Projeto “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”, do Instituto Oncoguia e da Secretaria de Saúde de SP, estimula políticas municipais contra o uso de tabaco e cigarro eletrônico

São Paulo, agosto de 2025 – No dia 4 de junho, a cidade de Santos sediou a segunda oficina do projeto “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”, promovido pelo Instituto Oncoguia e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com apoio da Umane. O encontro reuniu representantes de gabinetes parlamentares e da Secretaria Municipal de Saúde para debater estratégias de prevenção e combate ao uso de produtos de tabaco e nicotina, com foco especial no desafio dos cigarros eletrônicos.

A oficina discutiu medidas como ações educativas em escolas, unidades de saúde, transporte público e mídias; divulgação de dados e indicadores, especialmente sobre adolescentes e jovens; fortalecimento do Programa de Atenção Intensiva à pessoa tabagista; e incentivo a parcerias entre órgãos públicos, sociedade civil e instituições. Um resultado concreto surgiu imediatamente: o Projeto de Lei que institui a Campanha Municipal de Conscientização sobre os Malefícios do Cigarro Eletrônico de autoria do vereador Cacá Teixeira, foi protocolado na Câmara Municipal logo após o evento.

Para Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, “a articulação municipal é fundamental para que o controle do tabagismo avance de forma sustentável. Cada cidade que assume essa pauta demonstra que é possível transformar conhecimento em políticas públicas concretas e impactar a vida de milhares de pessoas", afirma.

Segundo Sandra Marques, da Coordenação da Política Estadual de Controle do Tabaco - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, “o projeto desempenha um papel fundamental ao reunir lideranças regionais, incluindo vereadores, assessores, gestores públicos e lideranças comunitárias em um esforço conjunto para formular políticas públicas mais eficazes e inclusivas", afirma.

Ela destaca a relevância do diálogo e da troca de experiências entre os diferentes atores: “Este espaço de diálogo e troca de experiências permite que diferentes perspectivas sejam consideradas, enriquecendo o processo legislativo com soluções inovadoras que são adaptadas às necessidades específicas de cada comunidade."

Marques ainda reforça o potencial de replicabilidade das práticas desenvolvidas: “Ao fomentar a cooperação, o projeto não só constrói uma base sólida de conhecimento e práticas bem-sucedidas, mas também assegura que essas práticas possam ser replicadas e adaptadas em diversos contextos, promovendo a disseminação de abordagens eficazes", finaliza.

Segundo o Instituto, as oficinas do projeto têm mostrado que os municípios podem liderar a criação de ambientes livres de tabaco e nicotina. Quando conhecimento técnico se alia ao engajamento político, surgem políticas públicas capazes de proteger a população e promover uma vida mais saudável.

Sobre o Instituto Oncoguia

O Oncoguia é uma organização sem fins lucrativos que há 15 anos apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível. A instituição atua por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy. Além disso, o Oncoguia dispõe de um canal de atendimento focado no acolhimento e no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas relacionados a acesso, qualidade de vida e direitos dos pacientes. Basta ligar gratuitamente para 0800 773 1666.

Sobre a Umane

A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. Em 2024 a Umane apoiou 33 projetos, realizados de forma colaborativa com 89 parceiros, entre diversos setores da saúde, da sociedade civil e do poder público. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Acompanhe a Umane nas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho