[MATÉRIA] Atividade Física durante o Tratamento do Câncer : Será que Eu Posso?

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

Nos dias de hoje, é comum ouvirmos falar sobre os benefícios da atividade física mesmo para pacientes que estão em tratamento oncológico. Mas afinal, que tipo de exercícios são recomendáveis? Devemos fazer todos os dias? Com que intensidade? De acordo com a fisioterapeuta do hospital Pérola Byington, Dra Ângela Marx, a atividade física pode ser realizada por todos os pacientes desde que seja indicada pelo médico oncologista e assistida por um especialista em fisioterapia oncológica.

"Antes de prescrever qualquer atividade física, é indicado que o paciente passe por uma avaliação médica para sabermos quais os limites físicos e imunológicos desse paciente. Apenas após essa avaliação, o médico oncologista juntamente com o fisioterapeuta poderá indicar que exercícios o paciente pode ou não fazer. Com que intensidade o paciente deve fazer. Que tipo de exercício é o mais adequado para o tratamento” enfatiza a fisioterapeuta.

A atividade física é sempre indicada, pois tem como principal objetivo promover uma maior qualidade de vida aos pacientes, reduzindo os efeitos colaterais do tratamento ou até mesmo diminuindo os sintomas da doença. "Os exercícios físicos ajudam o paciente a recuperar seus movimentos e diminuir sintomas de dor e desconforto, além de combate a fadiga muscular e a perda de massa óssea” acrescenta a fisioterapeuta.

À primeira vista, falar sobre exercícios físicos durante o tratamento oncológico pode parecer uma tarefa impossível, ainda mais se levarmos em conta todo o desgaste físico e emocional que o tratamento provoca. No entanto, vale destacar que por liberar endorfina (substância química que provoca a sensação de bem-estar), a atividade física reduz sintomas de cansaço e também aumenta o humor, elevando a auto-estima do paciente.

Durante essa fase do tratamento, é muito importante que o paciente respeite os seus novos limites e que apenas realize alguma atividade física, caso esteja se sentindo confortável e disposto. Independentemente do tipo de exercício, é importante que ele seja adequado e adaptado para a condição física do paciente. Vale lembrar que somente sobre orientação do médico o paciente saberá que tipo de exercício ele poderá realizar.

Você já se alongou hoje?

Algumas atividades de baixo impacto podem lhe ajudar a ativar o seu corpo e a sua circulação. Que tal começar o seu dia se alongando?

  • Movimente a cabeça para frente e para trás lentamente, como se fosse olhar algo no teto e depois no chão.
  • Entrelace os dedos e estique os braços para frente esticando os cotovelos, como se fosse espreguiçar. Repita este movimento, porém elevando agora os braços acima da cabeça.
  • Incline a cabeça para um lado e repita para o lado oposto.
  • Vire a cabeça para o lado direito e volte para o centro, repita para o lado esquerdo também.
  • Na posição deitado, alongue todo o corpo levando os braços para cima da cabeça como se estivesse espreguiçando. E de barriga para cima, dobre o joelho direito trazendo a perna junto ao corpo agora repita o mesmo movimento com a perna esquerda.

Importante - Mantenha cada uma destas posições por 10 segundos antes de voltar à posição inicial.







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive