Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
O estadiamento descreve aspectos fundamentais do câncer, como a localização do tumor, se a doença se disseminou para outras áreas e se está afetando as funções de órgãos do corpo. Conhecer o estágio do tumor é essencial para definir o tipo de tratamento mais adequado e prever o prognóstico do paciente.
No câncer de pulmão de pequenas células (CPC), o estadiamento é geralmente baseado em uma avaliação clínica, considerando os resultados do exame físico, biópsias, exames de imagem e outros testes diagnósticos.
Estágio limitado versus extenso
Para fins de tratamento, muitos médicos utilizam um sistema simplificado de dois estágios para o CPC: estágio limitado e estágio extenso. Essa classificação auxilia na definição da abordagem terapêutica, permitindo identificar se o paciente pode se beneficiar de tratamentos mais agressivos, como a combinação de quimioterapia e radioterapia (estágio limitado), ou se a quimioterapia combinada com imunoterapia é a melhor opção (estágio extenso).
- Estágio limitado. Significa que o tumor está localizado em apenas um lado do tórax, geralmente restrito a um pulmão e seus linfonodos correspondentes. Ou seja, a doença está confinada a uma área limitada.
- Estágio extenso. Nessa condição a doença já se disseminou para o outro pulmão, linfonodos distantes ou outros órgãos, como cérebro, fígado, ossos, glândulas suprarrenais ou medula óssea. Aproximadamente dois terços dos pacientes com CPC são diagnosticados em estágio extenso.
Sistema de estadiamento TNM
O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de pulmão de pequenas células é o sistema TNM criado pela American Joint Committee on Cancer (AJCC), que utiliza três critérios para avaliar o estágio do câncer:
O sistema TNM, criado pela American Joint Committee on Cancer (AJCC), também é utilizado para estadiar o câncer de pulmão de pequenas células. Esse sistema avalia a doença com base em três critérios:
- T (Tumor). Avalia o tamanho e a extensão do tumor primário.
- N (Linfonodos). Indica se há disseminação do câncer para os linfonodos próximos.
- M (Metástase). Determina se o câncer se espalhou para outras partes do corpo, como cérebro, ossos, glândulas suprarrenais, fígado ou outro pulmão.
Números ou letras adicionados após as categorias T, N e M fornecem informações mais detalhadas. Números mais altos indicam estágios mais avançados da doença. As informações dessas categorias são combinadas em um processo chamado estadiamento geral.
Estágios do câncer de pulmão de pequenas células
- Estágio 0 (Carcinoma in situ), Tumor inicial, localizado e ainda sem invasão.
- Estágios I a IV. Indicam níveis crescentes de avanço da doença. O estágio IV representa o câncer mais avançado, com maior disseminação para órgãos distantes.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Estadiamento do Câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Nódulos pulmonares
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Sinais e sintomas do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão