Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Sanofi Grunenthal Daiichi Sankyo


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Oncoguia se reúne com Ministério da Saúde para discutir sobre dor oncológica e retomada da oncologia

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 30/09/2021 - Data de atualização: 30/09/2021


Essa terça-feira, dia 28/09, a equipe de advocacy do Oncoguia se reuniu com a diretora do departamento de atenção especializada e temática do Ministério da Saúde (DAET/MS), Maíra Botelho, e sua equipe. O departamento é responsável pela definição de diretrizes e acompanhamento da execução da política oncológica em todo o país. 

Na reunião, conversamos sobre a dor oncológica e a importância de ter diretrizes sobre o assunto. Trouxemos a realidade de diversas regiões do país nas quais a dor do paciente com câncer acaba não sendo endereçada como deveria, muitas vezes por desconhecimento da equipe de profissionais de saúde ou falta de abertura para o paciente trazer o assunto. Os representantes do Ministério explicaram que já existem diretrizes sobre o cuidado integral ao paciente com câncer, o que passa pelo controle e manejo da dor. 

Enfatizamos que ainda é pouco discutido na ponta o manejo da dor do paciente com câncer, o que pode ser endereçado trazendo diretrizes direcionadas e que tratam da dor oncológica de forma mais direta. Com isso, a diretora Maíra Botelho afirmou que o departamento pode elaborar uma nota técnica para melhor apoiar as secretarias de saúde na implementação de ações para controle da dor. 

Também discutimos sobre a retomada da oncologia, principalmente através da implementação da Portaria 3.712/2020, que destinou recursos de incentivo para ações de diagnóstico precoce e prevenção de câncer de colo de útero e mama. Segundo a equipe do Ministério, os recursos já foram repassados a todos os estados, que agora devem enviar essa verba para os municípios e implementar as ações previstas em seus planos. 

Seguimos acompanhando a situação e trabalhando junto às autoridades para que essas ações se tornem realidade!

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2021 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive