O Oncoguia investigou as barreiras e os desafios enfrentados pelos pacientes com Tumores Neuroendócrinos e revelou aspectos importantes sobre a jornada de tratamento de quem enfrenta esse quadro.
A pesquisa, que contou com a participação de adultos de 37 a 62 anos e moradores da região Sudeste. Nela, apresentamos o impacto da doença no trabalho e renda dos pacientes e de suas redes de apoio, que costumam ser as famílias.
Os pacientes entrevistados nunca tinham ouvido falar desse tipo de câncer e buscaram informações adicionais na internet. Os sinais e sintomas mais frequentes, como diarreia, dor, fezes com sangue e cólicas dificultaram o diagnóstico e, muitas vezes, para confirmar a doença, alguns precisaram até mesmo mudar de cidade!
Caminhos para o tratamento
A diferença entre protocolos e fluxos entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as operadoras de planos de saúde também gerou barreiras para a compreensão dos pacientes. Além disso, muitas dúvidas sobre os rumos do tratamento e a necessidade de judicialização são desafios enfrentados.
Confira o fluxo que elaboramos com o resumo da pesquisa. Nele, você consegue enxergar de maneira visual as intempéries durante a jornada do paciente com TNE.
Confira aqui o fluxo que elaboramos com o resumo da pesquisa. Nele, você consegue enxergar de maneira visual as intempéries durante a jornada do paciente com TNE.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.