[Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central] Pedro Henrique Barbosa Stein

Compartilhando Experiência
Pedro Henrique Barbosa Stein
  • Instituto Oncoguia - Conte-nos um pouco sobre você. (idade, onde mora, o que faz, o que mais quiser) Pedro - Tenho 37 anos, sou advogado, moro na cidade de Linhares/ES.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Pedro - Minha mãe foi diagnosticada com um linfoma primário do sistema nervoso central.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você tem lidado e ou lidou com esse momento? Pedro -

    Lidar com o sentimento tem sido difícil. Foi difícil no início, durante o processo, e agora, depois do falecimento, também continua sendo difícil.

  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados pelo paciente? Pedro -

    Acredito que lidar com o diagnóstico é desafiador de várias formas. Entender os processos, passar pela quimioterapia, a perda do cabelo, as mudanças no corpo, o medo da morte... tudo é difícil.

  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Pedro - Fui um dos pontos de apoio do início ao fim. Acompanhei da primeira à última internação, estive em todas as sessões de quimioterapia, radioterapia, consultas... estive presente em tudo.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Pedro - SIm, estudei muito, procurei entender os melhoes caminhos e isso ajudou demais. O tratamento principal, as terapias adicionais, como a laserterapia para evitar mucosites, ou a suplementaçao alimentar, foram fundamentais para que o tratamento funcionasse pelo tempo que funcionou.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou como familiar cuidador? Pedro - Cansaço, frustração, medo. É realmente muito difícil acompanhar o fim de vida.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou formas de se cuidar melhor? Se sim, quais? Pedro - Não, acabei me negligenciando. Fiz o básico, mantive a atividade física, mas no geral fui sendo consumido pelo processo.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Pedro - Não, passei a fazer terapia depois do falecimento da minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que está enfrentando o câncer em casa? Pedro - Viva o processo sem se preocupar com o desfecho. Aproveite os momentos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Pedro - Pesquisando sobre o câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!