Confira aqui os depoimentos

  • Meiri. - Câncer de Colo do Útero
    "O meu relato é sobre minha mãe, mas acredito que pode servir de alerta para muitas pessoas."

O meu relato é sobre minha mãe, mas acredito que pode servir de alerta para muitas pessoas.

Em 2018, minha mãe começou a apresentar uma diarreia persistente que não passava. Por conta disso, perdeu bastante peso. Eu e meus irmãos sempre tentávamos convencê-la a procurar um médico, mas ela era irredutível.

O tempo foi passando, e em 2022 ela começou a ter um corrimento vaginal gelatinoso e sanguinolento, com um cheiro forte. Além disso, sentia muitas dores nas pernas. Até que, um dia, a dor foi tão intensa que ela decidiu ir ao hospital. O médico suspeitou de câncer de colo de útero — e acertou no diagnóstico. Infelizmente, o câncer já estava em estágio avançado, tornando a cirurgia inviável. Descobrimos que o sintoma intestinal estava diretamente relacionado ao câncer.

O diagnóstico foi de carcinoma epidermóide invasivo. Ela iniciou o tratamento com quimioterapia branca e radioterapia, mas, apesar dos esforços, o câncer continuou a evoluir, e ela veio a falecer em janeiro de 2023.

Minha mãe não realizava o exame de Papanicolau e era fumante. Deixo aqui um conselho para todas as mulheres: realizem os exames de rastreamento com regularidade e busquem manter hábitos de vida saudáveis. Essa doença é cruel, e o impacto dela atinge não apenas quem a enfrenta, mas toda a família.

Grata!

Precisa de ajuda? Fale com o Oncoguia aqui!