top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[NOTA] Registro Único do Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


Os registros em saúde no Brasil são ainda feitos de forma muito inconsistente. Por essa razão é muito difícil tomar como certeiros os dados epidemiológicos de quaisquer doenças, incluindo o câncer.

Para quase todas as neoplasias, números oficiais relacionados a rastreamento e incidência são geralmente subestimados e a comunidade científica em muitos casos ampara-se em dados da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (Globocan-OMS), em detrimento daqueles apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer.

A coordenadora geral do DAET/SAS (Ministério da Saúde), Patrícia Sampaio Chueiri, contou aos participantes do Fórum que o MS está em início de processo de revisão de métodos para, no futuro, compor um registro único do câncer.

Ela explicou que, hoje, há duas formas de fazer o registro do câncer no país, a partir da base populacional (responsabilidade das Secretarias Estaduais) e da hospitalar (incumbência dos prestadores, privados e públicos). Ambos, como diz, "têm pontos críticos”.

"O registro de base populacional ainda não está em todos os Estados. Apenas em 10, que tem critério de qualidade que podemos considerar. Então, a ideia é fortalecer os Estados, com recursos financeiros, para que possamos contar com seus dados. O registro hospitalar, precisaremos rever, pois embora seja uma obrigatoriedade, nem todos os prestadores usam. Vamos fiscalizar e, mais para frente, analisar como o registro vem sendo feito”.

Dra. Patrícia diz que a discussão no Ministério da Saúde terá início no segundo semestre deste ano.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive