Câncer de mama impacta carreira e saúde emocional: como empresas podem apoiar
Neste Janeiro Branco, psico-oncologista representante do Movimento Pelo Cuidado das Mamas oferece dicas para promoção de conscientização e inclusão por equipes de Recursos Humanos
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete e mata mulheres no Brasil e o país lida com um aumento de diagnósticos em mulheres com menos de 50 anos, conforme dados do Ministério da Saúde, o que tem impactado o mercado de trabalho. Segundo pesquisa realizada em 2024 pelo Datafolha, quatro em cada 10 brasileiras param de trabalhar após descobrirem a doença, o que representa em média 20 mil mulheres deixando seus empregos ou atividades profissionais todos os anos, conforme dados do Panorama do Câncer de Mama, estudo feito anualmente pelo Instituto Natura com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para além do comprometimento físico e rotinas possivelmente intensas de tratamento, o impacto psicoemocional do diagnóstico e tratamento de câncer pode ser um desencadeador para que mulheres não consigam seguir com sua rotina de trabalho. Isso se intensifica quando não há apoio e retaguarda personalizada por parte das empresas, de acordo com Luciana Holtz, psico-oncologista e presidente do Oncoguia, parceiro do Instituto Natura, da Avon, da RD Saúde e da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Movimento pelo Cuidado das Mamas, aliança de conscientização sobre o cuidado com a saúde das mamas.
Luciana afirma que, quando adaptado e alicerçado por uma política de recursos humanos inclusiva, o trabalho pode não só ser conciliado à rotina oncológica, como se tornar uma motivação para que a mulher passe pela jornada da doença com mais leveza. “A doença chega desmontando tudo. Ela impacta o corpo, o psicológico, a rotina, a vida familiar e também o trabalho e o financeiro. Mas se o trabalho é importante para aquela mulher, faz com que ela se sinta bem e ativa, manter esse trabalho vai ajudá-la a manter vivo o senso de utilidade e pertencimento e sem dúvida, ajudar a passar pelo tratamento de maneira mais leve”, diz.
Segundo a especialista, a depender da atividade exercida pela pessoa, adaptações simples como flexibilização de horários, permissão para trabalhar de casa e redução de atividades podem viabilizar a conciliação entre trabalho e tratamento. E efemérides como o Janeiro Branco, assim como o início de um novo ano, podem ajudar a abrir espaço para este tipo de discussão dentro das empresas.
“É preciso uma política interna e equipe treinada para entender o que essa colaboradora está passando e precisa naquele momento, com empatia e flexibilidade. Os bons exemplos a gente tem e passam por chefes que escutam, que entendem, que conversam e adaptam”, diz a psico-oncologista. Treinamentos de comunicação e acolhimento, regras claras e pré-estabelecidas para este tipo de situação e auxílios extras para colaboradores diagnosticados, como apoio psicológico e manutenção do salário mesmo em caso de afastamento, são boas práticas.
Conscientização também deve ser abraçada pelo corporativo
Para além de dar suporte para colaboradores diagnosticados com câncer, as empresas podem ajudar no fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer de mama com campanhas internas de conscientização e estímulo à rotina de exames para rastreamento da doença, como é, inclusive, um direito garantido pela legislação brasileira, afirma Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas Pelo Cuidado Com a Saúde das Mamas no Instituto Natura.
“Precisamos falar de rotina de exames, sinais da doença e detecção precoce para além do Outubro Rosa e na maior quantidade de espaços possível. Este é o objetivo do Movimento Pelo Cuidado das Mamas: unir forças para aumentar a conscientização, garantir acesso ao diagnóstico precoce e assim reduzir a mortalidade pela doença. Ao mesmo tempo, o Instituto Natura também atua em outra frente que apoia o desenvolvimento de Políticas Públicas qualificadas e eficientes para aumentar o acesso a exames de rastreamento em todo o país”, afirma Mariana.
“A Lei já determina que todo funcionário tem direito a três ausências no ano para fazer exames de rotina, mas criar políticas e campanhas corporativas que reconheçam esse direito e incentivem isso, como busca ativa das colaboradoras na faixa etária alvo de rastreamento, compartilhamento de fotos e depoimentos de pessoas fazendo os exames nas redes de comunicação interna, criação de espaços de diálogo sobre o assunto e incentivo às lideranças para reforçarem a importância da gestão da própria saúde podem aumentar a adesão e criar uma cultura de autocuidado”, complementa a psico-oncologista Luciana.
Sobre o Movimento Pelo Cuidado das Mamas
O Movimento pelo Cuidado das Mamas é uma iniciativa que tem como objetivo unir forças, vozes e informações em prol da saúde da mulher. Este movimento nacional leva informação de qualidade para todas as mulheres do Brasil com o foco no cuidado com a saúde das mamas, porque cuidar da saúde é um ato de coragem, amor e transformação. Os parceiros do Movimento são Instituto Natura, Avon, RD Saúde (grupo das farmácias Raia e Drogasil), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Oncoguia.
Sobre o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.
Sobre a Avon
Avon é uma das maiores marcas de beleza do mundo e pertence à Natura Cosméticos. Há 138 anos, a Avon tem em sua essência um compromisso com as mulheres, promovendo não apenas experiências em beleza e autocuidado, mas também ações concretas em prol de sua independência e bem-estar. Presente no Brasil desde 1958, concentra no país sua maior operação. Seu portfólio diversificado inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas mundialmente reconhecidas, como as linhas de maquiagem Power Stay, Tratamake e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care, além dos perfumes Far Away, Love|U, Attraction, Segno e 300km/H. Além disso, a marca oferece uma variedade de itens para Casa & Estilo. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.
Sobre o Oncoguia
O Oncoguia é uma organização sem fins lucrativos que há 15 anos apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível. A instituição atua por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy. Além disso, o Oncoguia dispõe de um canal de atendimento focado no acolhimento e no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas relacionados a acesso, qualidade de vida e direitos dos pacientes. Basta ligar gratuitamente para 0800 773 1666.
Sobre a RD Saúde
A RD Saúde é resultado da fusão, em 2011, da Droga Raia e da Drogasil, que combinam trajetória de mais de um século no varejo farmacêutico. Atualmente, o grupo está presente em todos os estados do país, com mais de 3.400 farmácias e 70 mil funcionários. Em 2024, ao adotar uma nova marca corporativa, a companhia reforçou a sua atuação como ecossistema de saúde voltado para prestação de serviços e cuidados com o bem-estar da população. Desta forma, continua ampliando sua capilaridade física e digital, disseminando um novo conceito de farmácia em um modelo de negócio multicanal.
Sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer é uma associação, também denominada pela sigla RFNCC, que abrange atualmente 18 estados e o Distrito Federal, com sedes instaladas em mais de 400 municípios que emprega esforços para concretizar sua missão e atuar na prevenção do câncer e na promoção da saúde. Coordenando as redes de combate ao câncer estaduais, a fim de impulsionar novas ações que resultem na otimização do tratamento, na sua eficácia e no bem-estar dos pacientes.
Fonte: Segs

- Dia Mundial do Câncer: saiba quais são os direitos dos pacientes
- Pesquisa mostra o quanto o peso financeiro do tratamento oncológico dificulta acesso de pacientes a seus direitos garantidos por lei
- Quando o direito vira luta: o que pacientes com câncer estão dizendo ao Brasil
- Direitos de pacientes com câncer existem, mas esbarram em desinformação e demora, diz pesquisa
- Agendada audiência pública para discutir sobre políticas públicas para combater o câncer de mama
- Oncoguia lança manual para reduzir dúvidas sobre benefícios após diagnóstico de câncer
- Adolescente baiano celebra última quimioterapia com buzinaço na Paulista
- Câncer de rim: estudo aponta aumento de sobrevida com nova terapia combinada
- Como apoiar alguém com câncer: 10 atitudes que fazem diferença
- Minha história com o câncer e o Tesla azul
- Especialistas explicam os riscos de pesquisar diagnósticos na internet; confira
- Saúde e COP30: Natura foca em catadores da sua cadeia
- Câncer de mama: uma a cada 5 mulheres recusa ajuda com “medo de incomodar”
- Quase metade das mulheres com câncer de mama enfrenta dificuldades financeiras, diz Datafolha
- Como apoiar um amigo com câncer
- Do tumor à pessoa: o cuidado que o Brasil precisa enxergar
- Portaria traz critérios de priorização e novos modelos de compra de medicamentos oncológicos no SUS
- Natura lança programa de saúde, cidadania e bem-estar para catadores e familiares
- Outubro Rosa: o impacto do racismo no câncer de mama entre mulheres negras
- Câmara homenageia campanha Outubro Rosa e reforça importância do diagnóstico precoce
- Medicamento de última geração para câncer de mama agressivo será distribuído pelo SUS
- Instituto Natura e Avon se unem em campanha do Outubro Rosa
- AstraZeneca faz parceria inédita com Correios em campanha do Outubro Rosa
- Apenas 29% das brasileiras têm informações suficientes sobre os cuidados necessários para a saúde das mamas
- Outubro Rosa: Chef Sergio Arno cria pratos exclusivos para o La Pasta Gialla!
- Cuidados aos sobreviventes: um novo olhar na jornada do tratamento do câncer de mama
- Abertura oficial do Outubro Rosa na ALESP reúne especialistas para debater prevenção e cuidados no câncer de mama
- Outubro ferve entre aletas, robôs e um cristo cor-de-rosa
- Uma em cada quatro mulheres com câncer de mama é abandonada durante o tratamento, diz especialista
- Opinião, da TV Cultura, debate o papel da rede de apoio no Outubro Rosa
- Confira editais com inscrições abertas para Outubro
- “Fui diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos”
- A plateia no palco: o papel do paciente nos congressos médicos
- Instituto Oncoguia lança painel para ampliar transparência nas políticas públicas do câncer
- Oncoguia lança painel para ampliar transparência nas políticas públicas do câncer no SUS
- ANS Aprova Incorporação da Radioterapia IMRT para Câncer de Canal Anal a Partir de 2025
- Câmara sedia edição do programa “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”
- Senado oficializa Agosto Branco para conscientizar sobre câncer de pulmão no Brasil
- Brasil perde ritmo no acesso a inovações em saúde, alertam especialistas
- Câmara recebe oficina sobre aprimoramento das legislações municipais de controle do tabagismo
- Sorocaba recebe oficina sobre prevenção do câncer de pulmão
- Agosto Branco traz debate sobre tipo agressivo de câncer de pulmão
- SUS passa a oferecer cirurgia robótica para câncer de próstata com foco em qualidade de vida
- Câncer de pulmão: personalização e parceria representam novos caminhos para pacientes
- Política pública para câncer de mama avançado ainda não alcança pacientes
- Dar um passo à frente do câncer de pulmão é preciso e possível
- Secretário de Saúde de Búzios participa de fórum sobre oncologia no RJ ao lado de autoridades nacionais
- Fórum destaca os desafios do câncer no Sudeste e reúne especialistas em busca de soluções.
- Oncoguia participa de reportagem do Jornal da Tarde sobre desafios no acesso a tratamentos oncológicos no SUS
- Quando o tempo é vida, esperar é crueldade: o drama do paciente com câncer no país
- Medicamentos para câncer de mama incorporados ao SUS em 2021 ainda não chegam às pacientes
- Técnica denuncia racismo após médico não fazer diagnóstico de câncer: ‘Nem sentei no consultório. Ele não me olhou’
- Novo tratamento para câncer de mama apresenta resultados promissores em congresso nos EUA
- Combate ao tabagismo agora prevê ações contra cigarros eletrônicos
- Apenas 5% dos hospitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste oferecem terapias oncológicas padrão ouro
- Instituto Oncoguia denuncia desigualdade no acesso ao tratamento oncológico no SUS e lança manifesto por direitos dos pacientes
- Impasses sobre financiamento e ausência de linhas de cuidado dificultam jornada dos pacientes oncológicos
- Demora na regulamentação do modelo de compra de remédios afeta tratamento de pacientes com câncer
- Tratamento de câncer no SUS tem desigualdades regionais e condutas desatualizadas, diz estudo
- Consinca: portaria de financiamento à assistência farmacêutica ainda não foi publicada
- Fake news sobre saúde ameaçam vidas, alerta presidente do Instituto Oncoguia
- Os avanços e os desafios na jornada de mulheres com câncer
- Carta aberta ao Ministro da Saúde: o Câncer precisa ser prioridade no Brasil
- Março Azul-Marinho reforça alerta sobre o aumento do câncer colorretal entre os jovens
- Câncer de mama: 60% das pacientes são diagnosticadas após prazo legal
- Março Azul-Marinho reforça alerta sobre o aumento do câncer colorretal entre os jovens
- Hospital Ophir Loyola recebe evento do Instituto Oncoguia para reforçar apoio a pacientes
- Câncer: fórum discute os desafios enfrentados por pacientes
- Câncer e estilo de vida: é possível prevenir a doença?
- Veja o que muda com a regulamentação da Política Nacional do Câncer
- Dia Mundial do Câncer: necessidade de ação urgente e eficiente
- Dados de câncer estão defasados há 4 anos, dizem especialistas
- Seminário debate nova política de combate ao câncer no SUS
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “O câncer está na fila de espera do Brasil e não é tratado de forma prioritária pelo governo”
- Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras
- Exames de rotina: cuidado simples que pode prevenir doenças futuras
- Comissão aprova compra direta de medicamentos contra o câncer pelo Ministério da Saúde
- Pele a salvo: como se cuidar contra o câncer
- Casa Clã + Mama incentivou união de forças na prevenção do câncer de mama
- Audiência Pública na Alesp discute a vacinação para prevenção de câncer de Colo de Útero
- Para especialistas, fake news prejudicaram o avanço da imunização contra o HPV
- Quem cuida de quem cuida?
- Como o processo do tratamento contra câncer de mama impacta na qualidade de vida?
- Oito mitos sobre o câncer de mama
- Câncer de mama: mais um outubro não tão rosa assim
- O papel da espiritualidade no tratamento do câncer de mama
- Aprovada a realização de audiência pública sobre a instituição do dia nacional do radioterapeuta
- Oncoguia conscientiza sobre o câncer de mama no Brasil
- FEMAMA: 38% das mulheres não fazem mamografia como o recomendado
- Mizuno vai doar à Oncoguia o lucro com a venda do Wave Rider 27 SSW, edição Pink Ribbon
- Abordagem mais feminista em consultas poderia evitar mortes de mulheres por câncer
- Gargalos na Oncologia mostram que direitos do paciente não funcionam bem na prática
- As mulheres que 'pausam' tratamento do câncer de mama para engravidar
- La Pasta Gialla cria pratos exclusivos para o Outubro Rosa
- Sessão solene abre Campanha do Outubro Rosa no Congresso
- Câmara e Senado promovem a campanha Outubro Rosa
- Prevenção ao câncer de mama precisa ser mais divulgada
- Outubro Rosa: Mulheres não sabem seus direitos frente ao câncer de mama, mostram dados
- Conhecimento sobre câncer de mama é menor entre mulheres pretas e pardas, diz Datafolha
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “Paciente com câncer de pulmão enfrenta desigualdade no acesso a um tratamento efetivo”
- Pesquisa Datafolha revela que 69% das mulheres se consideram bem-informadas em relação ao câncer de mama, mas cerca de 9 em cada 10 não tem conhecimento sobre os tipos da doença e os seus estágios
- Pesquisa aponta que mulheres desconhecem as recomendações médicas para a mamografia, privilegiam autoexame e ignoram seus direitos na área da saúde
- Outubro Rosa: o papel do diagnóstico precoce para alcançar a cura
- Câncer de mama: 2/3 das brasileiras só fazem exames quando estimuladas
- Congresso Abramge 2023 vai debater estratégias para o reequilíbrio da saúde suplementar no Brasil
- Abramge debaterá os caminhos para a sustentabilidade na saúde
- Mulher descobre câncer na gravidez, faz quimio e filha nasce saudável
- Consumo diário deste suplemento está associado a risco de câncer
- Brasil prepara diretrizes para diagnóstico precoce de câncer
- Outro olhar para o câncer de mama
- Instituto Avon aposta em conteúdo educativo com podcast
- Oncoguia: desigualdade é o principal gargalo do combate ao câncer
- 70% dos moradores de favelas relatam dificuldade para diagnóstico do câncer no SUS
- Câmara Municipal do Rio convida para Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti
- Oncoguia é o destaque de novembro na camisa do Vedacit Vôlei Guarulhos
- ONGs garantem acolhimento e direitos aos pacientes oncológicos
- Pandemia atrasou atendimento para câncer de mama em 67% de pacientes na América Latina
- Outubro Rosa: veja onde fazer exames de mama gratuitos em São Paulo
- Loungerie apresenta lançamento de novos sutiãs cocriados com mulheres que enfrentaram o câncer de mama
- Pandemia impactou diretamente os tratamentos de câncer, aponta pesquisa de ONG
- Droga contra câncer de mama reduz em 50% risco de piora ou morte em estudo
- Comissão promove audiência sobre políticas públicas para o câncer de mama
- Sua Idade: a importância da rede de apoio diante do câncer de mama
- Evento do Oncoguia discute acesso a tratamentos oncológicos no SUS
- Mortes por câncer caem no Brasil, mas motivo é falta de diagnóstico
- 63% dos brasileiros apontam que câncer deve ser doença considerada prioritária pelo governo, aponta levantamento
- Para maior parte dos brasileiros, câncer deve ser prioridade para o governo, diz pesquisa
- Pesquisa: 63% dos brasileiros querem que os governos priorizem tratamentos do câncer
- Duas em dez mulheres têm câncer de mama por causa da herança genética, mostra estudo
- 42% dos brasileiros associam o câncer a sentimentos negativos e morte
- Oncoguia: para 63% dos brasileiros, tratar câncer deve ser prioridade
- Oito em cada dez brasileiros já tiveram contato com o câncer, diz Datafolha
- Fórum abordará desafios da jornada do paciente oncológico no Brasil
- ANS trabalha para reduzir prazo de incorporação de novos medicamentos pelos planos de saúde
- Comissão promove audiência pública sobre combate ao câncer
- Câncer Colorretal – 6 coisas que você precisa saber
- Câncer colorretal atinge mais 40 mil pessoas por ano no país
- Governo e Oncoguia promovem seminário para ampliar prevenção e combate ao câncer de colo de útero
- Meses coloridos conscientizam para causas e aumentam doações
- Projeto torna diagnóstico de câncer mais acessível às pessoas mais necessitadas
- Bolsonaro sanciona lei que obriga plano de saúde a fornecer quimioterapia oral
- Artigo – Câncer: debate, prevenção e ação em meio à pandemia
- Brasileiros se preocupam com a prevenção do câncer, mas não adotam estilo de vida mais saudável
- Pacientes encontram barreiras de acesso aos devidos cuidados
- Retinoblastoma: saiba como identificar e quais os tratamentos para o câncer infantil que atinge os olhos
- Estatuto deve empoderar pessoas com câncer e igualar direitos pelo Brasil
- Informação e apoio para uma vida mais saudável, Oncoguia lança festival do autocuidado em Saúde
- Janeiro Branco: APPO chama atenção da população para a importância dos cuidados com a mente
- Câncer de bexiga: quais as causas, sintomas e tratamento