Oncoguia inova na forma de informar sobre câncer ao priorizar o que importa para o paciente

O Instituto Oncoguia desenvolveu um novo site dedicado a fornecer informações de qualidade sobre a jornada dos pacientes com câncer com foco no que é mais relevante para eles. 

O lançamento marca os 20 anos do Portal Oncoguia e é resultado de valiosas lições aprendidas pela instituição ao ouvir e acompanhar os pacientes nas últimas décadas. 

São Paulo, dezembro de 2023 - O Instituto Oncoguia, organização não governamental que representa e defende os direitos dos pacientes com câncer, comemora 20 anos do Portal Oncoguia com o lançamento de um novo site totalmente reformulado. 

O Portal, lançado em 2003, é uma das maiores e principais fontes de informações sobre o câncer para público leigo no Brasil, contando com cerca de 2 milhões de acessos mensais. De forma inovadora, o novo layout prioriza o acesso rápido e simples às diferentes etapas que o paciente atravessa durante o enfrentamento de um câncer, a chamada jornada do paciente. 

“Esse é o portal que toda pessoa tocada pelo câncer de alguma forma tem que conhecer. O site chega amplamente revisado e é resultado de escutas, necessidades e até mesmo de comportamentos dos nossos usuários na plataforma antiga”, celebra Luciana Holtz, presidente e fundadora do Instituto Oncoguia.

O novo site possui um layout moderno que convida o usuário, logo na primeira visualização, a acessar páginas focadas em fases da jornada do câncer, que é dividida em cinco momentos: Será que é? (Suspeita), É câncer! (Diagnóstico), Tratamentos, Vivendo com o Câncer e Vida após o câncer. 

O intuito é fazer com que informação essencial sobre a jornada com a doença chegue a quem precisa de forma acolhedora, sem afastar ou assustar quem busca pela informação. “Sabemos muito bem o quanto ter câncer é sofrido e desgastante. Para algumas pessoas, ler sobre a doença dá medo e preocupa, fazendo com que elas não acessem informações essenciais para um cuidado efetivo e qualidade de vida. Por isso, nos preocupamos em ter um conteúdo que converse, apoie e, acima 

de tudo, faça a diferença na vida de quem está nos procurando”, reforça Luciana.

Toda a parte tecnológica conta com a parceria da empresa Welook Digital e também inova na usabilidade e navegação, contando com alta velocidade de carregamento das informações e utilização de plataformas de gestão e CDN para garantir segurança e desempenho. 

O novo site do Oncoguia mantém seu propósito de informar com qualidade sobre temas prioritários disponibilizando páginas especiais sobre qualidade de vida, direitos dos pacientes, sinais e sintomas, cuidados paliativos, pesquisas clínicas disponíveis no país e ainda reúne as principais notícias sobre o câncer no Brasil e no mundo. 

Além disso, o novo portal também organiza o conteúdo sobre o Oncoguia de forma a conectar o usuário com as ações e propósitos da ONG, assim como a todos os serviços gratuitos de apoio ao paciente oferecidos, em especial à Plataforma Multicanal de orientação personalizada e as Rodas de Conversa. 

“Existem informações pontuais e específicas que são totalmente desconhecidas aos pacientes. Com o novo portal, visamos garantir que nenhum paciente passe pelo câncer sozinho. Vamos, passo a passo, enfrentando o câncer juntos”, enfatiza Luciana. 

Sobre o Portal Oncoguia

O Portal Oncoguia nasceu a partir de uma inquietação da fundadora da ONG que, durante sua atuação clínica como psico-oncologista, notou que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem uma apuração de qualidade ou até falsas e incorretas, deixavam o paciente com câncer ainda mais assustado, preocupado e desamparado. 

Ao longo das últimas duas décadas, o portal se tornou um canal de informação seguro para esses pacientes, seus familiares e cuidadores, levando conteúdos embasados cientificamente e revisados por um comitê de especialistas na área. Ele também serviu como base para o amadurecimento do Oncoguia como uma instituição de apoio ao paciente com câncer. 

Informações para a Imprensa
Juliana Stern
[email protected]
(11) 97102-0129

Sobre o Oncoguia
O Oncoguia é uma organização sem fins lucrativos que há 14 anos apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível. A instituição atua por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy. Além disso, o Oncoguia dispõe de um canal de atendimento focado no acolhimento e no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas relacionados a acesso, qualidade de vida e direitos dos pacientes. Basta ligar gratuitamente para 0800 773 1666.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho