A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas como também as células sadias do organismo. A quimioterapia pode ser administrada por via venosa ou por via oral.
Dependendo do estágio da doença e de outros fatores, a quimioterapia pode ser utilizada em diferentes situações, como:
A quimioterapia geralmente não é indicada para pacientes com outros problemas de saúde importantes, mas a idade avançada por si só não é uma barreira para a realização da quimioterapia.
Os medicamentos quimioterápicos mais utilizados no tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células incluem:
Na maioria das vezes, o tratamento para o câncer de pulmão de não pequenas células em estágio inicial utiliza uma combinação de dois medicamentos. Se uma combinação é usada, inclui frequentemente cisplatina ou carboplatina e mais um outro medicamento. Às vezes, podem ser utilizadas outras combinações que incluem gemcitabina com vinorelbina ou paclitaxel.
A quimioterapia para câncer de pulmão de não pequenas células avançado pode ser realizada com um único medicamento para pacientes que não toleram bem uma combinação de drogas, como aqueles com problemas de saúde ou idosos.
Para pacientes com câncer de pulmão avançado, uma terapia-alvo ou um imunoterápico pode ser adicionado ao tratamento quimioterápico.
Os medicamentos quimioterápicos para o câncer de pulmão são geralmente administrados por via intravenosa ou como uma infusão. Muitas vezes, é necessária a colocação de cateteres para a administração da quimioterapia.
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas. No entanto, alguns medicamentos quimioterápicos são administrados diariamente.
Se o tratamento quimioterápico inicial para o câncer de pulmão avançado não está respondendo, o médico pode indicar uma segunda linha de tratamento com um único medicamento, como docetaxel ou pemetrexede ou com uma terapia-alvo ou imunoterápico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do indivíduo e estão relacionados ao tipo de medicamento quimioterápico, dose administrada e tempo de tratamento. Alguns efeitos colaterais incluem:
Muitas vezes pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar a aliviar os efeitos colaterais. Estes efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento.
Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais específicos, como por exemplo, a cisplatina, vinorelbina, docetaxel ou paclitaxel podem provocar lesões nervosas (neuropatia periférica). Isso às vezes pode levar a sintomas (principalmente nas mãos e pés), como dor, sensação de queimação ou formigamento, sensibilidade ao frio ou calor ou fraqueza. Na maioria dos pacientes isso desaparece ou melhora quando o tratamento é finalizado ou interrompido, mas pode durar muito tempo em alguns pacientes.
Lembre-se sempre de relatar quaisquer efeitos colaterais que você tiver ao seu médico para que ele possa tomar as medidas necessárias imediatamente. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar as doses dos medicamentos ou interromper temporariamente o tratamento para evitar que os efeitos se agravem.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 27/05/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.