Sinais e sintomas do câncer de pulmão
Na maioria dos casos, o câncer de pulmão não apresenta sintomas até atingir um estágio avançado. Os sinais e sintomas mais comuns incluem:
- Tosse persistente
- Tosse com expectoração mucosa.
- Tosse com expectoração com sangue.
- Dor no peito.
- Rouquidão.
- Perda de apetite.
- Perda de peso inexplicada.
- Falta de ar.
- Fadiga.
- Infecções respiratórias de repetição.
Quando o câncer se dissemina para outros órgãos, pode causar:
- Dor óssea.
- Alterações no sistema nervoso.
- Icterícia (amarelamento da pele e das mucosas).
- Nódulos próximos à superfície da pele.
Alguns tipos de câncer de pulmão podem desencadear um conjunto de sinais e sintomas específicos, conhecidos como síndromes.
Síndrome de Horner
Tumores localizados na parte superior dos pulmões, chamados tumores de Pancoast, podem afetar nervos do olho e da face, resultando na Síndrome de Horner. Os sintomas incluem ptose palpebral (queda da pálpebra), constrição da pupila e redução da transpiração no lado afetado da face. Esses tumores também podem causar dor intensa no ombro.
Síndrome da veia cava superior
A veia cava é a veia que leva o sangue da cabeça e braços de volta ao coração, passando ao lado da parte superior do pulmão direito e dos linfonodos no interior do tórax. Tumores próximos a essa veia podem comprimi-la, causando retorno de sangue para as veias. Causando sintomas como inchaço no rosto, pescoço, braços e parte superior do tórax e dor de cabeça, tontura e alterações na consciência (quando o cérebro é afetado). Essa síndrome pode evoluir gradualmente, mas, em alguns casos, é uma emergência médica e requer tratamento imediato.
Síndromes paraneoplásicas
Alguns tipos de câncer de pulmão podem desencadear problemas em órgãos e tecidos distantes, mesmo sem metástases. Essas condições são chamadas síndromes paraneoplásicas e, muitas vezes, são os primeiros sinais da doença. Elas podem ocorrer em qualquer tipo de câncer de pulmão, mas são mais comuns no câncer de pulmão de pequenas células (CPPC). Exemplos de síndromes paraneoplásicas:
- Síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH). Desequilíbrio na retenção de líquidos e sódio.
- Síndrome de Cushing. Produção excessiva de cortisol, levando a ganho de peso e fraqueza muscular.
- Hipercalcemia. Altos níveis de cálcio no sangue, causando fraqueza e confusão mental.
- Síndromes neurológicas paraneoplásicas. o tumor pode fazer com que o sistema imunológico do corpo ataque erroneamente partes do sistema nervoso e não as células cancerígenas. Alguns exemplos incluem:
- Síndrome de Lambert-Eaton. Nesta condição, o sistema imunológico ataca a junção neuromuscular, onde os nervos se comunicam com os músculos, causando fraqueza muscular, dificuldade para andar, falar e engolir, além de enfraquecimento muscular ao redor dos ombros.
- Degeneração cerebelar paraneoplásica. Esta doença pode ser provocada por muitos tipos de câncer, incluindo o câncer de pulmão de pequenas células. Os anticorpos do sistema imunológico, ao invés de atacarem o tumor, afetam o cerebelo, resultando em perda de equilíbrio, dificuldade nos movimentos dos braços e pernas, problemas para falar e engolir e alterações na visão.
- Encefalite límbica paraneoplásica. O sistema límbico é a parte do cérebro responsável por armazenar memória e controlar as emoções e o comportamento, bem como a pressão arterial e a frequência cardíaca. O tumor nessa área faz com que o sistema imunológico danifique o sistema límbico. Os sintomas incluem perda de memória, alterações de personalidade e humor, problemas de sono e convulsões.
Muitos dos sintomas mencionados podem ser causados por outras condições de saúde. No entanto, é essencial consultar um médico imediatamente para que a causa seja diagnosticada e tratada, caso necessário.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
- Nódulos pulmonares
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão