Tipos de Câncer

Câncer de Pulmão

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Nódulos Pulmonares

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/09/2014 - Data de atualização: 20/04/2020


Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax. O exame pode ser feito por vários motivos, como parte de um rastreamento para o câncer de pulmão ou para verificar os pulmões de uma pessoa, no caso dela estar apresentando algum sintoma específico.

A maioria dos nódulos pulmonares observados nas tomografias não é câncer. Geralmente são resultado de infecções antigas, tecidos cicatriciais ou outras causas. Porém, muitas vezes é necessário realizar mais exames para garantir que um nódulo não seja câncer.

Se você tem um nódulo pulmonar

Na maioria das vezes, o próximo passo é repetir a tomografia computadorizada para verificar se o nódulo continua crescendo ao longo do tempo. O intervalo entre a realização das imagens pode variar de alguns meses a um ano, dependendo da probabilidade do médico suspeitar que o nódulo possa ser um câncer. Isso se baseia no tamanho, forma e localização do nódulo, bem como se ele parece sólido ou cheio de líquido. Se um novo exame de imagem mostrar que o nódulo cresceu, seu médico também poderá solicitar uma tomografia por emissão de pósitrons (PET scan) para determinar se é câncer.

Se exames posteriores mostrarem que o nódulo cresceu ou tem outras alterações que chamem a atenção, o médico solicitará uma biópsia para verificar a presença de células cancerígenas na amostra, o que pode ser feito de diferentes maneiras:

  • Com auxílio de um broncoscópio para coletar uma amostra do nódulo.
  • Se o nódulo se encontrar na parte externa do pulmão, o médico realizará uma punção com uma agulha fina através da pele da parede torácica, guiada por uma tomografia computadorizada, para obter uma amostra do nódulo.
  • Se o nódulo não puder ser alcançado com uma agulha ou um broncoscópio, poderá ser realizada uma cirurgia para remover o nódulo e algum tecido pulmonar circundante. Às vezes, partes maiores do pulmão também podem ser retiradas.

Após a biópsia

Após a realização da biópsia, a amostra de tecido é enviada para um laboratório de patologia para análise. O patologista estudará a amostra definindo se é uma infecção, tecido cicatricial, câncer ou outros problemas pulmonares. Se o câncer for diagnosticado serão realizados testes especiais para identificar o tipo de câncer de pulmão. Dependendo do laudo da biópsia, seu médico decidirá os próximos passos sobre seu tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive