[CÂNCER DE MAMA] Andréia Schossler Lemos

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Andréia Schossler Lemos - Meu nome é Andréia Schossler Lemos, tenho 33 anos, gaúcha, casada com Deonisio Lemos e tenho um filho, o Arthur de 5 anos.

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer de mama?

Andréia Schossler Lemos - No final do ano passado verifiquei que na minha mama havia uma bolinha mais dura, pois sempre me toquei, e se não fosse pelo toque e a ajuda de Deus não teria visto o câncer.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Andréia Schossler Lemos - No dia 11 de janeiro de 2013, quando tive o resultado da biópsia, foi um momento muito dolorido pra mim, como se não houvesse chão na minha vida, sentimento que eu iria morrer e deixar as pessoas que amo.

Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

Andréia Schossler Lemos - Logo após ter recebido o diagnóstico, chorei muito, mas tive que me acalmar, pois teria que contar para meu marido, meu filho, minha mãe e para as pessoas que eu amo. Sabia que seria um choque para eles, mas Jesus nos dá forças nessas horas para sermos fortes.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Andréia Schossler Lemos - Tive vários dias de "luto”, chorava muito, achava que eu iria morrer, mas em nenhum momento eu questionei Deus do "porquê ter acontecido comigo”. Sempre tive certeza que há um propósito maior em minha vida, que Deus não nos dá um fardo maior que não possamos carregar. Na semana seguinte já tinha consulta com a minha mastologista Dra. Angela Parizzoto, ela foi muito clara comigo, e disse como seria o tratamento a partir daquele momento. Foram vários exames até que dia 13 de fevereiro fiz a cirurgia de retirada do tumor (3,5 cm), para minha sorte não tive que fazer esvaziamento axilar, e foi uma cirurgia de sucesso.

Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

Andréia Schossler Lemos - Sim já comecei a fazer as quimioterapias, já estou na 4ª quimioterapia, só faltam + 4 brancas

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

Andréia Schossler Lemos - Posso dizer que para mim foram as reações da quimioterapia vermelha, porque tive efeitos muito fortes no meu organismo.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Andréia Schossler Lemos - Tive enjoos, náuseas e o pior foi quando começou a cair o meu cabelo, na sexta-feira santa após 13 dias da 1ª químio, parecia que de novo meu mundo caiu, pois nunca pensei em ficar careca, chorei um dia todo na companhia de minhas irmãs e meu marido, foi muito doído, até que no final da tarde uma amiga de coração minha cabeleireira raspou meu cabelo, orei muito por este momento que Deus me desse forças pra suportar mais isto, e que ao menos eu gostasse da minha careca. Foi um momento que vou levar para a vida toda, pois meus irmãos estavam comigo e meu marido decidiu raspar o cabelo antes de mim. Ele me acompanha no tratamento e disse que o cabelo dele vai crescer só quando o meu voltar também. Agradeço a Deus por ter ele do meu lado.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com seus médicos?

Andréia Schossler Lemos - Foi e são muito boa, eles são bênçãos em minha vida.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Andréia Schossler Lemos – Dr. Jonara Zambom (ginecologista), Dra. Angela Parizzoto (mastologista), Dr. Hugo Schunemann (oncologista), Dr. Hélio Fernandes (Cirurgião) e enfermeiras. Agradeço a todos pelo carinho que sempre têm comigo.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Andréia Schossler Lemos - Não precisei, pois tenho uma família e muitos amigos que se tornaram psicólogos em minha vida.

Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

Andréia Schossler Lemos - Sim, mas só para ver o que posso comer sem me prejudicar.

Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

Andréia Schossler Lemos - Sim como disse ainda estou em tratamento, faltam 4 químios ainda.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Andréia Schossler Lemos - Tenho uma vida normal, faço tudo o que tenho vontade, dou mais valor à minha família, minha saúde, meus amigos, sou mais eu, gosto de mim muito mais, me olho no espelho todos os dias e digo que ME AMO.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Andréia Schossler Lemos - No momento estou afastada do trabalho, por causa da imunidade baixa, pois trabalho em uma escola de educação infantil, mas não vejo a hora de voltar a trabalhar e continuar minha faculdade de Pedagogia, no qual tive que parar por causa do tratamento.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Andréia Schossler Lemos - Que tenham muita fé, que acredite fielmente nos médicos, que façam tudo o que for necessário para o tratamento, e que acima de tudo se amem muito, pois este é o ponto chave.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Andréia Schossler Lemos - É importante sim, pois tiramos nossas dúvidas.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Andréia Schossler Lemos - Com certeza a informação é fundamental. Minha maior busca por informação foi pela internet, visitei vários sites sobre câncer, revistas e documentários.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Andréia Schossler Lemos - Buscando na internet por site sobre câncer.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Andréia Schossler Lemos - No momento só tenho que agradecer, pelo trabalho, atenção que vocês tem pelos pacientes com câncer, pois é muito importante pra nós este carinho. Obrigado!
Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho