O Instituto Oncoguia participará nesta terça-feira (18) de audiência pública que discutirá o sistema regulatório da pesquisa clínica no país, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS).
O tema, de fundamental importância aos pacientes oncológicos, será discutido por Senadores integrantes da CAS e por representantes de associações médicas, farmacêuticas, prestadores, e governo.
Foram convidados para a audiência a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; o Diretor-Presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano; o Presidente da Interfarma, (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) Antônio Brito; o Presidente da AMB, (Associação Médica Brasileira) Florentino Cardoso; o coordenador da CONEP-MS, (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), Jorge Venâncio e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Gadelha.
Completam a lista de convidados o diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos (SP), Henrique Prata; o especialista em Oncologia Clínica Fábio Franke e o jornalista David Coimbra, do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS).
A pesquisa clínica no Brasil tem sido amplamente discutida, no entanto, inúmeras lacunas no sistema de regulação colocam o país em situação de desvantagem, impedindo que centenas de pesquisas sejam realizadas no território nacional.
Saiba mais sobre o assunto
aqui.
O Instituto Oncoguia manterá você informado sobre as discussões. Confira!