[CÂNCER DE MAMA] Eliana Spena

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Eliana Spena - Meu nome é Eliana Spena, tenho 39 anos, casada, 3 filhos.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer de mama?

Eliana Spena - Na verdade ao fazer o autoexame, descobri um nódulo e fiquei preocupada, fui ao meu ginecologista e fizemos exames. Mudei de cidade e fui fazer novos exames de ultrassom, a Dra. Karita sugeriu uma biópsia e encaminhou para um mastologista/oncologista.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

Eliana Spena - Os exames foram enviados diretos a clínica do mastologista Dr. Bugalho, fui à consulta, abrimos os exames. Meu Deus! Sumiu meu chão, chorei naquele momento de dor. Meu marido estava lá comigo segurando minha mão. Foi assustador.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Eliana Spena - Neste momento passou um filme, tudo muito rápido, pensei nos meus filhos (11, 4 e 2 anos), que seriam deles. Meu marido meu companheiro me perderia. Ai que nó na garganta.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Eliana Spena - Depois foi contar para a família, meus pais queridos, meus sogros... lembro que faltava 1 semana para minha sobrinha casar, eu era madrinha. Pensei em desistir, mas não, vou ser madrinha, então vou linda, vou me divertir, pois não sei o dia de amanhã, e minha primeira sobrinha teria minhas fotos... rsrsrs.

Travei um luta diária, mas primeiro pedi forças pro meu Deus maravilhoso, em momento algum questionei a "Ele” porque eu? Deus é perfeito em tudo o que faz. Então com Deus ao meu lado me sustentando, ficou mais fácil, quer dizer o fardo diminuiu.

Em 08/09/2012 no Hospital Iamada de Presidente Prudente fiz minha cirurgia de mastectomia radical com esvaziamento de axilas, acompanhou também o Dr. Yuri cirurgião plástico que logo em seguida implantou o expansor na mama direita.

A cirurgia foi um sucesso, graças a Deus.

Então Fé, Força e Foco...

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Eliana Spena - Já sim, iniciei em outubro de 2012. Foram 8 sessões (4 vermelhinhas e 4 banquinhas) com intervalo de 21 dias, não ia precisar de radioterapia. Nas 5 sessões eu começaria a tomar o Herceptin (chamada de droga inteligente) uma vacina que age no alvo da célula cancerígena. Tudo foi dando certo, meus exames de sangue nunca com imunidade baixa.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Eliana Spena - As quimioterapias foram bem difíceis pra mim, eu tinha arrepio de lembrar, ficava limitada. Mas mesmo assim ficava 1 semana dentro de casa, depois saía com minha família, pois meus filhos e meu marido precisava passear também e sentir que eu estava bem.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

Eliana Spena - Sim, foi horrível. Nas 4 primeiras tive dor de cabeça, enjoo, desanimo, vômito, me trancava no quarto pra não sentir o cheiro da comida. O pior foi perder meus cabelos que não era pouco...rsrsrs, meus cílios, sobrancelhas. Meu maridão Daniel ficou careca também, minhas amigas publicaram fotos delas de lenço na minha rede social, o apoio foi fundamental. Uso lenço que fica muito charmoso, peruca e em casa fico carequinha mesmo.

Nas outras 4, muita dor no corpo, nos ossos, mal estar, muito cansaço nas pernas, desanimo total, senti um pouco mais. E também mudei de cidade no meio do tratamento, isso contribuiu pois aqui em São José do Rio Preto/SP não tenho nenhum familiar e conquistei amigos há pouco.

E conviver o drama de ter um linfedema é preocupante, pois quem faz o esvaziamento axilar tem que cuidar para o resto da vida.

Instituto Oncoguia - Como foi à relação com o seu médico?

Eliana Spena - Muito boa, em Presidente Prudente meu médico é conhecido como anjo, tal é o carinho e atenção com as pacientes, às enfermeiras eram companheiras. Aqui também os médicos tem sido ótimos profissionais. Só tenho a agradecer a Deus pelo carinho.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Eliana Spena - Cirurgião plástico que foi excelente, vascular, nutrólogo, fisioterapeuta, enfermeiros...nossa profissionais de grande valia.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Eliana Spena - Tive contato via telefone no começo, pois meu marido trabalhava no banco e eles tem um programa de apoio, mas não precisei de acompanhamento. Esta ajuda é necessária para quem não consegue entender a doença e lutar pela sobrevivência.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Eliana Spena - Agora que tive a oportunidade de ir ao nutrólogo, eu fiquei inchada, ganhei peso e isso não é bom. Então vamos começar um programa de desintoxicação.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Eliana Spena - Ainda em tratamento sim, faltam 6 doses de Herceptin. Participo de um grupo de mulheres (Convivendo com linfedema) com prevenção e cuidados com o braço. São mulheres guerreiras, damos risadas, trocamos experiências, fazemos exercícios com supervisão de fisioterapeutas.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Eliana Spena - Graças a Deus bem, junho de 2013, com muita expectativa semana que vem vou fazer exames, ultrassom de abdome total, mamografia ultrassom de mama e constatar a minha cura, pois eu creio. Os médicos recomendam a fé, tenho fé em Deus que estou curada, sei que "Ele” dá conforme podemos carregar. Mas não deixo de ir ao médico e seguir as orientações, pois sei que Deus os capacita para cuidar de nós.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Eliana Spena - Hoje não estou trabalhando fora, cuido da minha casa, meu marido, meus filhos e tenho coisa pra fazer, hein!...rsrsrs.

A vida tem outro sabor, tem sabor de mel, sabor de vitória, nos faz refletir sobre coisas que antes achamos sem importância.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Eliana Spena - Primeiro pode chorar sim, afinal é uma noticia que mudará sua vida, mas que confie em Deus, tenha muita fé e busque orientação de profissionais. Pessoas vão te dar conselhos, vai aparecer curiosos, aqueles sem noção, filtre.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?.

Eliana Spena - De suma importância, tanto para nós pacientes como nossos cuidadores, deixa mais claro as dúvidas. Eu sempre anoto e levo as perguntas ao médico.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Eliana Spena - Sim, com meus médicos, as enfermeiras que sabem muito, pois elas estão ali na quimioterapia convivendo, na internet com sites seguros como ONCOGUIA e as mulheres guerreiras que encontramos ao longo do tratamento.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Eliana Spena - Através da internet, estava selecionando um site seguro para tirar minhas duvidas e compartilhar na minha pagina.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Eliana Spena - As matérias são de extrema ajuda, confesso que no momento estou satisfeita.

Quero agradecer a oportunidade de participar desse trabalho competente de vocês, nunca se falou tanto em câncer e ter profissionais para ajudar nessa caminhada é tudo de bom.

Estamos juntos! Força mulheres, força guerreiras, somos mais que vencedoras!

"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” 3 João 1:3
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho