Essa terça-feira, dia 28/09, a equipe de advocacy do Oncoguia se reuniu com a diretora do departamento de atenção especializada e temática do Ministério da Saúde (DAET/MS), Maíra Botelho, e sua equipe. O departamento é responsável pela definição de diretrizes e acompanhamento da execução da política oncológica em todo o país.
Na reunião, conversamos sobre a dor oncológica e a importância de ter diretrizes sobre o assunto. Trouxemos a realidade de diversas regiões do país nas quais a dor do paciente com câncer acaba não sendo endereçada como deveria, muitas vezes por desconhecimento da equipe de profissionais de saúde ou falta de abertura para o paciente trazer o assunto. Os representantes do Ministério explicaram que já existem diretrizes sobre o cuidado integral ao paciente com câncer, o que passa pelo controle e manejo da dor.
Enfatizamos que ainda é pouco discutido na ponta o manejo da dor do paciente com câncer, o que pode ser endereçado trazendo diretrizes direcionadas e que tratam da dor oncológica de forma mais direta. Com isso, a diretora Maíra Botelho afirmou que o departamento pode elaborar uma nota técnica para melhor apoiar as secretarias de saúde na implementação de ações para controle da dor.
Também discutimos sobre a retomada da oncologia, principalmente através da implementação da Portaria 3.712/2020, que destinou recursos de incentivo para ações de diagnóstico precoce e prevenção de câncer de colo de útero e mama. Segundo a equipe do Ministério, os recursos já foram repassados a todos os estados, que agora devem enviar essa verba para os municípios e implementar as ações previstas em seus planos.
Seguimos acompanhando a situação e trabalhando junto às autoridades para que essas ações se tornem realidade!
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.