[ENTREVISTA] Tininha - Um grande exemplo de trabalho voluntário

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015

Conheça Ermantina Ramos, a Tininha, Diretora da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo e da UNACCAM, Presidente do Voluntariado da Psico-Oncologia e Vice Presidente da FEMAMA.

Instituto Oncoguia - Porque ser voluntária?

Tininha - A minha mãe, aos 31 anos, faleceu de câncer de mama. Na época eu tinha apenas 14 anos. Desde então me dedico a ações voluntárias para a conscientização da população sobre o câncer de mama. Meu principal objetivo é acabar com essa doença que atinge cada vez mais mulheres. Ainda não alcancei todo meu objetivo, mas já consegui bastante coisa. São 50 anos destinados a essa causa.

Instituto Oncoguia - O que significa ser voluntária para a senhora?

Tininha - Doação e, acima de tudo amor. Recebemos muito amor em troca e isso estimula cada vez mais o trabalho das voluntárias. Quando chegamos para conversar com mulheres que receberam o diagnóstico do câncer de mama notamos que elas ficam mais calmas e felizes por estar conversando, desabafando, enfim, ganhando uma atenção especial para os problemas delas. É uma conversa de mulher para mulher. A cura do câncer depende basicamente do bom tratamento e de bons médicos, mas uma simples conversa com uma voluntária trás um pouco (ou muito) de disposição e esperança a essas mulheres.

Instituto Oncoguia - Quanto tempo a senhora dedica do seu dia a ações de voluntárias?

Tininha - As minhas horas de lazer são totalmente dedicadas especialmente a essas ações, de cuidar, conversar e capacitar outras voluntárias por meio da informação e conhecimento sobre o assunto. Nunca recebi nada em troca, apenas a satisfação de estar ajudando.

Instituto Oncoguia - De que forma a senhora cuida da sua própria saúde?

Tininha - Indo frequentemente ao médico, fazendo exames anuais.Me cuido da mesma forma que eu ensino as mulheres. É muito importante dizer que mesmo fazendo parte do grupo de risco ( de mulheres com histórico na família), eu estou bem e saudável.

Instituto Oncoguia - Que dicas e orientações a senhora poderia dar às pessoas que desejam ser voluntárias?

Tininha - Capacitem-se e estudem. O paciente que está em tratamento de câncer não pode ouvir bobagem, pois é uma fase em que ele está muito sensível. Procurem informa-se de lugares que oferecem capacitação de voluntários para trabalharem junto às pacientes de câncer de mama.

Leiam e se informem também sobre o tratamento e sobre a importância da detecção precoce.

A UNACAAM realiza inúmeros cursos de capacitação de voluntários. Para mais informações sobre cursos de capacitação independentemente de sua cidade, entre em contato com a UNACAAM pelo site ou pelo telefone (11) 7255.6363

Para 2010 o primeiro Curso de Capacitação de Voluntárias irá acontecer na Assembleia Legislativa da Cidade de São Paulo, na primeira segunda-feira de março. As vagas são limitadas.






Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2023 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive