Tratamento dos tumores pituitários funcionais

O tratamento dos tumores pituitários funcionais depende do tipo de hormônio produzido:

  • Adenomas secretores de prolactina

Diferentemente da maioria dos outros tumores, a cirurgia geralmente não é o primeiro tratamento para esses tumores.
 
Às vezes, esses tumores podem ser apenas acompanhados, sem iniciar o tratamento de imediato. Se o tumor não for muito grande e não estiver provocando sintomas, os níveis de prolactina devem ser verificados regularmente. Se começarem a subir, deve ser feita uma ressonância magnética para verificar se o tumor está crescendo.
 
Se for necessário iniciar o tratamento, são utilizados inicialmente medicamentos conhecidos como agonistas da dopamina, como cabergolina ou bromocriptina, que controlam os níveis da prolactina e retardam o crescimento de prolactinomas para que a cirurgia não seja necessária.
 
Se o tratamento com um desses medicamentos responder, pode ser administrado de forma contínua para o resto da vida do paciente. No entanto, se o tratamento responder por pelo menos dois anos e os exames de ressonância magnética não mostrarem mais um tumor, uma opção seria interromper o medicamento.
 
Se o tumor não responder ao tratamento ou se ocorrerem efeitos colaterais importantes, a cirurgia é considerada.
 
A radioterapia pode ser realizada após a cirurgia para diminuir o risco da recidiva do tumor, principalmente para tumores maiores (macroadenomas). Também pode ser uma opção se o tratamento com medicamentos e a cirurgia não forem bem-sucedidos.

  • Adenomas secretores do hormônio do crescimento

Adultos com esses tumores geralmente têm acromegalia, enquanto as crianças têm gigantismo.
 
A cirurgia é geralmente o primeiro tratamento para esses adenomas, embora, muitas vezes, não seja possível remover todo o tumor. Às vezes, os análogos da somatostatina, octreotide ou lanreotide, podem ser administrados por alguns meses antes da cirurgia. Isso pode fazer com que o tumor reduza seu tamanho, o que poderia melhorar a chance de que todo o tumor seja removido durante a cirurgia.
 
Se o hormônio do crescimento e IGF-1 permanecem elevados após a cirurgia, as opções são, se possível, uma segunda cirurgia ou tratamento com um análogo da somatostatina. A radioterapia pode ser outra opção, mas é usada com mais frequência quando a cirurgia e o tratamento com medicamentos não derem resultado, porque a resposta à radiação é mais lenta e pode levar à redução dos níveis de outros hormônios pituitários.
 
Para pacientes que, por algum motivo, não podem fazer a cirurgia o primeiro tratamento geralmente é com um análogo da somatostatina.
 
Se o análogo da somatostatina não responder, outros tipos de medicamentos podem ser tentados, como pegvisomanto (um antagonista do GH) ou cabergolina ou bromocriptina (agonistas da dopamina).

  • Adenomas secretores de corticotropina (ACTH)

Esses tumores fazem com que as glândulas suprarrenais produzam excesso de cortisol, que podem provocar a doença de Cushing.
 
A cirurgia é geralmente o principal tratamento. Se a cirurgia não remover completamente ou se o tumor recidivar, as duas opções principais são uma segunda cirurgia ou a radioterapia. A radioterapia muitas vezes pode levar meses para dar resultado, então podem ser administrados medicamentos para ajudar a controlar os níveis de cortisol no mesmo período.
 
Se a cirurgia e a radioterapia não controlarem a produção de cortisol, as opções de tratamento podem incluir a retirada das glândulas suprarrenais ou o uso de medicamentos para tentar controlar os níveis de cortisol.
 
Vários tipos de medicamentos podem ser usados para tumores secretores de ACTH, como pasireotide (análogo da somatostatina) ou cabergolina (agonista da dopamina). Outros medicamentos podem impedir que as glândulas suprarrenais produzam cortisol ou limitar os efeitos do cortisol no corpo. Mas alguns desses medicamentos podem ter efeitos colaterais importantes que os tornam difíceis de tomar por longos períodos de tempo.
 
Se esses tratamentos não forem úteis ou se o paciente não pode tomar os medicamentos por causa dos efeitos colaterais, ambas as glândulas suprarrenais podem ser removidas num procedimento denominado adrenalectomia bilateral, que pode ser realizada por laparoscopia.
 
Se as glândulas suprarrenais forem removidas, a glândula pituitária será tratada primeiramente com radioterapia. Caso contrário, a remoção das suprarrenais pode provocar um aumento no tumor e que ele cresça nas estruturas próximas da hipófise. Isso é conhecido como síndrome de Nelson. Isso pode danificar as partes normais da glândula pituitária provocando problemas de deficiência hormonal. Também pode levar a níveis elevados de ACTH. Como o ACTH é similar ao hormônio que provoca o bronzeamento da pele, os altos níveis de ACTH tornarão a pele mais escura.

  • Adenomas secretores de tireotropina (TSH)

O principal tratamento para esses tumores geralmente é a cirurgia. Entretanto, é importante restaurar os níveis do hormônio da tireoide antes da cirurgia, o que geralmente é feito administrando-se um análogo da somatostatina, como o octreotide por vários meses antes do procedimento. Isso também pode reduzir o tamanho do tumor antes da realização da cirurgia.
 
Se a cirurgia não remover completamente o tumor ou se não puder ser realizada por algum motivo, as opções de tratamento podem incluir a administração de medicamentos, um análogo da somatostatina, como octreotide ou lanreotide, ou um agonista da dopamina, como cabergolina ou bromocriptina, ou a administração de radioterapia. Alguns dos medicamentos que podem ser úteis são um análogo da somatostatina, como octreotida ou lanreotida, ou um agonista da dopamina, como cabergolina ou bromocriptina. Cada um desses tratamentos pode ter prós e contras. Por exemplo, se os medicamentos forem eficazes, precisarão ser administrados pelo resto da vida. A radioterapia geralmente leva alguns meses para fazer efeito, portanto, medicamentos como os citados acima geralmente precisam ser administrados durante esse tempo. A radioterapia também pode provocar efeitos colaterais, como danos às áreas normais da hipófise, enquanto os medicamentos também podem apresentar seus próprios efeitos colaterais.
 
Independentemente do tipo de tratamento utilizado, é importante observar possíveis sinais de recidiva da doença após o tratamento, que pode ser acompanhado com a realização de exames de sangue e exames de imagem.

  • Adenomas secretores de gonadotropina (FSH/LH)

Os hormônios produzidos por esses tumores - hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) – geralmente não provocam sintomas, de modo que eles, muitas vezes, não são diagnosticados até que estejam grandes e ameaçando estruturas vitais.
 
O tratamento desses tumores é geralmente similar ao utilizado para o adenoma não funcional.
 
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/10/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho