Biópsia do Linfonodo Sentinela para Câncer de Mama

Um dos fatores mais importantes para o tratamento do câncer de mama é a presença ou ausência de metástase nos linfonodos. Na sua grande maioria, o câncer de mama se dissemina inicialmente para os linfonodos mais próximos.

A remoção do linfonodo pode ser feita de maneiras diferentes, dependendo de se os gânglios linfáticos estão aumentados, do tamanho do tumor e de outros fatores.

Tipos de cirurgia dos linfonodos

Mesmo que os linfonodos próximos não estejam aumentados, eles precisam ser investigados quanto à presença de câncer. Isso pode ser feito de duas maneiras diferentes. A biópsia do linfonodo sentinela é a forma mais comum e menos invasiva, mas em alguns casos pode ser necessária uma dissecção dos linfonodos axilares.

A cirurgia do linfonodo sentinela é muitas vezes realizada como parte da cirurgia principal para retirada do câncer de mama, mas em alguns casos pode ser feita como um procedimento separado.

Biópsia do linfonodo sentinela

O diagnóstico por meio da biópsia do linfonodo sentinela (BLS) é uma técnica que permite um estadiamento linfonodal mais acurado e sem a morbidade de uma linfadenectomia total ou radical. A BLS é um procedimento que conserva a axila e que depende da colaboração e interação da equipe cirúrgica, de medicina nuclear e dos patologistas. A linfadenectomia seletiva proporcionada pela BLS tem a vantagem de diminuir a morbidade sem comprometer a avaliação da paciente.


Para a realização da BLS é injetado na mama da paciente um fármaco marcado com material radioativo. A cirurgia é feita após algumas horas da injeção é acompanhada também pela equipe de medicina nuclear, que com um detector de radiação especial localizam o primeiro linfonodo comprometido. Após a retirada do linfonodo a amostra é encaminhada para a equipe de patologia para congelamento e análise.

A identificação desse primeiro linfonodo e sua análise pelo patologista, para avaliar se tem doença (ou não), permite que, estando esse gânglio livre de doença, a paciente possa ser poupada da ressecção do restante dos linfonodos axilares. Evitar essa ressecção é importante, pois permite que a mulher não desenvolva linfedema (inchaço no braço), dor e maior risco de infecção.

Dissecção dos linfonodos axilares

Nesse procedimento, entre 10 a 40 (geralmente menos de 20) linfonodos axilares são retirados para a investigar a presença de câncer. A dissecção dos linfonodos axilares geralmente é feita no momento da mastectomia ou da cirurgia conservadora da mama, mas pode ser realizada em uma segunda cirurgia.

Pode ser necessário realizar a dissecção dos linfonodos axilares:

  • Se a biópsia do linfonodo sentinela mostrou que 3 ou mais linfonodos nas axilas têm células cancerígenas.
  • Se os linfonodos axilares ou claviculares aumentados podem ser sentidos antes da cirurgia ou observados em exames de imagem ou a biópsia por agulha diagnosticar câncer.
  • Se o tumor cresceu além do linfonodo.
  • Se a biópsia do linfonodo sentinela prévia for positiva para células cancerígenas após a quimioterapia neoadjuvante.

Efeitos colaterais da cirurgia dos linfonodos

Assim como em qualquer cirurgia pode ocorrer dor, inchaço, hemorragia, formação de coágulos sanguíneos e infecção.

          Linfedema

Um possível efeito a longo prazo da cirurgia de linfonodos é o aparecimento de inchaço no braço, o que se denomina linfedema. Como qualquer excesso de líquido nos braços normalmente retorna à corrente sanguínea através do sistema linfático, a remoção dos linfonodos às vezes bloqueia a drenagem do braço, fazendo com que esse líquido se acumule.

Isso é menos comum após a biópsia do linfonodo sentinela do que na dissecção de linfonodos axilares. De 20 a 30% das mulheres que realizam dissecção axilar desenvolvem linfedema. E de 5 a 17% das mulheres que fazem biópsia do linfonodo sentinela também desenvolvem linfedema. Isso pode ser mais frequente se a mulher fizer radioterapia após a cirurgia. Às vezes, o inchaço é temporário e desaparece após algumas semanas. Mas em algumas mulheres, o linfedema persiste por um longo tempo. Se o seu braço estiver inchado, apertado ou dolorido após a cirurgia dos linfonodos, converse com seu médico e siga suas orientações.

          Limitação do movimento do braço e ombro

Você também pode apresentar alguma limitação nos movimentos do braço e ombro após a cirurgia. Isso é mais comum após a dissecção do linfonodo axilar do que com o a biópsia do linfonodo sentinela. Seu médico pode indicar a realização de exercícios específicos para evitar que você tenha problemas permanentes com o braço do lado da cirurgia.

          Dormência

A dormência no braço é um efeito colateral frequente porque o nervo que controla a sensibilidade passa pela área dos linfonodos axilares.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho