Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen Danone Nutricia Sanofi Grunenthal Sirtex Servier Oncologia


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

[ENTREVISTA] Multidisciplinaridade: Já podemos considerar realidade?

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 15/09/2015 - Data de atualização: 15/09/2015


Dr. Marcus Curi é dentista oncológico e trabalha nesta área há mais de 20 anos. Ele conversou com a reportagem do Portal Oncoguia durante o IV Fórum de Discussão de Políticas Públicas em Oncologia. O dentista apontou que a abertura do médico oncologista aos profissionais da equipe multidisciplinar acontece de acordo com a demanda para tais intervenções.

Para ele, infelizmente, a multidisciplinaridade ainda é realidade apenas nos grandes centros urbanos.

Confira a entrevista.

Instituto Oncoguia - Os oncologistas, que são a maior referência ao paciente, estão mais dispostos à multidisciplinaridade em nosso país? Na sua opinião, estamos em progresso?

Dr. Marcus - Não sei dizer se estamos em progresso. É um trabalho de formiguinha mesmo.

Instituto Oncoguia – Porque trabalho de formiguinha?

Dr. Marcus - Pois a abertura acontece a partir do momento em que médico oncologista (que é a figura central) percebe que pode ter um outro profissional que vai ajudá-lo durante o tratamento ou até mesmo na reabilitação. A minha experiência na área da oncologia me aponta para isso.

Instituto Oncoguia – E será que essa aceitação acontece no Brasil, de forma geral, ou somente nos grandes centros?


Dr. Marcus - Infelizmente essa não é verdade no Brasil afora. Estamos falando dos grandes centros. O que vejo em hospitais Sistema Único de Saúde, por exemplo, onde ministro cursos, são pessoas muito interessadas, buscando formação, capacitação para voltar ao seu local de origem e aplicar a multidisciplinaridade, muitas vezes sem a chance de fazê-lo.


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive