Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
A prova de função pulmonar é um exame realizado após o diagnóstico de câncer de pulmão para avaliar a capacidade funcional dos pulmões. Esse exame ajuda o médico a decidir se a cirurgia é uma opção viável e a determinar a quantidade de tecido pulmonar que pode ser removida com segurança.
Pacientes com função pulmonar prejudicada, muitas vezes em decorrência de danos causados pelo consumo de tabaco, podem não ter reserva respiratória suficiente para suportar a retirada de parte do pulmão. Assim, a prova de função pulmonar fornece informações essenciais ao cirurgião, permitindo avaliar a possibilidade e os riscos associados à cirurgia.
Tipos de provas de função pulmonar
Existem diferentes tipos de provas de função pulmonar, mas, de forma geral, todos os exames envolvem o paciente inalar e exalar através de um tubo conectado a uma máquina que mede o fluxo de ar.
Em alguns casos, as provas de função pulmonar são complementadas por um exame chamado gasometria arterial. Nesse teste, uma amostra de sangue é coletada de uma artéria, geralmente do pulso, para medir os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
- Nódulos pulmonares
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Sinais e sintomas do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão