top

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Medtronic Takeda Susan Komen Astellas UICC


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[NOTA] Registro Único do Câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


Os registros em saúde no Brasil são ainda feitos de forma muito inconsistente. Por essa razão é muito difícil tomar como certeiros os dados epidemiológicos de quaisquer doenças, incluindo o câncer.

Para quase todas as neoplasias, números oficiais relacionados a rastreamento e incidência são geralmente subestimados e a comunidade científica em muitos casos ampara-se em dados da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (Globocan-OMS), em detrimento daqueles apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer.

A coordenadora geral do DAET/SAS (Ministério da Saúde), Patrícia Sampaio Chueiri, contou aos participantes do Fórum que o MS está em início de processo de revisão de métodos para, no futuro, compor um registro único do câncer.

Ela explicou que, hoje, há duas formas de fazer o registro do câncer no país, a partir da base populacional (responsabilidade das Secretarias Estaduais) e da hospitalar (incumbência dos prestadores, privados e públicos). Ambos, como diz, "têm pontos críticos”.

"O registro de base populacional ainda não está em todos os Estados. Apenas em 10, que tem critério de qualidade que podemos considerar. Então, a ideia é fortalecer os Estados, com recursos financeiros, para que possamos contar com seus dados. O registro hospitalar, precisaremos rever, pois embora seja uma obrigatoriedade, nem todos os prestadores usam. Vamos fiscalizar e, mais para frente, analisar como o registro vem sendo feito”.

Dra. Patrícia diz que a discussão no Ministério da Saúde terá início no segundo semestre deste ano.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive