[CÂNCER DE MAMA] Andreia Turra

andreia_turraInstituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

Andreia Turra - Olá, me chamo Andreia e tenho 38 anos. Moro em Vila Velha no Espírito Santo.
Adoro praia, passear com meu filho de 2 aninhos e estar com os amigos.

Instituto Oncoguia - Qual o seu tipo de câncer?

Andreia Turra - Carcinoma Ductal Infiltratante- Grau I
 
Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

Andreia Turra - A verdade é que tenho um caso bem próximo na família. Minha mãe teve CA há 11 anos e mesmo assim não tive todos os cuidados na investigação e prevenção. Como havia mexido na mama por várias vezes e sempre ter feito ultrassom , ficava tranquila em não acusar nada. Mas, sempre percebi uns carocinhos minúsculos que segundo os ginecologistas pelo qual passei diziam ser da cicatriz da cirurgia de mama.Algo me tocou depois que tive meu filho e fui até um ginecologista e solicitei um pedido de mamografia. 
 
Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Andreia Turra - Não vou mentir dizendo que não fiquei triste ou preocupada, pensava muito em meu filho pequeno já que não estou com o pai dele desde que estava grávida. Pensava em sua criação e na falta que eu faria. Passado o baque inicial fui tomada de uma força e determinação sobrenatural, algo que eu não imaginava que poderia sentir. Tinha um exemplo de sucesso dentro de casa e isso me movia sempre em frente. Nunca pensei que não seria curada, nunca.
 
Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Andreia Turra - Meu filho. Não pensava em perder mama, cabelo e em nada disso. Só queria resolver logo o problema.
 
Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Andreia Turra - Todo meu processo foi extremamente rápido e com algumas reviravoltas que me fizeram enxergar as coisas de uma outra forma. Fiz a mastectomia e graças a Deus os linfonodos não estavam comprometidos. Coloquei o expansor e tive uma recuperação maravilhosa, nem parecia que tinha operado. Tudo estava caminhando bem e na consulta com uma oncologista recebi um protocolo de 12 quiioterapias, 4 vermelhas e 12 brancas. Me apossei daquilo como verdade e na ânsia de me tratar não busquei outras opiniões. A história completa está no meu blog, mas só posso resumir dizendo que após ter feito a primeira quimioterapia e ter perdido todos os cabelos , descobri através de outras opiniões médicas que meu caso não é de tratamento quimioterápico. Fiquei muito revoltada, mas descansada de que se Deus permitiu é porque algo eu aprenderia com isso tudo.
 
Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Andreia Turra - Fiz 1 quimioterapia e comecei a tomar o Tamoxifeno que será por 5 anos.
 
Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Andreia Turra - Não tive nenhuma reação mais forte após a primeira e única QT que fiz, somente cansaço e falta de apetite.  A perda dos cabelos é sofrida sim. Já o tamoxifeno tem me deixado cansada, com falta de ar por algumas vezes e com intestino muito preso.Tento digerir tudo isso como algo necessário para minha cura definitiva, então levo no bom humor.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior? 

Andreia Turra - A falta de ar do tamoxifeno e o fluxo menstrual muito intenso.
 
Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Andreia Turra - Na medida do possível boa, digo isso em relação ao mastologista que não era muito dado a explicar detalhes e tudo que a gente quer neste momento são detalhes. Tinha que perguntar tudo. Já o oncologista que me trato atualmente é bastante detalhista, atencioso, acessível . Estou certa que iremos desenvolver um boa relação.
 
Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

Andreia Turra - Cirurgião plástico 
 
Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Andreia Turra - Estarei agendando esta semana. Sinto necessidade de falar tudo que me aconteceu e vem acontecendo.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Andreia Turra - Tive também, mas quando dei inicio a QT, agora estou buscando um novo alinhamento com o novo oncologista, agora sem a QT.
 
Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Andreia Turra - Em tratamento.
 
Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

Andreia Turra - Ainda me recupero da cirurgia, de modo que não posso pegar peso .No resto tento levar a minha rotina dentro da normalidade, embora as coisas ainda estejam se ajeitando dentro e fora de mim. Tive um baque muito grande com o erro em meu tratamento e a perda de cabelo desnecessária. 

Gostaria que meu depoimento servisse de alerta para todas que estão começando o tratamento. Busque outras opiniões, é importante para que você esteja segura em seu tratamento. Não me importaria de fazer 1000 quimioterapias se fosse necessário, mas iria me submeter a um tratamento sem necessidade alguma. Fiquei careca e sofro as consequências na pele toda vez que olho no espelho. Estranho, porque não teria problema em perder os cabelos por um tratamento necessário, todo meu psicológico estava preparado pra isso e do nada eu descubro que não seria preciso.
 
Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Andreia Turra - Não penso em um futuro distante. Hoje penso apenas em viver um dia de cada vez, mas de forma mais intensa. Quero viajar, andar de bicicleta, e continuar sem fumar, já que parei no dia que fiz a mastectomia. Aproveitar meu filho, vê-lo crescer, ser feliz!
 
Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Andreia Turra - Não existe uma orientação precisa pra isso. Aconselho não reprimir nada que esteja sentindo neste momento. Chore se for preciso, grite, esbraveje, fique com raiva, medo, mas não esqueça de respirar e retomar a rédea da situação. Você e o seu comportamento serão os únicos responsáveis pelo rumo que as coisas irão tomar. Esta é a verdade. Queira viver e viverá.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Andreia Turra - Primordial. Isso lhe confere autoridade para questionar e decidir junto aos profissionais de medicina o melhor caminho a ser trilhado. A medicina não é uma ciência exata. Busque se orientar, pergunte, questione.
 
Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

Andreia Turra - Através de sites como o Oncoguia e principalmente em blogs de mulheres que vivenciaram a mesma situação que eu.

Como você conheceu o Oncoguia?
  
Andreia Turra - Através de blogs de outras colegas com CA de mama e pelo Google.
 
Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Andreia Turra - Nunca percam o foco no paciente. Sobretudo no que diz respeito aos direitos do paciente e na ajuda em relação a auto estima no processo de tratamento.
 
Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou? 
 
Andreia Turra - Tenho sorte em ter um plano de saúde que me facilitou a vida no que diz respeito a exames e procedimentos de forma geral. Mas, vejo com grande temor a demora como as coisas andam para os pacientes de CA. A vida não pode esperar. Que as autoridades sejam mais responsáveis em relação ao prazo de cumprimento de cirurgia e tratamento após a descoberta do diagnóstico.
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho