No dia 15 de maio, aconteceu a Conferência Livre sobre A participação social na oncologia: perspectivas e desafios, organizada pelo Oncoguia. Com a participação ampla de pacientes e interessados na causa do câncer, o evento elegeu delegadas e aprovou diretrizes e propostas para serem levadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde.
A discussão focou na importância do controle social na formulação de políticas públicas na oncologia para garantir que o paciente seja sempre o foco. O evento foi liderado pelo Oncoguia, contando com apresentação da BMJ Consultoria, e o debate abrangeu como podemos ampliar a participação social nas instâncias responsáveis pela oncologia no SUS.
Ao final, foi eleita uma delegada, Quézia Queiroz, e sua suplente, Marjorie Vannucci, que representarão essa Conferência na 17ª CNS, que acontecerá em julho/2023. Também foram aprovadas as propostas a seguir.
Diretriz: Garantir que o paciente esteja no centro do cuidado em saúde, mas também no centro da formulação de políticas públicas em saúde, através do controle social e dos espaços de participação social, especialmente no que diz respeito à oncologia, que ainda tem muito o que avançar neste processo. Assim, são feitas as propostas para garantir que exista de fato controle e participação social nas políticas públicas do câncer:
Agora, essas informações serão enviadas ao Conselho Nacional de Saúde para que esta Conferência seja integrada à Etapa Nacional da 17ª CNS.
Sobre as Conferências Livres
Em 2023, vai acontecer a 17ª Conferência Nacional de Saúde, momento em que toda a estrutura do controle social se une para fazer recomendações ao SUS, de acordo com o que a sociedade espera do sistema. As Conferências Livres são etapas preparatórias para essa Conferência Nacional, onde os movimentos sociais se organizam para ampliar a participação social e levar os temas prioritários que vão nortear a 17ª CNS.
Para mais informações sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde e suas etapas preparatórias, acesse aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.