Sinais e sintomas do câncer de mama
Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar de mulher para mulher, sendo que algumas pacientes podem não apresentar nenhum deles. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
O sintoma mais frequente do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. A presença de um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares provavelmente indica a presença de um tumor maligno, mas isso não é regra. Os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos e até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que o aparecimento de um nódulo, massa ou qualquer alteração na mama seja examinada por um médico.
O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
- Inchaço de toda ou parte da mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Alterações na pele similar a covinhas, parecendo uma casca de laranja.
- Irritação ou deformidades de uma parte da mama.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
- Dor na mama ou mamilo.
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
- Secreção sanguinolenta ou serosa (coloração clara) pelos mamilos.
- Linfonodos aumentados
Qualquer alteração observada deve ser comunicada imediatamente ao seu médico para que a causa seja investigada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 14/01/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.