Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Astellas UICC Libbs GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

SP terá rastreamento de câncer colorretal

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 03/12/2021 - Data de atualização: 03/12/2021


Foi aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo nesta quarta-feira (01/12) o Projeto de Lei (PL 1286/19) que dispõe sobre a realização do teste imuno-histoquímico para pesquisa de sangue oculto (FIT) na rede pública de saúde do estado, para prevenção do câncer colorretal.

O projeto dá diretrizes para a realização do teste, como a realização de mutirões e rastreamento em pacientes com idade igual ou superior a 50 anos. Em casos de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para realizar colonoscopia. O projeto também prevê a realização de ações educativas sobre o câncer colorretal.

Para o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL-SP), relator do PL, o projeto amplia o direito à saúde e a realização deste exame auxilia no diagnóstico precoce de casos, aumentando a chance de cura e diminuindo os custos de tratar casos avançados no Sistema Único de Saúde.

Consideramos o PL é de suma importância, pois promove o diagnóstico precoce do câncer colorretal, que tem 20,6 mil mortes por ano no Brasil, segundo dados do Inca. 

O projeto agora será enviado para o Governador de São Paulo, que deve publicar a sanção da lei em 15 dias.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive