a relação com o seu médico?

Rosemeire Nascimento - Foi muito boa e ainda é.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Rosemeire Nascimento - Com a minha Psicóloga, Dentista e Fisioterapeuta.

Instituto Oncoguia - Como você está agora que tudo já passou?

Rosemeire Nascimento - Estou me sentido muito bem e feliz que tudo terminou.

Instituto Oncoguia - Você sente que tudo voltou ao normal? Como está a sua vida hoje?

Rosemeire Nascimento - Tudo está normal, só o meu braço que ainda dói muito e o movimento ainda é limitado, mais tenho feito um acompanhamento com o Fisioterapeuta.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Rosemeire Nascimento - Em primeiro lugar a aceitação, confie no seu médico e procure manter um diálogo franco, procure entender a doença e não leve isso como um "monstro indomável”, tenha muita força de vontade e acredite na sua cura, procure ter acompanhamento psicológico e mantenha sempre sua auto-estima, pois a cura começa na nossa mente, mude seus hábitos, procure ter uma alimentação equilibrada, saia, viva a sua vida normalmente, dance, vá viajar quando possível e seja feliz. Cada dia é uma vitória e confie na sua.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho