Direitos de pacientes com câncer existem, mas esbarram em desinformação e demora, diz pesquisa
No Brasil, pessoas com câncer contam com leis que garantem acesso a diagnóstico, tratamento e benefícios sociais, mas, na prática, esses direitos continuam distantes da maioria dos pacientes.
É o que revela uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Oncoguia entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, com mais de 1.500 pacientes oncológicos e familiares em todo o país.
Divulgado nesta quarta-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, o levantamento mostra que 68% dos entrevistados não conhecem nenhuma das principais leis que garantem direitos às pessoas com câncer, como a leis dos 30 dias e dos 60 dias.
A primeira norma garante que pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) com suspeita de câncer realizem exames diagnósticos em, no máximo, 30 dias após o registro médico, e a segunda, prevê o início do tratamento em até 60 dias, totalizando um prazo de 90 dias entre suspeita e tratamento.
Mesmo entre aqueles que afirmam conhecer algum direito, o acesso é frequentemente barrado por burocracia, desinformação e demora: 44% dos pacientes que tentaram exercer seus direitos não conseguiram acessar parte ou a totalidade do que buscaram.
Para Luciana Holtz, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, os dados surpreendem e preocupam. "Direitos ligados ao acesso ao tratamento, que fazem diferença direta na vida e na sobrevida, seguem desconhecidos", afirma.
A história de Carlos José Cursino, 58, diagnosticado com câncer de próstata há um ano, exemplifica bem as dificuldades dessa jornada. Morador de Barueri, na Grande São Paulo, ele recebeu o diagnóstico no dia 30 de janeiro de 2025 em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) perto da sua casa.
Após exames iniciais, Cursino foi encaminhado ao Hospital Estadual do Ipiranga, em São Paulo, onde teve a primeira consulta em maio de 2025. No mês seguinte, veio a indicação médica: seria necessária uma cirurgia. "Desde então, a gente está esperando. Ele entrou numa fila e até hoje não saiu", relata a mulher Nilcéia de Jesus.
Segundo ela, o marido nunca recebeu uma data concreta para o procedimento. Na última consulta, em dezembro, o médico informou apenas a sua posição na fila. "Ele disse que o Carlos era o número 18. Só isso", lembra.
A situação levou o casal a buscar orientação em uma ONG e foi então que descobriram a existência da Lei dos 60 dias. A partir daí, registraram uma reclamação na ouvidoria. A resposta, no entanto, trouxe ainda mais angústia.
"Eles disseram que ele continua sendo o número 18 da fila. A previsão é de que em junho deste ano a cirurgia saia, um ano e meio depois do diagnóstico. Enquanto isso, ele não fez tratamento nenhum, só exames", afirma Nilcéia.
A espera prolongada tem impactos profundos na vida do paciente e da família. Carlos precisou parar de trabalhar na área de logística e hoje tenta obter alguma renda por meio de aplicativos, enquanto aguarda a cirurgia. "O psicológico dele está muito abalado. Ele está muito estressado, ansioso, difícil até de lidar. Tem dias que ele diz que sente que o fim está próximo, que ninguém vai fazer nada por ele."
Para Luciana Holtz, histórias como essa refletem exatamente o que a pesquisa revelou. "O sistema transfere para o paciente, que já está fragilizado pelo tratamento e pelo medo, a responsabilidade de fazer o direito funcionar. Ele precisa reclamar, insistir, recorrer à ouvidoria, muitas vezes à Justiça. Isso gera um cansaço enorme e uma sensação de luta constante", explica.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que o Hospital Ipiranga está em contato com o paciente para agendamento de uma consulta imediata, para continuamente do tratamento. A pasta diz que seguirá acompanhando o caso.
Em entrevista à Folha, o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, afirmou que o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) não há casos oncológicos esperando há mais de 60 dias no estado.
A falta de informação, segundo Holtz, começa no próprio atendimento em saúde, tanto no setor público quanto no privado. "Essa informação deveria fazer parte da primeira consulta. Um manual, uma orientação mínima. O pedido mais frequente dos pacientes é esse: ‘me dê essa informação’. As leis já existem, não precisamos criar novas, precisamos garantir que elas sejam cumpridas", afirma.
Outro ponto crítico é a demora generalizada —seja para iniciar o tratamento, seja para acessar benefícios sociais, previdenciários ou isenções. "Tudo demora muito. Não há agilidade nem sensibilidade em relação ao que aquela pessoa está vivendo. Isso gera descrença no sistema", afirma Holtz.
Questões como transporte para o tratamento, afastamento do trabalho e reorganização da rotina familiar raramente são abordadas no início do cuidado, segundo ela. "O paciente descobre depois que vai precisar ir ao hospital toda semana, que vai ter gastos, que vai precisar de apoio. Quando percebe, já está desestruturado."
Embora a assistência social seja, em teoria, responsável por orientar os pacientes, a estrutura é insuficiente. "No SUS, os assistentes sociais não dão conta da demanda. No setor privado, muitas vezes eles nem existem", afirma. A desinformação, segundo ela, atinge tanto pacientes do sistema público quanto aqueles com plano de saúde.
Fonte: Folha de São Paulo

- Dia Mundial do Câncer: saiba quais são os direitos dos pacientes
- Pesquisa mostra o quanto o peso financeiro do tratamento oncológico dificulta acesso de pacientes a seus direitos garantidos por lei
- Quando o direito vira luta: o que pacientes com câncer estão dizendo ao Brasil
- Câncer de mama impacta carreira e saúde emocional: como empresas podem apoiar
- Agendada audiência pública para discutir sobre políticas públicas para combater o câncer de mama
- Oncoguia lança manual para reduzir dúvidas sobre benefícios após diagnóstico de câncer
- Adolescente baiano celebra última quimioterapia com buzinaço na Paulista
- Câncer de rim: estudo aponta aumento de sobrevida com nova terapia combinada
- Como apoiar alguém com câncer: 10 atitudes que fazem diferença
- Minha história com o câncer e o Tesla azul
- Especialistas explicam os riscos de pesquisar diagnósticos na internet; confira
- Saúde e COP30: Natura foca em catadores da sua cadeia
- Câncer de mama: uma a cada 5 mulheres recusa ajuda com “medo de incomodar”
- Quase metade das mulheres com câncer de mama enfrenta dificuldades financeiras, diz Datafolha
- Como apoiar um amigo com câncer
- Do tumor à pessoa: o cuidado que o Brasil precisa enxergar
- Portaria traz critérios de priorização e novos modelos de compra de medicamentos oncológicos no SUS
- Natura lança programa de saúde, cidadania e bem-estar para catadores e familiares
- Outubro Rosa: o impacto do racismo no câncer de mama entre mulheres negras
- Câmara homenageia campanha Outubro Rosa e reforça importância do diagnóstico precoce
- Medicamento de última geração para câncer de mama agressivo será distribuído pelo SUS
- Instituto Natura e Avon se unem em campanha do Outubro Rosa
- AstraZeneca faz parceria inédita com Correios em campanha do Outubro Rosa
- Apenas 29% das brasileiras têm informações suficientes sobre os cuidados necessários para a saúde das mamas
- Outubro Rosa: Chef Sergio Arno cria pratos exclusivos para o La Pasta Gialla!
- Cuidados aos sobreviventes: um novo olhar na jornada do tratamento do câncer de mama
- Abertura oficial do Outubro Rosa na ALESP reúne especialistas para debater prevenção e cuidados no câncer de mama
- Outubro ferve entre aletas, robôs e um cristo cor-de-rosa
- Uma em cada quatro mulheres com câncer de mama é abandonada durante o tratamento, diz especialista
- Opinião, da TV Cultura, debate o papel da rede de apoio no Outubro Rosa
- Confira editais com inscrições abertas para Outubro
- “Fui diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos”
- A plateia no palco: o papel do paciente nos congressos médicos
- Instituto Oncoguia lança painel para ampliar transparência nas políticas públicas do câncer
- Oncoguia lança painel para ampliar transparência nas políticas públicas do câncer no SUS
- ANS Aprova Incorporação da Radioterapia IMRT para Câncer de Canal Anal a Partir de 2025
- Câmara sedia edição do programa “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”
- Senado oficializa Agosto Branco para conscientizar sobre câncer de pulmão no Brasil
- Brasil perde ritmo no acesso a inovações em saúde, alertam especialistas
- Câmara recebe oficina sobre aprimoramento das legislações municipais de controle do tabagismo
- Sorocaba recebe oficina sobre prevenção do câncer de pulmão
- Agosto Branco traz debate sobre tipo agressivo de câncer de pulmão
- SUS passa a oferecer cirurgia robótica para câncer de próstata com foco em qualidade de vida
- Câncer de pulmão: personalização e parceria representam novos caminhos para pacientes
- Política pública para câncer de mama avançado ainda não alcança pacientes
- Dar um passo à frente do câncer de pulmão é preciso e possível
- Secretário de Saúde de Búzios participa de fórum sobre oncologia no RJ ao lado de autoridades nacionais
- Fórum destaca os desafios do câncer no Sudeste e reúne especialistas em busca de soluções.
- Oncoguia participa de reportagem do Jornal da Tarde sobre desafios no acesso a tratamentos oncológicos no SUS
- Quando o tempo é vida, esperar é crueldade: o drama do paciente com câncer no país
- Medicamentos para câncer de mama incorporados ao SUS em 2021 ainda não chegam às pacientes
- Técnica denuncia racismo após médico não fazer diagnóstico de câncer: ‘Nem sentei no consultório. Ele não me olhou’
- Novo tratamento para câncer de mama apresenta resultados promissores em congresso nos EUA
- Combate ao tabagismo agora prevê ações contra cigarros eletrônicos
- Apenas 5% dos hospitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste oferecem terapias oncológicas padrão ouro
- Instituto Oncoguia denuncia desigualdade no acesso ao tratamento oncológico no SUS e lança manifesto por direitos dos pacientes
- Impasses sobre financiamento e ausência de linhas de cuidado dificultam jornada dos pacientes oncológicos
- Demora na regulamentação do modelo de compra de remédios afeta tratamento de pacientes com câncer
- Tratamento de câncer no SUS tem desigualdades regionais e condutas desatualizadas, diz estudo
- Consinca: portaria de financiamento à assistência farmacêutica ainda não foi publicada
- Fake news sobre saúde ameaçam vidas, alerta presidente do Instituto Oncoguia
- Os avanços e os desafios na jornada de mulheres com câncer
- Carta aberta ao Ministro da Saúde: o Câncer precisa ser prioridade no Brasil
- Março Azul-Marinho reforça alerta sobre o aumento do câncer colorretal entre os jovens
- Câncer de mama: 60% das pacientes são diagnosticadas após prazo legal
- Março Azul-Marinho reforça alerta sobre o aumento do câncer colorretal entre os jovens
- Hospital Ophir Loyola recebe evento do Instituto Oncoguia para reforçar apoio a pacientes
- Câncer: fórum discute os desafios enfrentados por pacientes
- Câncer e estilo de vida: é possível prevenir a doença?
- Veja o que muda com a regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Dia Mundial do Câncer: necessidade de ação urgente e eficiente
- Dados de câncer estão defasados há 4 anos, dizem especialistas
- Seminário debate nova política de combate ao câncer no SUS
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “O câncer está na fila de espera do Brasil e não é tratado de forma prioritária pelo governo”
- Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras
- Exames de rotina: cuidado simples que pode prevenir doenças futuras
- Comissão aprova compra direta de medicamentos contra o câncer pelo Ministério da Saúde
- Pele a salvo: como se cuidar contra o câncer
- Casa Clã + Mama incentivou união de forças na prevenção do câncer de mama
- Audiência Pública na Alesp discute a vacinação para prevenção de câncer de Colo de Útero
- Para especialistas, fake news prejudicaram o avanço da imunização contra o HPV
- Quem cuida de quem cuida?
- Como o processo do tratamento contra câncer de mama impacta na qualidade de vida?
- Oito mitos sobre o câncer de mama
- Câncer de mama: mais um outubro não tão rosa assim
- O papel da espiritualidade no tratamento do câncer de mama
- Aprovada a realização de audiência pública sobre a instituição do dia nacional do radioterapeuta
- Oncoguia conscientiza sobre o câncer de mama no Brasil
- FEMAMA: 38% das mulheres não fazem mamografia como o recomendado
- Mizuno vai doar à Oncoguia o lucro com a venda do Wave Rider 27 SSW, edição Pink Ribbon
- Abordagem mais feminista em consultas poderia evitar mortes de mulheres por câncer
- Gargalos na Oncologia mostram que direitos do paciente não funcionam bem na prática
- As mulheres que 'pausam' tratamento do câncer de mama para engravidar
- La Pasta Gialla cria pratos exclusivos para o Outubro Rosa
- Sessão solene abre Campanha do Outubro Rosa no Congresso
- Câmara e Senado promovem a campanha Outubro Rosa
- Prevenção ao câncer de mama precisa ser mais divulgada
- Outubro Rosa: Mulheres não sabem seus direitos frente ao câncer de mama, mostram dados
- Conhecimento sobre câncer de mama é menor entre mulheres pretas e pardas, diz Datafolha
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “Paciente com câncer de pulmão enfrenta desigualdade no acesso a um tratamento efetivo”
- Pesquisa Datafolha revela que 69% das mulheres se consideram bem-informadas em relação ao câncer de mama, mas cerca de 9 em cada 10 não tem conhecimento sobre os tipos da doença e os seus estágios
- Pesquisa aponta que mulheres desconhecem as recomendações médicas para a mamografia, privilegiam autoexame e ignoram seus direitos na área da saúde
- Outubro Rosa: o papel do diagnóstico precoce para alcançar a cura
- Câncer de mama: 2/3 das brasileiras só fazem exames quando estimuladas
- Congresso Abramge 2023 vai debater estratégias para o reequilíbrio da saúde suplementar no Brasil
- Abramge debaterá os caminhos para a sustentabilidade na saúde
- Mulher descobre câncer na gravidez, faz quimio e filha nasce saudável
- Consumo diário deste suplemento está associado a risco de câncer
- Brasil prepara diretrizes para diagnóstico precoce de câncer
- Outro olhar para o câncer de mama
- Instituto Avon aposta em conteúdo educativo com podcast
- Oncoguia: desigualdade é o principal gargalo do combate ao câncer
- 70% dos moradores de favelas relatam dificuldade para diagnóstico do câncer no SUS
- Câmara Municipal do Rio convida para Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti
- Oncoguia é o destaque de novembro na camisa do Vedacit Vôlei Guarulhos
- ONGs garantem acolhimento e direitos aos pacientes oncológicos
- Pandemia atrasou atendimento para câncer de mama em 67% de pacientes na América Latina
- Outubro Rosa: veja onde fazer exames de mama gratuitos em São Paulo
- Loungerie apresenta lançamento de novos sutiãs cocriados com mulheres que enfrentaram o câncer de mama
- Pandemia impactou diretamente os tratamentos de câncer, aponta pesquisa de ONG
- Droga contra câncer de mama reduz em 50% risco de piora ou morte em estudo
- Comissão promove audiência sobre políticas públicas para o câncer de mama
- Sua Idade: a importância da rede de apoio diante do câncer de mama
- Evento do Oncoguia discute acesso a tratamentos oncológicos no SUS
- Mortes por câncer caem no Brasil, mas motivo é falta de diagnóstico
- 63% dos brasileiros apontam que câncer deve ser doença considerada prioritária pelo governo, aponta levantamento
- Para maior parte dos brasileiros, câncer deve ser prioridade para o governo, diz pesquisa
- Pesquisa: 63% dos brasileiros querem que os governos priorizem tratamentos do câncer
- Duas em dez mulheres têm câncer de mama por causa da herança genética, mostra estudo
- 42% dos brasileiros associam o câncer a sentimentos negativos e morte
- Oncoguia: para 63% dos brasileiros, tratar câncer deve ser prioridade
- Oito em cada dez brasileiros já tiveram contato com o câncer, diz Datafolha
- Fórum abordará desafios da jornada do paciente oncológico no Brasil
- ANS trabalha para reduzir prazo de incorporação de novos medicamentos pelos planos de saúde
- Comissão promove audiência pública sobre combate ao câncer
- Câncer Colorretal – 6 coisas que você precisa saber
- Câncer colorretal atinge mais 40 mil pessoas por ano no país
- Governo e Oncoguia promovem seminário para ampliar prevenção e combate ao câncer de colo de útero
- Meses coloridos conscientizam para causas e aumentam doações
- Projeto torna diagnóstico de câncer mais acessível às pessoas mais necessitadas
- Bolsonaro sanciona lei que obriga plano de saúde a fornecer quimioterapia oral
- Artigo – Câncer: debate, prevenção e ação em meio à pandemia
- Brasileiros se preocupam com a prevenção do câncer, mas não adotam estilo de vida mais saudável
- Pacientes encontram barreiras de acesso aos devidos cuidados
- Retinoblastoma: saiba como identificar e quais os tratamentos para o câncer infantil que atinge os olhos
- Estatuto deve empoderar pessoas com câncer e igualar direitos pelo Brasil
- Informação e apoio para uma vida mais saudável, Oncoguia lança festival do autocuidado em Saúde
- Janeiro Branco: APPO chama atenção da população para a importância dos cuidados com a mente
- Câncer de bexiga: quais as causas, sintomas e tratamento