O tratamento de um câncer é baseado em fatores que incluem o tipo do tumor, se existe disseminação para linfonodos ou metástases (estadiamento da doença), estado geral do paciente, momento do diagnóstico, doenças concomitantes e opções terapêuticas.
Pensando nisso, elaboramos uma série de perguntas que poderão ajuda-lo(a) durante a consulta com seu oncologista, a entender como será seu tratamento e quais as melhores opções para seu caso.
Vamos lá?
Sobre o tratamento
Sobre o término do tratamento
Sobre câncer avançado
Gerenciando a dor
Sobre estudos clínicos
Suportes disponíveis
Sobre cuidados paliativos
Estabelecer uma boa comunicação com o seu médico e com a equipe que cuida de você é essencial para um bom resultado do seu tratamento. Mas nós também sabemos que, as vezes, não nos sentimos muito no direito de questioná-los. Por isso, é muito importante que saiba: É da SUA vida que vocês estão falando. Ao se tornar um paciente ativo na determinação junto com seu médico do melhor para o seu caso, você se sentirá mais tranquilo, participativo e confiante diante do seu tratamento.
Estas são apenas sugestões de perguntas que podem ajudá-lo(a) na comunicação com seu médico. Se for útil para você, aproveite. O importante é não ficar com dúvidas!
Este conteúdo ajudou você?
A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.
O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.