Classificação do câncer de mama
Classificar um câncer trata-se de determinar o grau de um tumor, o que pode prever o prognóstico de uma paciente. Para isso, o patologista atribui uma nota de 1 a 3 para o tumor, que é baseada em quão a amostra de biópsia se parece com o tecido mamário normal e à rapidez com que as células cancerígenas se dividem.
Em geral, o menor grau (1) indica um câncer de crescimento mais lento e que é menos provável de se disseminar, enquanto um grau mais alto (2 e 3) indica um câncer de crescimento mais rápido e mais provável de se disseminar.
Classificação histológica do câncer de mama invasivo
São examinadas três das células cancerígenas e a cada uma se atribui uma pontuação para determinar a classificação histológica. As pontuações são somadas para se obter um número entre 3 e 9 que é utilizado então para obter um grau entre 1, 2 e 3, o que será registrado no laudo de patologia. Às vezes, os termos “bem diferenciado”, “moderadamente diferenciado” e “pouco diferenciado” são usados para descrever o grau no lugar dos números:
- Grau 1 ou bem diferenciado (Pontuação 3, 4 ou 5). As células estão crescendo mais lentamente e se parecem mais com o tecido normal da mama.
- Grau 2 ou moderadamente diferenciado (Pontuação 6 ou 7). Têm características entre os tipos 1 e 3.
- Grau 3 ou pouco diferenciado (Pontuação 8 ou 9). As células não tem características normais e tendem a crescer e se disseminar de forma mais rápida.
Classificação do carcinoma ductal in situ
O carcinoma ductal in situ, que é o câncer de mama localizado dentro do ducto mamário e considerado um câncer pré-invasivo, também é classificado quanto a aparência das células cancerígenas e têm um sistema de classificação similar ao do câncer de mama invasivo.
- Grau 1 ou de baixo grau. As células crescem mais lentamente e se parecem com células mamárias normais. Essas células tendem a ter receptores de estrogênio e progesterona positivos (ER+ e PR+).
- Grau 2 ou grau intermediário. As células estão em desenvolvimento e tem características entre os graus 1 e 3.
- Grau 3 ou alto grau. As células cancerígenas são muito diferentes das células normais e estão crescendo rapidamente. Essas células tendem a não ter receptores de estrogênio e progesterona (ER- e PR-). O carcinoma ductal de alto grau tem mais probabilidade de se transformar em câncer de mama invasivo.
Necrose. A classificação também pode indicar a presença de necrose, o que significa que o tumor está crescendo rapidamente. O termo necrose comedogênica é usado se um ducto mamário conter células mortas. A necrose comedogênica geralmente está associada a um alto grau do carcinoma ductal in situ.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 08/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Outros testes genéticos para câncer de mama
- Câncer de mama: ploidia e proliferação celular
- Testes da expressão gênica do câncer de mama
- Câncer de mama HER2
- Câncer de mama receptor de hormônio
- Diagnosticando o câncer de mama durante a gravidez
- Exames de imagem para câncer de mama disseminado
- Ressonância magnética das mamas
- Taxa de sobrevida para câncer de mama
- Estadiamento do câncer de mama
- Mamografia das mamas
- Ultrassom das mamas
- Recomendações para diagnóstico precoce do câncer de mama
- Biópsia da mama
- Exames experimentais para diagnóstico do câncer de mama
- Sinais e sintomas do câncer de mama