[CÂNCER DE MAMA] Virginia Melo

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Virginia Melo - Me chamo Virginia Melo, sou psicoterapeuta, tenho 53 anos e três filhos: uma menina de 22 anos, um menino de 24 e uma menina de 27 anos. Sou divorciada e tenho um namorado que mora comigo desde que fiz a cirurgia.

Instituto Oncoguia - Como você descobriu que estava com câncer?

Virginia Melo - Eu faço USG de mama e mamografia, anualmente. Tinha seis meses que havia feito os exames e um dia arrumando alguns papéis, peguei a USG que tinha dado um nódulo BIRADS 3, sempre dava, era controlado. Tive uma sensação desagradável e ouvi uma voz interior dizendo para repetir o exame. Foi tão forte que liguei no mesmo instante para agendar. O médico com quem eu sempre fazia só teria vaga após 02 meses, pedi para marcar com o médico que tivesse disponibilidade logo, consegui para a mesma semana. O médico que fez a USG diagnosticou BIRADS 4, marcou logo uma punção. Procurei o médico que estava com a agenda apertada e ao falar-lhe ele me indicou um mastologista que ele acompanhava nas punções e marquei com os dois. Na punção o resultado deu indeterminado.

Então ele pediu um core biopsy que também deu indeterminado Marcamos uma cirurgia e a biópsia deu carcinoma in situ

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Virginia Melo - Eu fui me preparando. Primeiro eu tenho muita fé e depois como terapeuta passei a fazer as técnicas que costumo utilizar com os outros. Fiz muito EFT, que é uma técnica de acupuntura sem agulha, é muito boa , pude constatar. No dia em que peguei o resultado da biópsia, estava na sala de espera ansiosa e comecei a praticar EFT, pedindo calma, equilíbrio e que eu escolhia ficar bem. Entrei na sala e quando o médico falou o resultado eu estava totalmente tranquila, até demais. Ele falou da mastectomia, me indicou um cirurgião plástico e eu calmíssima. Era como se eu já estivesse esperando por tudo isso. Meu espírito estava preparado para isso, eu tinha consciência dessa necessidade.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Virginia Melo - Procurar continuar tranquila, passar serenidade para as pessoas do meu convívio, agilizar os documentos necessários para a realização da cirurgia.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Virginia Melo - Continuei trabalhando normalmente enquanto aguardava o trâmite dos documentos. Permaneci tranquila, alegre, positiva, não parecia que estava passando por isso. E este meu comportamento contagiou as outras pessoas que também ficaram bem.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Virginia Melo - Fiz a mastectomia radical, não precisei fazer nem quimioterapia nem radioterapia, já que o tumor era in situ. Comecei em janeiro de 2013 a tomar Tamoxifeno, que tomarei por um período de 5 anos. Engordei um pouco mas não posso colocar a culpa toda no Tamoxifeno, preciso me exercitar e mudar meus hábitos alimentares. Sinto muita dormência nas mãos, braços e pernas e as ondas de calor que nos 3 primeiros meses eram piores.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Virginia Melo - A relação médico paciente tem que ser baseada na confiança, no respeito. É bom saber que qualquer coisa que precisar você pode ligar e será bem acolhida. Tenho um ótimo relacionamento com o meu mastologista e com o meu cirurgião plástico, são dois amores. Parabéns aos dois pela competência, sensibilidade e carinho que transmitem.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Virginia Melo - Tenho um oncologista que foi indicado por uma colega que fez tratamento com ele. Já fui três vezes a ele, é uma pessoa bem tranquila

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Virginia Melo - Trabalho comigo mesma. Faço meditação, relaxamento, trabalho a respiração, PNL, EFT e me sinto bem resolvida.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Virginia Melo - Vou fazer ainda o mamilo e a simetria da outra mama.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Virginia Melo - Eu diria que melhor do que antes. Eu estava querendo ter tempo para me dedicar a meus atendimentos terapêuticos, estudar, ler, intensificar trabalhos voluntários. Antes trabalhava o dia todo e não tinha esse tempo. Agora estou buscando realizar o que desejava. Tenho muitos projetos que espero poder concretizá-los

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Virginia Melo - Eu trabalhava na Secretaria Municipal de Saúde, o dia todo, não tinha quase tempo nenhum para atender que é o que realmente gosto de fazer. Após um mês da minha cirurgia, meu cargo foi extinto e automaticamente fui exonerada, continuo afastada pelo INSS. Fiz um blog, tenho a página no face, participo de grupos sempre voltada para dar força, orientação terapêutica principalmente às mulheres mastectomizadas. Estou fazendo um programa em uma rádio web, e me dedicando aos atendimentos. Tenho alguns projetos para colocar em prática, trabalhando também com comunidades.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Virginia Melo - Tentar manter a calma, procurar saber tudo que pode ser feito para superar a doença, buscar orientação de um bom profissional, exercitar e fortalecer a fé. Buscar apoio das pessoas queridas, família e amigos. Ajuda terapêutica é muito importante nas diversas fases da doença, para trabalhar a autoestima, evitar quadros depressivos, trabalhar as crenças.

É muito importante a aceitação. Aceitar é admitir e partir para a luta com consciência.

Nunca perguntar "por que” e sim "para que” . O que a doença está querendo me mostrar? O que preciso mudar para estar bem? Reprogramar sua vida, buscar qualidade de vida. Trabalhar os pensamentos e as emoções, lembrando que estados emocionais positivos regeneram.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Virginia Melo - É muito importante, mas tem que saber selecionar. Evitar informações negativas, casos dramáticos, e não se enxergar em todas as situações, fazer uma triagem e só se interessar pelos resultados positivos. Cada caso é um caso, e cada pessoa é uma unidade.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Virginia Melo - Primeiro falei com pessoas conhecidas que passaram também por isso. Depois procurei um médico amigo que confio. Tirei as minhas dúvidas com meu mastologista. No início não busquei muito a internet, para não me impressionar com nada. Li reportagens sempre com final feliz.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Virginia Melo - Gosto muito das reportagens e das informações que são prestadas.Parabéns!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho