Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Bayer Janssen MSD Takeda Astellas UICC Libbs Abbvie Ipsen Sanofi Daiichi Sankyo GSK Avon Nestlé Servier Viatris


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Aprovado Projeto de Lei que institui o estatuto do paciente com câncer

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/10/2021 - Data de atualização: 28/10/2021


Foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27/10) o Projeto de Lei que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, que tem como objetivo promover condições iguais de acesso a tratamentos.

O PL n° 1605/2019 dá diretrizes como informações claras e confiáveis acerca do câncer aos pacientes, acesso universal e equânime ao tratamento recomendado, tratamento especial às crianças e adolescentes com câncer, promoção do tratamento adequado da dor e cuidados paliativos, entre outras coisas.

Consideramos o PL de suma importância para os pacientes que são acometidos pela doença, a proteção legal em âmbito federal confere base para a proteção contra a violação dos direitos no dia a dia.

O projeto agora será enviado para a Presidência da República, que deve publicar a sanção na forma de lei em 15 dias.

Para saber mais sobre o PL e o posicionamento do Oncoguia: acesse aqui
 

VOTAÇÃO TEMÁTICA SOBRE O CÂNCER
A aprovação deste PL aconteceu em decorrência de uma votação de projetos de lei acerca do câncer, em comemoração ao Outubro Rosa. Outros Projetos de Lei prioritários para o câncer também foram aprovados na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF): PL 265/20, que assegura a realização de exames de detecção de mutação genética (BRCA 1 e 2) no SUS e nos planos de saúde; e o PDL 679/19, que suspende a decisão do MS de realizar o rastreamento do câncer de mama somente em mulheres a partir dos 50, ampliando assim a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. Ambos serão agora discutidos no plenário da Câmara. 

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.



Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive