Uma em quatro mulheres com câncer de pulmão nunca fumou; qual a explicação?

Quando uma mulher se preocupa em prevenir ou em fazer o rastreamento precoce de tumores, ela certamente pensa em mama, ovários, útero... Mas "basta ter pulmões para ter câncer de pulmão" — a frase não é minha, mas do oncologista paraibano Vladmir Cordeiro, presidente do GBOT (Grupo de Oncologia Torácica) e médico do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.
E, diga-se, até 25% das mulheres com a doença nunca colocaram um único cigarro na boca— nem cachimbo, charuto, narguilé, vape, nada com tabaco. Em homens, não é bem assim: só 1 em cada dez pacientes masculinos nunca fumou.
O câncer de pulmão em não tabagistas tende a aparecer mais cedo, por volta dos 50 anos, ao contrário dos tumores relacionados ao cigarro, que em geral surgem só depois dos 60. E, tanto em homens quanto em mulheres, sua proporção aumenta ao longo dos últimos anos, porque — ainda bem! — as pessoas andam fumando menos.
Só que, mesmo quando a gente olha para o número absoluto de casos, ele também cresce. Sinal de fumaça... Ou, melhor, de poluição. Ou, quem sabe, de radônio vindo da solo — já ouvir falar?
A principal pergunta é: por que a diferença entre homens e mulheres? "Há vários grupos de pesquisa no mundo investigando a razão", conta o doutor, que falou sobre algumas hipóteses na última sexta, durante o evento Mulheres em AntecipAÇÃO, em São Paulo, organizado por diversas entidades ligadas ao câncer, como a SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), o EVA (Grupo Brasileiros de Tumores Ginecológicos) e o próprio GBOT.
Se há casos de tumor pulmonar na família da mãe...
Olhando bem de perto, os cientistas começam a entender que os tumores de pulmão nas mulheres têm características ligeiramente diferentes e não descartam, inclusive, que possam ser influenciados pelos hormônios femininos. O que se nota é que o fator genético é importante.
Há sinais claros disso. "Quando você vê casos de câncer de pulmão na linhagem materna, sabe que o risco de os filhos desenvolverem essa doença é maior do que quando a doença ocorreu no lado paterno", diz o doutor Cordeiro, mostrando um deles.
A forte contribuição dos fatores hereditários nas mulheres poderia estar por trás de uma maior sensibilidade dos pulmões a toda sorte de substâncias carcinogênicas.
Isso valeria até para o cigarro: "As mulheres expostas ao tabaco também correm um risco um pouco maior de desenvolverem tumores pulmonares do que homens fumantes", compara o médico.
A ameaça da poluição
"Tudo leva a crer que os poluentes na atmosfera sejam o fator mais importante por trás do câncer de pulmão em não fumantes", diz o oncologista. "E, como a qualidade do ar vem piorando, isso justificaria o aumento na incidência desses tumores."
Os principais acusados são os materiais particulados em suspensão. "São partículas de poluentes de até 2,5 milésimos de milímetro que, chegando nos pulmões, desencadeiam uma reação inflamatória", descreve o doutor Cordeiro. "Em células pulmonares que, por azar, já apresentem mutações ligadas a uma tendência ao câncer, essa inflamação pode levar a um estado mais imaturo, semelhante ao das células-tronco, que são capazes de se transformar em qualquer coisa."
E no caso, infelizmente, elas têm facilidade para se transformar exemplares cancerosos. Lembrando: os pulmões femininos podem ser mais sensíveis a tanta sujeira no ar.
O radônio que vem do solo
"Trata-se de um gás radioativo que, no Brasil, ainda é pouco comentando", lamenta o médico. "Em algumas regiões você irá encontrá-lo mais, como parece acontecer em algumas áreas de Minas Gerais e da Bahia, por exemplo. Mas faltam dados, já que não nunca foi feito um mapeamento completo do radônio no país."
Insípido e inodoro, esse gás é gerado espontaneamente pelo decaimento, isto é, pelo rompimento de átomos de metais radioativos, como o urânio. Hoje não há dúvida: emanado do chão, eventualmente passando até mesmo por barreiras de asfalto e concreto, ele é um enorme causador de câncer de pulmão.
"Por causa disso, nos Estados Unidos, para uma casa ser construída é preciso fazer uma quantificação do radônio liberado pelo solo", exemplifica o doutor Cordeiro. "Se a emação é alta, é feita uma proteção especial para diminui-la até níveis mais seguros. Afinal, o maior problema não é ser exposto ao radônio de vez em quando, mas viver por anos a fio em um lugar onde ele é aspirado."
Outros fatores de risco
Uma vez que as mulheres são mais sensíveis, é bom que elas saibam: cerca de 10 a 15% dos casos de câncer de pulmão têm a ver com a exposição ocupacional a substâncias que irritam as células pulmonares, como o amianto, o arsênico, a sílica e a fumaça dos fogões a lenha, que é cheia de material particulado.
"Na verdade, tudo o que causa inflamação nos pulmões aumenta a ameaça de câncer", informa o doutor Cordeiro. E aqui entram na lista a artrite reumatoide, que é mais frequente em mulheres, e a asma, cuja prevalência é 39% maior no sexo feminino em relação ao masculino.
Dieta pobre em frutas e vegetais coloridos, cujos antioxidantes afastam o perigo de cânceres de modo geral, também é algo para não ser esquecido, sendo uma das explicações por que os tumores de pulmão são mais prevalentes em homens e mulheres com menor poder aquisitivo.
Aliás, uma diferença a mais entre os sexos: o risco de câncer de pulmão de qualquer tipo é mais elevado entre homens negros. Mas, nas mulheres, ele é igual para brancas e negras. Nenhuma está mais a salvo.
Por que não se faz rastreamento em todas
Hoje, a recomendação de rastreamento é apenas para pessoas com altíssimo risco de terem um câncer de pulmão. Quem? Gente entre 50 e 80 anos que fume ou que tenha parado de fumar há menos de quinze anos, com uma carga tabágica que, aqui no Brasil, foi estipulada como maior que 20 anos/maço — ou seja, a criatura deve ter tragado no mínimo 1 maço diariamente por duas décadas.
Para essa população específica, é recomendada uma tomografia com baixa dose de radiação "Mas, se possível, cada caso deve ser discutido com o médico", pensa o doutor Cordeiro. "Uma mulher com parentes que tiveram câncer de pulmão na família, principalmente do lado materno, ou que é portadora de artrite reumatoide deveria conversar sobre a possibilidade de fazer essa tomografia."
Mas, veja, ela é cogitada quando o risco individual é elevado. Não valeria a pena fazer esse exame a torto e a direito. "Um quarto da população mundial tem nódulos pulmonares benignos e você não vai sair enfiando uma agulha em toda essa gente", justifica o oncologista. "Em pulmão, esse tipo de biópsia oferece algum risco de complicações, como de perfurar o órgão e de sangramentos. Daí que não fazemos o procedimento à toa."
Bom avisar que aquela chapa de raio-X lindona não garante que está tudo bem. Quando algo de errado aparece na radiografia, é sinal de que o tumor já avançou. Por falar nisso...
No que ficar de olho
Se não dá para fazer rastreamento, salvo em casos especiais, o jeito é as mulheres (e os homens também!) ficarem espertos. O principal sintoma de encrenca é, longe, a tosse persistente por mais de um mês ou, no caso de fumantes, que já viviam pigarreando, que piorou do nada. Se sair sangue, aí mesmo é que a pessoa deverá correr ao médico.
Perdas de peso não justificadas também devem chamar a atenção, bem como gânglios no pescoço, falta de ar, inchaços no rosto e dor torácica ao puxar o ar. Se a voz ficou feito taquara rachada sem motivo aparente, como um resfriado prévio, idem.
"Claro que isso não é o ideal porque, se há sintomas, o volume de tumor já é relativamente grande", observa o doutor Cordeiro. A esperança é que existem muitas pesquisas tentando detectar, na circulação, o DNA de um tumor de pulmão recém-nascido. Quando algo assim surgir, será possível descobrir a doença por um exame de sangue simples. Até lá, só está ao nosso alcance não ignorar o perigo, mesmo sem nunca ter dado uma tragada.
Fonte: UOL Viva Bem
- Brasil registra 39 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano
- Poluição do ar contribui para câncer de pulmão mesmo em quem nunca fumou
- Por que os casos de câncer aumentam entre os mais jovens
- Câncer de rim: uma doença silenciosa que reforça a importância dos exames de rotina
- Câncer de mama: mulheres com pouca massa muscular têm pior prognóstico
- Estudo revela ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço
- Terapia experimental melhora sobrevida e sintomas do câncer de ovário resistente à quimioterapia
- Novo remédio desafia tumores considerados intratáveis
- Uma em cada 3 mulheres com câncer de mama tem menos de 50 anos
- Câncer de mama: uma em cada três pacientes tem menos de 50 anos
- Centro de Oncologia Campinas realiza exames para diagnóstico de câncer de pele gratuitos; veja como participar
- Como a alimentação pode reduzir o risco de Câncer em Jovens
- Enfrentamento do câncer de mama requer mudanças urgentes nas políticas públicas
- Método associa bactérias e luz no combate ao câncer de pele
- A droga inovadora que trouxe primeiro avanço em tratamento contra câncer agressivo em 20 anos
- Nova pesquisa revela descobertas sobre tratamento do câncer colorretal
- A relação entre bactéria comum na boca e o câncer de cabeça e pescoço, segundo estudo
- Saúde prepara diretriz inédita para rastrear câncer colorretal
- Homens e mulheres têm câncer de pele em diferentes partes do corpo; veja quais
- ASCO lança IA com Google e antecipa destaques de 2025 sobre câncer de mama, pulmão e GLP-1
- Revolution Medicines inicia ensaio de fase 3 para medicamento contra câncer de pulmão
- Teste molecular: SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de colo de útero
- Como dieta low-carb pode abrir espaço para precursor de câncer colorretal
- Como as células cancerígenas viajam pelo corpo humano
- Cientistas apontam fator determinante para câncer de pulmão que não possui relação com cigarro
- Saiba como é o tratamento pelo SUS do câncer que afeta Preta Gil
- Câncer em adultos jovens: um problema que exige atenção
- Câncer de pulmão não é apenas um tumor. Entenda o que está mudando
- Modificação torna ainda mais potente imunoterapia usada contra câncer no sangue
- Desafios da população LGBTQIA+ na prevenção e tratamento do câncer
- Val Kilmer enfrentou câncer na garganta; entenda a doença e seu tratamento
- Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico
- Avanço promissor no tratamento de câncer – Saiba mais sobre
- Câncer do colo do útero: onde avançamos e o que ainda precisamos fazer?
- Carreta do Hospital do Amor oferece exames gratuitos de mamografia em Jales
- Cantor Netinho anuncia diagnóstico de câncer no sistema linfático
- Ansiedade causa câncer? Entenda a relação entre emoções e doenças oncológicas
- AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer
- Poluição leva ao crescimento do câncer de pulmão no mundo, revela pesquisa
- Governo prioriza prevenção do câncer, mas entidades apontam falhas no atendimento às mulheres
- Médica alerta para risco do câncer de ovário e fala sobre cuidados
- A maneira mais simples de reduzir o risco de Câncer de Mama agora
- Entre a fila do SUS e a vida: prazo para cirurgia mantém patamar recorde pós-pandemia, e espera pode durar até 634 dias em média
- 3 Hábitos importantes para quem luta contra o Câncer
- INCA divulga pesquisa inédita sobre o panorama do câncer de cabeça e pescoço no Brasil
- Vacina contra Covid reduz risco cardiovascular em pacientes com câncer, diz pesquisa
- Corrida pela vacina da Covid-19 avançou tratamento de doenças como o câncer
- Pacientes com câncer podem ter isenção de IPI na compra de carros novos
- Câncer colorretal: sintomas, fatores de risco e opções de tratamento
- Exercício diminui risco de morte em pessoas com câncer
- Confira quais são os tipos de cânceres que mais ameaçam a saúde feminina
- Estudo revela possível estratégia para combater câncer cerebral agressivo
- Projeto isenta de IPI carro comprado por quem tem câncer
- Casos de câncer de mama devem disparar
- Cooperação entre células cancerígenas pode levar a crescimento rápido de tumor, sugere pesquisa
- Câncer de colo do útero: com 7 mil mortes evitáveis, Brasil se atrasa para cumprir meta da OMS
- Maioria das brasileiras não sabe como prevenir o câncer de intestino, o segundo mais comum entre as mulheres
- Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado (inclusive com vacina)
- 7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos
- O papel da quimioterapia e da imunoterapia no tratamento do câncer de bexiga
- Câmara aprova projeto que prioriza pessoas com câncer na marcação de consultas e exames
- Casos de câncer de mama devem subir 38% e mortes 68% até 2050
- Maior parte dos novos casos de câncer em 2025 deve acometer mulheres
- Vacina do HPV zerou casos de câncer de colo de útero na Escócia, mostra estudo
- Mastectomia preventiva reduz risco de câncer de mama, mas não elimina chances da doença, diz especialista. Entenda
- Exames de prevenção do câncer do intestino têm de começar aos 45 anos
- Por que casos de câncer em jovens adultos estão aumentando?
- Conscientização sobre câncer de próstata pode chegar a estádios, bares e academias
- Paciente tem remissão de câncer por 18 anos com terapia CAR-T
- Comissão debate oferta de terapia nutricional para pacientes com câncer
- Entenda como o consumo de ultraprocessados pode aumentar risco de câncer
- Por que os casos de câncer de pulmão em não fumantes estão aumentando?
- Retorno ao trabalho após tratamento do câncer: desafios, adaptações e direitos
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol
- Compras centralizadas na oncologia devem crescer, diz secretário do Ministério da Saúde
- ANS abre consulta pública sobre cobertura de medicamento para câncer
- Ministério da Saúde publica regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Oncologistas defendem não usar palavra câncer para certos tipos da doença em fase inicial
- O que a sua cintura pode dizer sobre o risco de câncer
- No Brasil, crianças indígenas morrem mais de câncer do que brancas, negras e amarelas
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Comissão debate a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
- Novo teste melhora a previsão de sobrevida do câncer de pulmão em estágio inicial
- Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
- Vencer o câncer e seus tabus é um desafio para a sociedade brasileira
- Em 1 década, câncer de pênis levou a quase 600 amputações anuais no Brasil
- Alimentação pode ajudar pacientes a lidar com efeitos do tratamento de câncer; veja dicas
- Personalização no combate ao câncer de pulmão: o papel dos biomarcadores
- Os tratamentos ultrarrápidos contra o câncer que podem substituir a radioterapia no futuro
- Baseado em fatos “Câncer com Ascendente em Virgem” ganha trailer oficial
- Preta Gil passa a usar bolsa de colostomia definitiva em meio a tratamento contra câncer: Um desafio muito maior
- Câncer de cabeça e pescoço tem maioria de casos avançados no país
- Oncologistas franceses alertam para alta de casos de câncer em jovens adultos: é uma corrida contra o tempo
- Nova abordagem terapêutica poderia impedir metástase do câncer no cérebro
- Consulta da ANS sobre câncer oportuniza revisão de políticas de saúde
- Câncer com Ascendente em Virgem: filme com Suzana Pires e Marieta Severo ganha trailer e data de estreia
- Técnica de congelamento do câncer na mama mostra 100% de eficácia em estudo brasileiro
- INCA defende criação de política nacional para ampliar acesso à atividade física no SUS e fortalecer combate ao câncer
- Taxas de câncer de mama aumentam entre mulheres mais jovens