Câncer terá aumento significativo de casos e mortes entre homens até 2050, de acordo com projeção global

Paulo Cesar Alves não esperava que após uma consulta com um urologista, em outubro de 2023, ele receberia o diagnóstico de câncer de próstata. Depois de ser examinado por outros médicos, foi descoberto que ele tinha um nódulo de cinco centímetros no local.
Contudo, ele relata que isso somente foi possível graças ao exame de PSA feito por causa da insistência da sua esposa, mesmo após inúmeras remarcações.
— Eu estava protelando de fazer o exame porque os anos anteriores foram muito conturbados, cuidando dos meus pais idosos. Se não fosse pela Catia, minha esposa, eu não teria feito o exame na época que descobrimos — conta o DJ de 60 anos, pai de dois filhos adultos.
O tratamento, realizado até agosto deste ano, teve sucesso e fez com que Paulo conseguisse alcançar o estágio de remissão (quando os sinais e sintomas do câncer desaparecem).
— Emagreci muito. Ano passado eu tinha 86 kg eu cheguei a 77 kg. Agora estou me sentindo bem, fui orientado a fazer uma academia e hoje faço musculação — afirma.
A realidade de Paulo não é isolada. De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Cancer, até o ano de 2050, novos casos de 28 tipos de câncer e a mortalidade pela doença terão um aumento expressivo entre os homens.
A projeção mostra que no período de 28 anos, os casos em homens irão de 10,3 milhões para 19 milhões ao ano, um aumento de 84%. Já as mortes, irão de 5,4 milhões para 10,5 milhões anualmente, o que representa um crescimento de 93%.
Esta conjuntura se mostrou ainda mais expressiva nos países subdesenvolvidos e para indivíduos acima dos 65 anos.
"Entre 2022 e 2050, os casos de câncer e a mortalidade são projetados para mais que dobrar em países/territórios com IDH baixo e também entre os adultos mais velhos (na faixa etária acima dos 65 anos)", escreveram os autores.
Em termos de desenvolvimento populacional, de acordo com estimativas das Nações Unidas, a população mundial vai sair do atual patamar de 7,95 bilhões para 8,6 bilhões em 2050, ou seja, um crescimento de 8,18%.
Dentre os 28 tipos considerados pelo estudo, o mesotelioma (que afeta o mesotélio, camada fina presente no revestimento da pleura) foi o que apresentou o maior salto para o surgimento de casos, com um aumento de 105,5% em relação a 2022, e o câncer de próstata (mais comum em faixas etárias a partir dos 60 anos), para mortes, com 136,4%.
Para o estudo, foram analisadas informações de 2022 do Observatório Global do Câncer, o qual realizou estimativas a nível nacional para casos de câncer e mortes em 185 países. A partir disso, a equipe multiplicou as taxas específicas por idade de 2022 com suas projeções populacionais correspondentes para o ano de 2050.
"Uma colaboração nacional e internacional, bem como uma abordagem multissetorial coordenada, são essenciais para melhorar os resultados atuais do câncer e reverter o aumento previsto na carga do câncer até 2050. A ênfase deve ser colocada em países com baixo e médio índice de desenvolvimento humano, com altas necessidades não atendidas de serviços de tratamento de câncer, apesar de uma carga significativa de câncer", disse o autor principal Habtamu Mellie Bizuayehu, da Universidade de Queensland, na Austrália, em comunicado.
Os 28 tipos de câncer levados em consideração pela projeção foram:
- Próstata
- Testículo
- Pênis
- Rim
- Bexiga
- Cérebro, sistema nervoso central
- Tireoide
- Linfoma de Hodgkin
- Linfoma não-Hodgkin
- Mieloma múltiplo
- Leucemia
- Lábio, cavidade oral
- Glândulas salivares
- Orofaringe
- Nasofaringe
- Hipofaringe
- Esôfago
- Estômago
- Colorretal
- Fígado
- Vesícula biliar
- Pâncreas
- Laringe
- Pulmão
- Melanoma de pele
- Câncer de pele não melanoma
- Mesotelioma
- Sarcoma de Kaposi
Os motivos por trás da projeção
De acordo com os pesquisadores, as principais causas para a disparidade entre os gêneros se devem a uma menor participação em atividades de prevenção do câncer, subutilização de opções de triagem e tratamento, maior exposição a fatores de risco de câncer — como tabagismo, consumo de álcool e exposição ocupacional a agentes cancerígenos — e diferenças biológicas.
Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas e presidente do Instituto Oncoclínicas, destaca que no contexto brasileiro os programas estão mais estruturados para prevenir ou fazer o diagnóstico precoce de tumores femininos, como o câncer de mama.
— Não existem programas para diagnósticos de tumores sabidamente masculinos, como o de próstata. O sistema de saúde brasileiro está mais preparado para detectar e cuidar de tumores em mulheres do que em homens — aponta o especialista.
Além disso, mesmo no tipo de câncer que pode acometer ambos os sexos, como por exemplo o colorretal, a disparidade pode ser percebida na busca por exames e outras maneiras de se prevenir.
— As mulheres são muito mais aderentes aos programas existentes de rastreamento e prevenção, no geral. Isso se combina a grandes fatores para o surgimento da doença, como tabagismo e alcoolismo são mais comuns entre os homens. É um problema multifatorial — evidencia Ferreira.
Os exames de colher PSA, toque retal ou colonoscopia, essenciais para o rastreamento de novos casos, ainda são vistos de forma negativa por muitos homens. Muitos dizem se sentir desconfortáveis ao serem examinados por um profissional do mesmo sexo.
Paulo, por sua vez, acredita que as novas gerações já não pensam dessa maneira quando se trata da própria saúde. Ele cita que conversar sobre os cuidados necessários com o filho, especialmente após o diagnóstico, é natural.
— Hoje em dia, mesmo fora de casa, a gente tem uma conscientização maior. Mas eu falo para o meu filho de 31 anos e também para os meus sobrinhos se cuidarem. Sempre tento passar esse ensinamento para eles. Não adianta reclamar, os homens precisam ir ao médico. Toda vez que eu tenho a oportunidade de conversar com alguém, eu tento conscientizar — ressalta.
Esta educação desde a infância sobre o assunto, ainda que não atinja os adultos da atualidade, pode promover mudanças significativas a longo prazo.
— Alguns locais do mundo conseguiram melhorar suas estimativas de câncer com base na prevenção educativa — pontua o médico.
Para além da conscientização a nível pessoal, poucos países no mundo apresentam uma estratégia sólida de prevenção de câncer e o Brasil ainda enfrenta este gargalo, segundo Ferreira. Contudo, o especialista acredita que o país vive atualmente um cenário favorável a novas medidas que podem causar impactos positivos nas próximas décadas.
— Ano passado foi aprovado a lei que criou a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde, sancionada neste ano pelo presidente. Pela primeira vez no país nós teremos um Programa Nacional de Câncer. A partir dele, se espera que as estratégias que já existem fiquem melhor estruturadas. Outra coisa importante é que no Senado está sendo estudado, no contexto da Reforma Tributária, orçamentos para o tratamento e diagnóstico de câncer — salienta.
Fonte: O Globo
- Câncer do colo do útero: onde avançamos e o que ainda precisamos fazer?
- Carreta do Hospital do Amor oferece exames gratuitos de mamografia em Jales
- Cantor Netinho anuncia diagnóstico de câncer no sistema linfático
- Ansiedade causa câncer? Entenda a relação entre emoções e doenças oncológicas
- AGU processa médico que apontou mamografia como causadora de câncer
- Poluição leva ao crescimento do câncer de pulmão no mundo, revela pesquisa
- Governo prioriza prevenção do câncer, mas entidades apontam falhas no atendimento às mulheres
- Médica alerta para risco do câncer de ovário e fala sobre cuidados
- A maneira mais simples de reduzir o risco de Câncer de Mama agora
- Entre a fila do SUS e a vida: prazo para cirurgia mantém patamar recorde pós-pandemia, e espera pode durar até 634 dias em média
- 3 Hábitos importantes para quem luta contra o Câncer
- INCA divulga pesquisa inédita sobre o panorama do câncer de cabeça e pescoço no Brasil
- Vacina contra Covid reduz risco cardiovascular em pacientes com câncer, diz pesquisa
- Corrida pela vacina da Covid-19 avançou tratamento de doenças como o câncer
- Pacientes com câncer podem ter isenção de IPI na compra de carros novos
- Uma em quatro mulheres com câncer de pulmão nunca fumou; qual a explicação?
- Câncer colorretal: sintomas, fatores de risco e opções de tratamento
- Exercício diminui risco de morte em pessoas com câncer
- Confira quais são os tipos de cânceres que mais ameaçam a saúde feminina
- Estudo revela possível estratégia para combater câncer cerebral agressivo
- Projeto isenta de IPI carro comprado por quem tem câncer
- Casos de câncer de mama devem disparar
- Cooperação entre células cancerígenas pode levar a crescimento rápido de tumor, sugere pesquisa
- Câncer de colo do útero: com 7 mil mortes evitáveis, Brasil se atrasa para cumprir meta da OMS
- Maioria das brasileiras não sabe como prevenir o câncer de intestino, o segundo mais comum entre as mulheres
- Com alta de casos, câncer anal pode ser evitado (inclusive com vacina)
- 7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos
- O papel da quimioterapia e da imunoterapia no tratamento do câncer de bexiga
- Câmara aprova projeto que prioriza pessoas com câncer na marcação de consultas e exames
- Casos de câncer de mama devem subir 38% e mortes 68% até 2050
- Maior parte dos novos casos de câncer em 2025 deve acometer mulheres
- Vacina do HPV zerou casos de câncer de colo de útero na Escócia, mostra estudo
- Mastectomia preventiva reduz risco de câncer de mama, mas não elimina chances da doença, diz especialista. Entenda
- Exames de prevenção do câncer do intestino têm de começar aos 45 anos
- Por que casos de câncer em jovens adultos estão aumentando?
- Conscientização sobre câncer de próstata pode chegar a estádios, bares e academias
- Paciente tem remissão de câncer por 18 anos com terapia CAR-T
- Comissão debate oferta de terapia nutricional para pacientes com câncer
- Entenda como o consumo de ultraprocessados pode aumentar risco de câncer
- Por que os casos de câncer de pulmão em não fumantes estão aumentando?
- Retorno ao trabalho após tratamento do câncer: desafios, adaptações e direitos
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Câncer de Pele e o Trabalho Exposto Ao Sol
- Compras centralizadas na oncologia devem crescer, diz secretário do Ministério da Saúde
- ANS abre consulta pública sobre cobertura de medicamento para câncer
- Ministério da Saúde publica regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Oncologistas defendem não usar palavra câncer para certos tipos da doença em fase inicial
- O que a sua cintura pode dizer sobre o risco de câncer
- No Brasil, crianças indígenas morrem mais de câncer do que brancas, negras e amarelas
- A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
- Comissão debate a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
- Novo teste melhora a previsão de sobrevida do câncer de pulmão em estágio inicial
- Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
- Vencer o câncer e seus tabus é um desafio para a sociedade brasileira
- Em 1 década, câncer de pênis levou a quase 600 amputações anuais no Brasil
- Alimentação pode ajudar pacientes a lidar com efeitos do tratamento de câncer; veja dicas
- Personalização no combate ao câncer de pulmão: o papel dos biomarcadores
- Os tratamentos ultrarrápidos contra o câncer que podem substituir a radioterapia no futuro
- Baseado em fatos “Câncer com Ascendente em Virgem” ganha trailer oficial
- Preta Gil passa a usar bolsa de colostomia definitiva em meio a tratamento contra câncer: Um desafio muito maior
- Câncer de cabeça e pescoço tem maioria de casos avançados no país
- Oncologistas franceses alertam para alta de casos de câncer em jovens adultos: é uma corrida contra o tempo
- Nova abordagem terapêutica poderia impedir metástase do câncer no cérebro
- Consulta da ANS sobre câncer oportuniza revisão de políticas de saúde
- Câncer com Ascendente em Virgem: filme com Suzana Pires e Marieta Severo ganha trailer e data de estreia
- Técnica de congelamento do câncer na mama mostra 100% de eficácia em estudo brasileiro
- INCA defende criação de política nacional para ampliar acesso à atividade física no SUS e fortalecer combate ao câncer
- Taxas de câncer de mama aumentam entre mulheres mais jovens
- Remissão ou cura? Como saber se um paciente está livre do câncer
- INCA prevê 600 mil novos casos de câncer no Brasil em 2025
- Câncer no intestino está aumentando em pessoas com menos de 50 anos. Saiba o que explica essa tendência
- Açúcar adicionado e sal aumentam risco de câncer de estômago, diz estudo
- IA avança no diagnóstico de câncer, mas desafios ainda persistem
- Câncer de pele: saiba qual é o sintoma pouco conhecido de uma das formas mais sérias da condição
- Exercícios físicos ajudam a prevenir, tratar e se recuperar de câncer
- Diagnóstico tardio torna câncer que matou Léo Batista um dos mais mortais
- EUA observam aumento ‘preocupante’ de câncer em pessoas mais jovens, especialmente entre as mulheres
- Os 6 tipos de câncer mais letais e quais os sintomas para se estar atento
- Câncer de intestino em alta entre as pessoas com menos de 50 anos; veja o que explica a tendência
- Saiba o que é câncer em remissão, como no caso de Kate Middleton
- Câncer de pulmão: I.A e outras terapias podem revolucionar tratamento da doença; entenda
- Vacinas contra o câncer tornam tratamentos mais precisos e eficazes
- Exercício regular pode reduzir evolução do câncer e risco de morte, diz estudo
- Câncer de mama: novo protocolo padroniza diagnóstico e tratamento no SUS
- Estudo mostra por que metástase de câncer ocorre com frequência no pulmão
- Mais de 32,5 milhões de brasileiros terão gestores comprometidos com o combate ao câncer
- Vacina e diagnóstico precoce são armas contra câncer de colo de útero
- Comissão aprova prioridade em teleconsultas para paciente com câncer em caso de atraso na consulta presencial
- O guerreiro tem direito ao seu descanso: a decisão de Mujica de não tratar câncer após metástase
- Sua dieta está matando seu DNA? Cientistas descobrem bomba-relógio do câncer de fígado
- Medicina de precisão: o novo capítulo no tratamento oncológico
- Células CAR-T e além: avanços e desafios futuros
- Casos de câncer de mama são encontrados em maior quantidade quando IA é usada em exame, indica estudo
- O tempo pode salvar vidas
- EUA: bebidas alcoólicas podem ter rótulo com alerta de risco de câncer
- Câncer de colo de útero está com os dias contados
- O futuro do tratamento do câncer passa pela terapia CAR-T
- Terapias alternativas contra câncer funcionam?
- Entenda as novas regras dos planos de saúde para alterações em rede hospitalar
- Câncer: estudo revela aumento de casos em pessoas com menos de 50 anos