[Câncer de Ovário] Daniele Moraes Eberhardt

Compartilhando Experiência
Daniele Moraes Eberhardt
  • Instituto Oncoguia - Conte-nos um pouco sobre você. (idade, onde mora, o que faz, o que mais quiser) Daniele - Sou a Daniele, moro em Dourados no Mato Grosso do Sul, sou advogada.
  • Instituto Oncoguia - Quem em sua família tem/teve câncer? Daniele - Minha irmã Tatiane Moraes Eberhardt, que era voluntária do Oncoguia.
  • Instituto Oncoguia - Sabemos que o diagnóstico de um câncer também tem um impacto grande na família, como você tem lidado e ou lidou com esse momento? Daniele - Eu e minha família inicialmente perdemos o chão, mas depois encaramos os desafios, e em meio ao sofrimento, buscamos forças em Deus e na medicina com esperança para minha irmã, que, apesar de ter falecido há quase 3 meses, durante os 3 anos de tratamento conseguimos nos manter firmes e agradecidos com as boas noticias, e quando os momentos ruins vieram, enfrentamos, para seguirmos em frente em busca de qualidade de vida, conforto e manejo dos sintomas.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram os principais desafios enfrentados pelo paciente? Daniele - Foram inúmeros desafios, os efeitos colaterais da quimioterapia, pós cirurgia e sequelas dela, progressões da doença e notícias desagradáveis, além dos tabus da sociedade, julgamentos com relação ao câncer, abalo psicológico, mas o apoio da família, amigos e redes como o Oncoguia, fizeram total diferença da forma que a Tati lidou com a doença.
  • Instituto Oncoguia - De que forma você ajudou seu familiar? Daniele - Meu convívio foi diário, desde a parte prática, no apoio com exercícios físicos, alimentação, e o tratamento, como na parte psicológica e emocional. Convivíamos no mesmo lar.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou se informar sobre a doença? Isso lhe ajudou? Daniele - Sim, desde o início foi essencial a busca por informações de qualidade, foi imprescindível para lidar com a doença durante os 3 anos de tratamento dela.
  • Instituto Oncoguia - Quais foram as principais dificuldades que você enfrentou como familiar cuidador? Daniele - Dificuldades como cuidadora, além de conviver com o sofrimento dela e em meio a isso tentar manter a força para não desanimá-la, a parte prática das dificuldades com a sociedade em geral, falta de compreensão do próximo (amigos e parentes) imposições de opiniões alheias sem serem solicitadas e todas as dificuldades com convênio em liberação de medicamentos e tratamentos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou formas de se cuidar melhor? Se sim, quais? Daniele - Sim, exercícios físicos e terapia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou apoio psicológico? Se sim, de que forma isso lhe ajudou? Daniele - Sim, terapia e foi fundamental.
  • Instituto Oncoguia - Que conselho ou dica você daria para um familiar que está enfrentando o câncer em casa? Daniele - Buscar apoio espiritual (Deus), através de uma religião e apoio psicológico. Compartilhar experiências com outras pessoas que passam pela mesma situação. Tentar sempre manter o paciente ciente de toda a situação e que apesar disso, você está ao lado dele, apoiando, auxiliando, pronto para qualquer desafio.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Daniele - Pela minha irmã, paciente oncológica que era voluntária.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Daniele - O Oncoguia é fantástico, faz um trabalho incrível, impecável e admirável. Continuem assim, apoiando, informando e proporcionando esperança à todos que lidam com o câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho