ANS responde Oncoguia sobre cobertura de PET-CT para TNEs

Ver conteúdo relacionado
  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 14/12/2021 - Data de atualização: 14/12/2021

Ao longo dos últimos meses, o Oncoguia recebeu relatos de pacientes e profissionais de saúde sobre dificuldades de acesso na Saúde Suplementar ao exame de Pet Scan com utilização de Dotatato Gálio 68. Esse exame é muito importante, dentre outras coisas, para a avaliação da extensão e estadiamento de tumores neuroendócrinos. 

Diante desta informação, enviamos questionamento através da Lei de Acesso à Informação (LAI) à ANS sobre os critérios de cobertura desse exame. Em nossa pergunta, reunimos os pontos argumentados pelos planos de saúde nas negativas de cobertura que foram compartilhadas com a gente por pacientes e médicos, para que a Agência pudesse indicar se são válidos ou não. 

Na resposta enviada pela ANS ficou clara a obrigação dos planos de saúde em cobrir o exame, quando observados os critérios da Diretriz de Utilização (DUT nº 60, item 60.9) e observada a modalidade de plano contratada. 

Em resposta, a ANS informou que:

  • Consta no rol de coberturas obrigatórias o procedimento PET-CT ONCOLÓGICO para pacientes portadores de Tumores Neuroendócrinos com planos de segmentação ambulatorial e referência, quando atendidos os critérios da Diretriz de Utilização (DUT) nº 60, que são: a. localização do tumor primário b. detecção de metástases c. detecção de doença residual, recorrente ou progressiva, d. determinação da presença de receptores da somatostatina.
  • Este procedimento se relaciona ao item 60.9, da DUT da ANS. O gálio 68 (um radioisótopo) está ligado aos peptídeos análogos (DOTATATE, DOTANOC e DOTATATOC) à somatostatina (um peptídeo neuroendócrino), daí a sua utilização para "Tumores Neuroendócrinos que potencialmente expressem receptores de somatostatina", conforme DUT 60, item 9 do procedimento PET-CT ONCOLÓGICO. 
  • Vale lembrar que também é assegurada a cobertura para taxas, materiais, contrastes, medicamentos, e demais insumos indicados em bula necessários para a realização do procedimento. 

Confira a contribuição na íntegra aqui. 

Você está enfrentando dificuldades no acesso a este exame? Converse com seu médico e peça a ele um relatório que justifique o enquadramento de seu caso nas diretrizes de utilização do procedimento.

Caso ainda assim o plano negue o procedimento, orientamos que entre em contato com a ANS por meio do telefone 0800 701 9656, e faça uma reclamação formal. A operadora de saúde será notificada e terá o prazo de 5 dias para a resolução da demanda.

Precisa de mais informações? Conte conosco por meio de nosso canal de atendimento 0800 773 1666.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
 







Folhetos Diferentes materiais educativos para download

A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Ver versão completa do site. Desenvolvido por Lookmysite Interactive