O compromisso diário em reduzir o risco de câncer

Foto: Freepik

Como oncologista, sinto no consultório que o diagnóstico de câncer, embora intimidador, já não causa o mesmo pavor de antes. A palavra “câncer” é mais dita, e os tratamentos são discutidos por pacientes e famílias com um enorme apreço pela ciência, com a clara percepção de que estamos andando rápido em direção correta.

Não estamos mais à deriva. Dito isto, é justo e necessário confirmar que a mortalidade proporcional por câncer reduziu expressivamente, e melhor, continua em queda. Entretanto, o número de casos novos continua crescendo expressivamente – e é aí que temos uma bela oportunidade.

São múltiplos os fatores que levam uma pessoa ao câncer. Entre eles estão questões genéticas, ambientais, sociais e individuais. Boas escolhas realizadas todos os dias carregam a possibilidade de uma vida mais longa e saudável.

Precisamos falar disso. Precisamos assumir as responsabilidades individuais, compreendendo que nossas escolhas podem reduzir em mais de 50% o risco de desenvolver câncer.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) divulgou recentemente uma estimativa de mais de 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050, um aumento de 77% em relação à estimativa feita pela própria agência em 2022, que era de 20 milhões. A previsão para o Brasil é de 1,15 milhão de novos casos. A mesma Iarc, em outro estudo, aponta que 1,9 milhão de óbitos ocorreram em 2020 em função de tumores causados por quatro fatores evitáveis – infecções pelo HPV, abuso do consumo de álcool, o tabagismo e obesidade. O levantamento considera sete países, incluindo o Brasil, que representam mais da metade do número global de mortes causadas pelo câncer.

Estudos epidemiológicos destacam que hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos, também desempenham um papel fundamental na redução do risco de diversos tipos de câncer. A redução do consumo de carne vermelha e embutidos, por exemplo, está associada a uma diminuição do risco de câncer colorretal, enquanto a cessação do tabagismo não apenas afasta o câncer de pulmão, como o de boca, garganta e esôfago, entre outros.

Aliás, uma boa notícia: estudos têm demonstrado que, após parar de fumar, o risco de câncer diminui progressivamente ao longo do tempo, ressaltando a importância de programas de cessação do tabagismo e apoio contínuo para aqueles que desejam abandonar esse hábito nocivo. Exames periódicos como a colonoscopia e o Papanicolau são amplamente recomendados para a detecção precoce de lesões pré-cancerosas ou cânceres em estágios iniciais, aumentando assim as chances de tratamento bem-sucedido.

A colonoscopia, por exemplo, é eficaz na identificação e remoção de pólipos no cólon, que podem se tornar cancerosos se não forem tratados.No que diz respeito às vacinas, a imunização contra o HPV se mostra uma medida preventiva eficaz na redução do risco de cânceres relacionados a esse vírus, como o de colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta. Estudos demonstraram uma diminuição significativa da incidência desses cânceres em populações vacinadas.

Não é novidade que existe uma correlação direta entre o consumo de álcool e o aumento do risco de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de fígado, mama, esôfago, boca e garganta. Durante a pandemia, houve um aumento preocupante no consumo de álcool, o que pode contribuir para um aumento futuro nos casos de câncer.

É crucial destacar que a responsabilidade individual desempenha um papel fundamental na prevenção do câncer. Ao adotar hábitos saudáveis, realizar exames preventivos e seguir as orientações médicas, os indivíduos podem reduzir significativamente o risco de câncer e contribuir para a promoção da saúde pública. Se entre as causas de câncer existem fatores que podemos controlar, é fundamental aproveitar essas oportunidades diárias em nossas vidas.

Autor*: Gustavo Fernandes é oncologista e Diretor da Dasa Oncologia

Fonte: Veja Saúde

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho