[CÂNCER DE MAMA] Rita Abissamra

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Rita Abissamra - O meu nome é Rita Abissamra, tenho 52 anos e sou "pedaboba" - rsrs! Digo assim porque desde que me formei em psicologia nunca trabalhei no ramo. Logo me casei e fui trabalhar na confecção do meu marido, o que foi muito bom também. Fui casada 16 anos estou divorciada há 13 anos. Tenho 3 filhas: Raiani de 26 anos, Maiara de 22 anos e Yasmim de 13 anos, tendo-as me sinto uma pessoa abençoada por Deus por ter me escolhido como mãe delas! Independente de tudo o que aconteceu (como por exemplo o divórcio), sempre fui uma pessoa muito feliz e realizada. Desde que saí da confecção sou "mãetorista", o que também gosto muito e organizadora do meu lar.

Tenho 3 irmãos: Ismênia, a mais velha (médica homeopata ), Jorge (zootecnista) e Raul (diretor de marketing), como são muito ocupados eu é que dou uma cobertura maior a nossa mãezona que tem 85 anos e uma disposição que muita mulher de 20 não tem... Ela é magnífica! Perdi meu pai de câncer no pulmão quando eu tinha 14 anos e ele com 52 anos, mas Deus deu a maior força para todos nós na época.

Aos 48 anos descobri o câncer de mama , aí as coisas mudaram um pouquinho, mas Deus sempre dando força. Eu consegui superar!

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Rita Abissamra - Descobri por meio dos exames de rotina.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Rita Abissamra - Deus me preparou! Por nenhum minuto fiquei abatida, me sentia numa batalha que dependia só de mim superá-la! Foi assim que eu encarei a situação.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Rita Abissamra - Viver, viver e viver pois pensava muito nas minhas filhas!

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Rita Abissamra - Comecei o tratamento e foi dando tudo muito certo. A família inteira me apoiando e me paparicando e eu cada vez mais aprendia, com tudo aquilo que estava acontecendo! Me sentia em uma escola da vida ...Cresci muito!

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Rita Abissamra - Comecei em 2008 e terminei em 2009.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Rita Abissamra - Eu não senti nada difícil!

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Rita Abissamra - Não tive nada, ou quase nada. Engordei 30 kilos com a quimioterapia e isso foi a única coisa que mudou em mim. Saía da quimio com a maior fome do mundo! Mas hoje já sou elegante de novo! rsrs!

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Rita Abissamra - Maravilhosa! Dr. Ricardo Marques é um excelente profissional!

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Rita Abissamra - Vários, mas Deus me emprestou uma irmã maravilhosa que sendo médica ficou a frente de tudo me deixando super tranquila.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Rita Abissamra - Fiz, mas recebi alta na segunda quimio; ela dizia que eu que a ensinava a tocar tudo isso! rs.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Rita Abissamra - Fiz, mas não conseguia seguir a risca, pois tinha vontade de comer quase tudo que não devia e muitas vezes eu comia! rs!

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Rita Abissamra - Só faço os exames de rotina de seis em seis meses e em Julho de 2014 passo a fazê-los só uma vez por ano . Tomo vários remédios de homeopatia que minha irmã receita e tomo o Femara. E saio muito! Passeio, viajo, saio para dançar pelo menos duas vezes por semana (o que não fazia antes) SEI APROVEITAR (MAIS) A VIDA!

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Rita Abissamra - Como disse no início, estou me dedicando as minhas filhas e a minha mãe, mas atualmente tenho procurado algum trabalho, vamos ver se consigo.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Rita Abissamra - Recebi esta frase de uma amiga que me ajudou muito; ela me disse: "Quanto tempo leva para se fazer um tratamento dentário? É mais ou menos um ano... O mesmo que este! Então vamos lá!" PORQUE COM CALMA TUDO SE RESOLVE E TUDO SE CONSEGUE!

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Rita Abissamra - É fundamental desde que venha de pessoas que entendam e principalmente que sejam otimistas. Sempre busquei me informar com os médicos e por meio de alguns livros que eles me indicavam.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Instituto Oncoguia? Tem alguma sugestão a nos dar?

Rita Abissamra - Conheci pelo Facebook! Quando estava em tratamento adorava ver e conhecer pessoas que tinham passado pelo o que eu estava passando e estavam super bem, tenho comigo que isso me ajudou muito, pois em 2011 comecei um curso de parapsicologia e pude ter a certeza de que somos nós que criamos em nossa mente tudo o que nos acontece, então, no momento do tratamento acho que temos que ter contato com pessoas positivas e que tiveram sucesso. Quero muito poder ajudar quem precisa pois me considero uma vencedora!

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho