Congresso urológico abordará novas plataformas de inteligência artificial no metaverso

São Paulo, agosto de 2022 - Conhecido como o maior evento da Urologia no ano, o XVII Congresso Paulista de Urologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia – seccional São Paulo, acontece entre os dias 03 a 06 de setembro, no WTC Events Center. Com a pandemia, o evento que acontece a cada dois anos, retorna agora ao seu formato original e será realizado de forma presencial. 

A perspectiva é reunir cerca de 3,5 mil pessoas, entre palestrantes brasileiros e internacionais, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros. Um dos destaques da programação, deste ano, será o uso da inteligência artificial e do metaverso na saúde. Nesta edição, conta com o apoio científico da Associação Americana de Urologia (AUA), Associação Europeia de Urologia (EAU), Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM), entre outras entidades internacionais. O objetivo é trazer maior integração entre a comunidade médica urológica, compartilhar experiências, bem como discutir as mais avançadas práticas clínicas nas diversas subespecialidades. 

Os formatos são educacionais e os conteúdos foram renovados, assim como as sessões de vídeo-cirurgia com alta definição. Já são mais de 30 palestrantes internacionais  e outros mais de 500 palestrantes convidados nacionais que vem a São Paulo dividir casos clínicos bem-sucedidos, novos procedimentos, mudança de protocolos de atendimento, bem como atualizar os participantes com um panorama atual da urologia moderna.

“O enfrentamento da pandemia nos últimos anos trouxe inúmeros desafios para a sociedade como um todo, e também para nós médicos, exigindo mudanças abruptas e necessárias. A atualização médica é fundamental para acompanhar toda essa transformação tecnológica. A programação científica desse ano é de altíssimo nível, cujo objetivo é, também, incentivar a educação continuada e ter uma classe médica forte e atuante não só Estado de São Paulo, mas em todo o País”, explica Dr. Marcelo Langer Wroclawski, presidente do CPU 2022 e da Sociedade Brasileira de Urologia de SP.


Programação
Com uma programação diversificada que cobre todas as áreas da Urologia, o CPU desse ano traz cursos pré-congressos que abrangem assuntos como incontinência urinária e prolapso de órgão pélvico, tratamento do câncer de próstata e renal minimamente invasivo. Além disso, cirurgia robótica e laparoscópica, prótese peniana, técnica cirúrgica em enucleação endoscópica da próstata, urodinâmica e disfunções miccionais, entre outros temas.

“Já nos workshops, abordaremos assuntos como uro-oncologia, medicina sexual, infertilidade, litíase urinária e endourologia, laparoscopia e cirurgia robótica, hiperplasia prostática benigna, urologia feminina, urologia de consultório, pediatria, dentre outros. Tratando-se das plenárias, os destaques são bem diversos e entre alguns dos temas apresentaremos o uso da inteligência artificial aplicada à prática clínica urológica”, assinala Dr. Leonardo Seligra Lopes, Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia Secção SP.

Além desses temas, a participação de profissionais falando sobre intervenção de medicina fetal, casos de câncer de pênis, dilemas na terapia de reposição de testosterona e estratégias reais de tratamento de hipogonadismo em que deseja fertilidade. A programação também traz temas como implantes de testosterona no Brasil, varicolece, uro-oncologia de bexiga e rim, neuroulogia, eletroporação irreversível para tratamento câncer de próstata localizado, reconstrução genial, urologia no metaverso uma experiência em 3D e no tratamento da infertilidade masculina.


Palestrantes internacionais
Dr. David Ginsberg 
É um especialista reconhecido internacionalmente no campo da Medicina Pélvica Feminina e Urologia Reconstrutiva. Ingressou no corpo docente da USC em 1997, após completar sua bolsa de estudos em neurourologia feminina, reconstrutiva. Dr. Ginsberg é certificado pelo Conselho Americano de Urologia.

Dr. José Luís Domínguez-Escrig 
Licenciou-se em Medicina e Cirurgia, em Valência, Espanha e deu continuidade aos estudos e formação de pós-graduação no Reino Unido. Tendo completado seu BST, obteve a Associação do Royal College of Surgeons of England em 2001 e a Fellowship of the Royal College of Surgeons in Urology, FRSC (Urol) em 2009. Prof Chui Ka Lun é professor Associado Honorário do Departamento de Cirurgia da Universidade Chinesa de Hospital. Formou-se na Universidade de Hong Kong em 2000 e foi treinado em Hong Kong. Ele é especialista em urologia atuante em Hong Kong, na China. 

Dr. Gerald Brock 
É professor emérito do Departamento de Cirurgia, Divisões de Urologia e membro ativo do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Western University em Londres, em Ontario. Ele é ex-presidente da Associação Canadense de Urologia e ex-presidente do Conselho Canadense de Saúde Sexual Masculina (afiliada da Associação Canadense de Urologia - CUA). Ele atuou como Presidente dos Comitês de Diretrizes da CUA e da CUA Scholarship Foundation.

Dr. Vincent Tse 
Trabalha como urologista acadêmico no Hospital Concord da Universidade de Sydney e no Hospital Universitário Macquarie. É especialista em urologia funcional e reconstrutiva, incluindo robótica. Foi presidente da seção de Urologia Funcional e Feminina da USANZ e, nos últimos seis anos, atuou como copresidente científico do ICS Melbourne, na Austrália. Com contribuição para a educação e pesquisa em urologia na região da Ásia-Pacífico, foi premiado como membro honorário vitalício da Associação Urológica da Ásia.

Dr. Alejandro Carvajal
Urologista certificação em Andrologia Clínica. Fellow European Committee for Sexual Medicine (FECSM), é professor do departamento de Urologia da Universidade CES. Medellín, Colômbia. É vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual (SLAMS), além de copresidente do Comitê de Membros Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM).

Dr. Ranjith Ramasamy 
É Diretor de Urologia Reprodutiva, Andrology Fellowship, bem como Professor Associado no Desai Sethi Institute of Urology na Miller School of Medicine do University em Miami Health System. Como urologista e microcirurgião, é especializado no tratamento de distúrbios da infertilidade masculina e disfunção sexual. Especialista em reversão de vasectomia e prótese peniana. Dr. Ramasamy tem sido fundamental para o avanço da medicina reprodutiva masculina e cirurgia. Até o momento, ele publicou mais de 350 manuscritos em periódicos revisados por pares e vários capítulos de livros. 

Programação completa: cpu22.com.br/cpu2022 

O cadastramento de imprensa será feito pelo e-mail:[email protected], informando o nome completo, veículos e contatos.

XVII Congresso Paulista de Urologia
Quando: de 03 a 06 de setembro de 2022.
Onde: WTC Events Center
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo, São Paulo/SP

A SBU-SP
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, que representa os médicos da especialidade de Urologia clínica e cirúrgica, responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário, de ambos os sexos, e do sistema genital masculino. Realiza desde 2004 campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia - SBU

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho