A palavra câncer lamentavelmente está cheia de preconceitos e ainda assusta muita gente. Muito provavelmente porque persistem muitas ideias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte.
A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. A denominação se deve à analogia que existe entre as células cancerígenas e como atacam e se infiltram nas células sadias com a forma em que o caranguejo caminha esticando suas patas e pinças cavando na areia.
É muito importante mencionar que muitas pessoas ainda no século XXI, evitam pronunciar a palavra câncer já que acreditam que traz azar ou que podem desenvolver a doença por isso. O que mostra, evidentemente, que a palavra câncer traz muitos mitos que precisam ser desconstruídos. Uma má interpretação de fatos relacionados a uma doença como o câncer ou uma generalização de um caso específico isolado da enfermidade acabam criando ideias errôneas como verdades absolutas.
E esse é nosso interesse. Mudar essas crenças. Mas como? Com informação!
Nessa seção você encontrará os mitos e as verdades sobre o câncer!
Leia com atenção e quebre as barreiras e o preconceito em relação à doença. A informação é um direito seu!
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.