Tipos de Câncer

Câncer de Mama

Categorias


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Financiadores

Roche Novartis Varian Bristol MerckSerono Lilly Amgen Pfizer AstraZeneca Bayer Janssen MSD Mundipharma Takeda Astellas UICC GBT Abbvie Ipsen


  • tamanho da letra
  • A-
  • A+

Classificação do Câncer de Mama

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 09/10/2014 - Data de atualização: 20/06/2017


O patologista atribui uma nota para o câncer, que é baseada em quão a amostra de biópsia se parece com o tecido mamário normal e à rapidez com que as células cancerosas se dividem. O grau pode prever o prognóstico de uma mulher.

Em geral, menor grau indica um câncer de crescimento mais lento e é menos provável que se dissemine, enquanto um grau mais alto indica um câncer de crescimento mais rápido, mais provável de se disseminar. O grau do tumor é um fator importante para a continuação (ou não) do tratamento após a cirurgia.

Classificação Histológica

São examinadas três características histológicas e a cada uma se atribui uma pontuação para determinar a classificação histológica. As pontuações são somadas. A soma entre 3 e 9 é utilizada para obter um grau entre 1, 2 e 3 e que pode aparecer no seu lado de patologia. Às vezes, os termos bem diferenciado, moderadamente diferenciado e pouco diferenciado são usados para descrever o grau em vez dos números:

  • Grau 1 ou bem diferenciado (Pontuação 3, 4 ou 5). As células estão crescendo mais lentamente e se parecem mais com o tecido normal da mama.
  • Grau 2 ou moderadamente diferenciado (Pontuação 6 ou 7). Têm características entre os tipos 1 e 3.
  • Grau 3 ou pouco diferenciado (Pontuação 8 ou 9). As células não tem características normais e tendem a crescer e se disseminar de forma mais agressiva.

Classificação do Carcinoma Ductal In Situ

O carcinoma ductal in situ é classificado apenas em quão anormais as células cancerosas se observam. A necrose também é vista. Se houver necrose, significa que o tumor está crescendo rapidamente.

O termo comedocarcinoma é frequentemente usado para descrever o carcinoma ductal in situ com muita necrose. Se um ducto da mama é preenchido com células mortas, o termo comedonecrose pode ser usado. Comedocarcinoma e comedonecrose estão associados a um alto grau de carcinoma ductal in situ.

Fonte: American Cancer Society (18/08/2016)


Este conteúdo ajudou você?

Sim Não


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive