Começamos o outubro rosa com muita conversa e troca, mas também com muita participação social! Nesta quarta-feira, dia 29/09, foi encerrada a consulta pública nº 77 da Conitec, sobre a incorporação dos medicamentos inibidores de ciclina (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe) para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático. E claro, o Oncoguia participou ativamente da consulta com uma contribuição muito especial, que gostaríamos de dividir aqui com todos que nos acompanham.
Durante o período que a consulta ficou aberta (entre 10 e 20/09), fizemos rodas de conversa com pacientes de câncer de mama metastático para apoiá-las na elaboração das suas contribuições, onde conversamos sobre como foi ou está sendo a experiência de cada uma com os medicamentos. Além disso, elaboramos um questionário para ajudá-las na preparação de suas contribuições, apontando para pontos importantes que devem ser mencionados, como a forma que lidou com os efeitos adversos, comparativo da qualidade de vida antes e depois do tratamento, entre outros.
Com o engajamento de 15 pacientes com câncer de mama metastático nesse questionário, utilizamos as respostas para elaborar a contribuição do Oncoguia, somadas à experiência do nosso time, para trazer uma visão ampla sobre os medicamentos em questão. O resultado foi uma contribuição construída a várias mãos, com a experiência real de pacientes e depoimentos sobre a doença e o que esses medicamentos representam na vida de tantas mulheres.
Além da contribuição na visão do paciente, também enviamos contribuição técnico-científica elaborada pelo nosso comitê científico, na qual expomos de forma técnica o porquê de acreditarmos que os inibidores de ciclina devem fazer parte do SUS. As duas contribuições podem ser acessadas na íntegra aqui:
Gostaríamos de agradecer a cada uma que contribuiu com o Oncoguia nesse momento tão importante, mas também a todos que participaram desta consulta pública. A importância desses medicamentos para pacientes com câncer de mama refletiu no engajamento e alto número de contribuições recebidas: foram 410 contribuições técnicas e 1.597 de experiência, totalizando 2.007 contribuições!
Esperamos que todos esses insumos e esse resultado super positivo consiga mostrar para a Conitec a importância desses medicamentos na vida das pacientes. Agora, aguardamos a análise dessas contribuições pela Conitec, que irá publicar sua recomendação final.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.