[CÂNCER COLORRETAL] Karen Pacheco

Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

Karen Pacheco - Me chamo Karen Pacheco, tenho 31 anos, casada e tenho 3 filhos (idade 14 anos, 11 anos e um bebê de 8 meses).

Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer colorretal?

Karen Pacheco - Descobri o câncer em setembro de 2012, após o nascimento do meu terceiro filho e, após realizar uma colonoscopia, foi detectado o câncer de colorretal.

Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

Karen Pacheco - A princípio fiquei um pouco assustada, pois temos medo do desconhecido e nunca achamos que pode acontecer com a gente.

Instituto Oncoguia - Qual era a sua maior preocupação neste momento?

Karen Pacheco - Como lidar com toda essa situação nova que iria enfrentar. E pensei muito no meu esposo e nos meus filhos.

Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

Karen Pacheco - Precisei colocar uma bolsa de colostomia, para iniciar o tratamento. Estou na 4° sessão de quimioterapia. Agora precisarei realizar alguns exames, pois ainda não foi retirado o tumor.

Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

Karen Pacheco - Na minha opinião, não existe o tratamento mais difícil e sim como a pessoa vai lidar com ele e com seu psicológico.

Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

Karen Pacheco - Na primeira sessão de quimioterapia sim, fiquei um pouco enjoada, estourou aftas na minha boca e fiquei bastante cansada como se estivesse com uma gripe forte. Mas isso só na primeira sessão. Hoje levo uma vida bastante normal, sem efeitos colaterais e meus cabelos também não caíram.

Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

Karen Pacheco - Foi de muita compreensão, pois tenho uma relação com o médico de amigo, ele tira todas minhas dúvidas e ele me deixou ciente de todas as possibilidades.

Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

Karen Pacheco - Faço tratamento de quimioterapia na clínica Devitta em Sorocaba com a Dra. Claudia, é um local muito agradável, pois todos os funcionários da clínica nos tratam como seres humanos e amigos, deixando que o tratamento fique mais leve para nós.

Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

Karen Pacheco - Até o momento não, pois acho que não estou precisando; encarei de frente meu problema e aceitei minha doença. Sei que tenho que lutar para vencer, pensar positivo e seguir em frente, pois tenho gana pra viver.

Instituto Oncoguia - E se consultou com nutricionista?

Karen Pacheco - Também não, quando tenho dúvidas em relação à alimentação tiro na clinica onde faço quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

Karen Pacheco - Bem, pois sou uma pessoa muito otimista, todos a minha volta não acreditam como consigo viver tão bem com toda essa realidade que estou vivendo. Mas digo a eles que é preciso viver, continuo viva e meus filhos precisam de mim e precisam ver que estou bem para continuar na batalha.

Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

Karen Pacheco - Sou Assistente Administrativa. Atualmente estou afastada do trabalho, mas no futuro pretendo retornar e também fazer algum trabalho voluntário para pacientes com câncer, para poder levar aos que precisam um pouco de alegria e mostrar que é possível viver sim.

Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

Karen Pacheco - FOCO, FORÇA E FÉ! Não perca suas esperanças, não é fácil receber um diagnóstico de câncer, mas é preciso não perder as esperanças e manter seu psicológico com pensamentos positivos, pois é ele que comanda nosso corpo e nos ajuda a lutar para viver.

Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

Karen Pacheco - Muito importante, pois é através de informações que podemos tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre o câncer.

Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

Karen Pacheco - Busquei orientação médica e pesquisas na internet, mas cuidado com a internet! Procurem sites seguros.

Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

Karen Pacheco - Através da Dra. Claudia, médica da clínica em que realizo quimioterapia.

Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

Karen Pacheco - Vocês estão de parabéns! Não tenho nenhuma sugestão, pois vocês já nos deixam esclarecidos com praticamente sobre tudo do câncer, e sempre têm uma nova notícia para nos passar! Fico muito feliz de poder ter encontrado este site.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho