Espaço do

Paciente

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[CÂNCER DE MAMA] Maria de Lourdes

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 29/04/2015 - Data de atualização: 29/04/2015


Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Maria de Lourdes - Maria de Lourdes Lima dos Santos, mais conhecida como Netinha desde criança, moro em Belém/Pará, e gosto muito de ler e trabalhar.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Maria de Lourdes - Nossa, dessa vez tive um mau súbito de Ar.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

Maria de Lourdes - Fiquei agoniada para começar logo o tratamento, queria quimio no mesmo dia. Eu senti uma sensação de nervoso, ansiedade e ao mesmo tempo, a certeza de que daria certo, em nome de Jesus.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Maria de Lourdes - Nossa, deixar meus filhos. Eles passarem por todo esse sofrimento novamente.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Maria de Lourdes - Fui ao meu mastologista, tentar entender como tinha acontecido. Mas não adiantava, me adiantei, para tentar marcar logo com meu oncologista,
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Maria de Lourdes - Sim comecei em agosto mesmo, dia 19 a primeira quimioterapia

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Maria de Lourdes - Todos são difíceis, ainda mais para quem já passou por tudo isso. Mas a cabeça, o coração e a alma têm que estar em paz, temos que estar inundados e transbordando de Fé. 

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 

Maria de Lourdes - Sim, muitos. Para mim cada um é ruim naquele momento, a dor no corpo, nos dedos, a falta de sensibilidade, os enjoos, prisão de ventre... é horrível.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Maria de Lourdes - Sempre uma benção. Ele tem minha total admiração e respeito. 

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

Maria de Lourdes - Vários. Eu acabo querendo me tornar amiga deles. A enfermeira do meu oncologista Rosana, é uma pessoa fantástica, ela se tornou até minha psicóloga. Tenho uma pneumologista abençoada Dra. Nazaré Martins.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Maria de Lourdes - Ainda não, mas já decidi que vou procurar um.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Maria de Lourdes - Sim, com Dra. Laenna. A mudança, a orientação e as vitaminas me ajudaram muito.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Maria de Lourdes - Estou em tratamento. Faço a Bonefos, um soro para os ossos. Estou aguardando ainda a consulta com Cirurgião Torácico, para fazer um procedimento no pulmão, estou com Derrame Pleural. E em agosto/13 foi pedida uma medicação pelo SUS, chamada AVASTIN, e fui informada que chegou no hospital agora dia 8/01/14. Aguardando ansiosa para começar a tomar essa medicação. 

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

Maria de Lourdes - Uma dúvida, pois a doença ainda não esta controlada, não estou tomando nenhuma medicação preventiva ainda. Isso aflige meu coração. Mas estou confiando e descansando em Deus.


Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Maria de Lourdes - Estou de beneficio SUS, mas planos? Viajar para Fortaleza, minha cidade natal, onde está toda minha família. Cuidar dos meus filhos e ser feliz ao lado do homem que Deus me presenteou, meu companheiro. Voltar a trabalhar. Mas espero que esses sejam os planos de Deus para minha vida.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? 

Maria de Lourdes - Fé em primeiro lugar. Aceitar o diagnóstico e querer o tratamento com todos os efeitos que ele nos causa e se entregar mesmo. Ocupe a mente com coisas boas.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer? 

Maria de Lourdes - Essencial!! Ler, pesquisar, estudar e aí a gente entende que tem mais pessoas na mesma situação. 

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

Maria de Lourdes - Sim. De todas as maneiras, comprando livros, redes sociais, internet, oncoguia me ajudou muito desde 2009. Agora então está sendo fantástico. 

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

Maria de Lourdes - Pesquisas na Internet

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? 

Maria de Lourdes - Para mim, perfeito. Incrível como todo dia melhora o site, Deus tem colocado pessoas especiais, para esse trabalho.

Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou? 

Maria de Lourdes - Que saiam um pouco da sua rotina e comodidade e circulem sem medo nos corredores dos hospitais e tentem entender um pouco a realidade de cada um de nós. Procurem ver, para que através dos olhos sintam, o sofrimento, talvez só assim as coisas podem mudar. Para nós cada dia é uma vitoria. Fico impressionada com a falta desse cuidado. No meu caso fiquei esperando quase 5 meses por uma medicação, e quando ia procurar alguém, vinha a auxiliar da secretaria da assessora da diretoria e dizia vamos te ligar. Aguarde vamos te ligar. Precisamos sim te pessoas racionais, de atitudes, mas de pessoas sensíveis.

MUITO OBRIGADA, CONTEM COMIGO PARA QUALQUER COISA,  PARA AJUDAR E DIVULGAR!!!!!


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive