Foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 08/12 o Projeto de Lei 5559/2016, que cria o Estatuto dos Direitos dos Pacientes.
O projeto reúne direitos de pacientes de todas as patologias, como um guia básico para assegurar uma cultura de respeito a todos os pacientes em nosso país. O PL define como direito dos pacientes a autonomia em seu tratamento, a confidencialidade, a qualidade e segurança dos serviços de saúde, direito ao acompanhante, o direito à informação, os cuidados paliativos, o engajamento do paciente em seu tratamento, entre outros.
O PL assegura que qualquer violação aos direitos dos pacientes caracteriza-se como situação contrária aos direitos humanos, disposto na Lei nº 12.986, de 2 de junho de 2014. Com esse dispositivo, o projeto assegura que possa acontecer intervenção do Poder Público para garantir que os direitos dos pacientes sejam cumpridos.
Agora, o Projeto de Lei segue para votação no Senado.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.