Nódulos pulmonares
Um nódulo pulmonar, também chamado de massa pulmonar, é uma pequena área anormal detectada, geralmente, durante uma tomografia computadorizada do tórax e/ou abdômen.
O que fazer se você tiver um nódulo pulmonar
Muitas vezes, a tomografia computadorizada do tórax e/ou abdômen é realizada por motivos não relacionados ao rastreamento do câncer de pulmão, como na investigação de sintomas pulmonares. Quando os nódulos pulmonares são encontrados acidentalmente nesses exames, eles são chamados de nódulos pulmonares incidentais.
É importante saber que a maioria dos nódulos pulmonares detectados em tomografias não é cancerígena. Em geral, eles estão associados a infecções antigas, cicatrização de tecidos ou outras condições benignas. No entanto, exames adicionais podem ser necessários para descartar a possibilidade de câncer.
Na maioria das vezes, o procedimento mais comum é repetir a tomografia computadorizada após um intervalo de tempo, que pode variar de alguns meses a um ano, para avaliar se o nódulo apresenta crescimento. Esse intervalo é determinado com base em características do nódulo, como tamanho, formato, localização e composição (sólido ou preenchido por líquido).
Se o novo exame de imagem revelar crescimento ou outras alterações no nódulo, o médico pode solicitar uma tomografia por emissão de pósitrons (PET) para investigar a possibilidade de câncer.
Caso os exames indiquem alterações preocupantes, o médico pode recomendar uma biópsia para confirmar ou descartar a presença de células cancerígenas. Existem diferentes métodos para realizar a biópsia, incluindo:
- Broncoscopia. Uso de um broncoscópio para coletar uma amostra diretamente do nódulo
- Punção com agulha fina. Quando o nódulo está localizado na parte externa do pulmão, uma agulha fina pode ser inserida através da parede torácica, guiada por tomografia computadorizada, para obter uma amostra.
- Cirurgia. Se o nódulo não puder ser alcançado por broncoscopia ou punção, pode ser necessária uma cirurgia para remover o nódulo e parte do tecido pulmonar ao redor. Em alguns casos, porções maiores do pulmão também podem ser retiradas.
Após a biópsia
Após a realização da biópsia, a amostra de tecido coletada na biópsia é enviada para análise em um laboratório de patologia. O patologista examinará o material para determinar se o nódulo é causado por infecção, tecido cicatricial, câncer ou outra condição pulmonar.
Se o diagnóstico for câncer, testes adicionais serão realizados para identificar o tipo específico de câncer de pulmão. Com base nos resultados da biópsia e nos exames complementares, o médico discutirá as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Sinais e sintomas do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão