top
Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Boehringer Eisai Bayer Janssen MSD ACS Mundipharma Takeda Susan Komen Astellas UICC Libbs Healthy Americas GBT


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Classificação do Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/10/2014 - Data de atualização: 20/06/2017


O patologista atribui uma nota para o câncer, que é baseada em quão a amostra de biópsia se parece com o tecido mamário normal e à rapidez com que as células cancerosas se dividem. O grau pode prever o prognóstico de uma mulher.

Em geral, menor grau indica um câncer de crescimento mais lento e é menos provável que se dissemine, enquanto um grau mais alto indica um câncer de crescimento mais rápido, mais provável de se disseminar. O grau do tumor é um fator importante para a continuação (ou não) do tratamento após a cirurgia.

Classificação Histológica

São examinadas três características histológicas e a cada uma se atribui uma pontuação para determinar a classificação histológica. As pontuações são somadas. A soma entre 3 e 9 é utilizada para obter um grau entre 1, 2 e 3 e que pode aparecer no seu lado de patologia. Às vezes, os termos bem diferenciado, moderadamente diferenciado e pouco diferenciado são usados para descrever o grau em vez dos números:

  • Grau 1 ou bem diferenciado (Pontuação 3, 4 ou 5). As células estão crescendo mais lentamente e se parecem mais com o tecido normal da mama.
  • Grau 2 ou moderadamente diferenciado (Pontuação 6 ou 7). Têm características entre os tipos 1 e 3.
  • Grau 3 ou pouco diferenciado (Pontuação 8 ou 9). As células não tem características normais e tendem a crescer e se disseminar de forma mais agressiva.

Classificação do Carcinoma Ductal In Situ

O carcinoma ductal in situ é classificado apenas em quão anormais as células cancerosas se observam. A necrose também é vista. Se houver necrose, significa que o tumor está crescendo rapidamente.

O termo comedocarcinoma é frequentemente usado para descrever o carcinoma ductal in situ com muita necrose. Se um ducto da mama é preenchido com células mortas, o termo comedonecrose pode ser usado. Comedocarcinoma e comedonecrose estão associados a um alto grau de carcinoma ductal in situ.

Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2017 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive