Confira aqui os depoimentos

  • AMS - Câncer de Boca e Orofaringe
    Câncer é uma doença difícil, dura, mas não podemos desanimar e deixar a peteca cair

Olá,

Gostaria de dizer que realmente o Câncer é uma doença difícil, dura, mas não podemos desanimar e deixar a peteca cair. Muitas vezes passamos por momentos longos de sofrimento, todos falam para termos paciência e fé em Deus. Sim, é um grande aprendizado à todos, ao paciente, à família, aos amigos. Não é fácil, mesmo, mas não podemos perder a esperança, não podemos desanimar. Foi diagnosticado câncer de boca, em meu marido. Ele está em tratamento há 3 anos.

O que eu gostaria de falar, por experiência própria, é que uma das coisas primordiais é fazer o tratamento em um Hospital de preferência que seja REFERÊNCIA em Câncer. Pelo simples fato de ter equipamentos modernos de Radioterapia, ou outros equipamentos.

Infelizmente, existem por esse Brasil a fora, cidades que não tem condições de oferecer um tratamento digno ao portador de câncer. Sem contar, com médicos que por incompetência, ou irresponsabilidade, não agem eticamente. Por exemplo, o médico tem que relatar a verdade ao paciente. Acho que ele tem que instruir o paciente qual o melhor caminho a seguir com o tratamento, as opções de tratamento. Muitas vezes vi pacientes com sequelas terríveis de radioterapia e nem sequer o médico alertou sobre as consequências que poderiam ocorrer, ou seja, eles muitas vezes se omitem! Portanto, é fundamental buscar o lugar certo para se tratar, pois essa doença é complexa.

Outra coisa também primordial para o tratamento é a Alimentação. Muitas vezes o paciente perde peso, fica anêmico e consequentemente a recuperação fica prejudicada. Busque uma orientação com uma Nutricionista (existem suplementos, ou por ex. Maltodextrina, que não é caro e é calórico) e procure fazer um "regime de engorda", se a pessoa não tem restrições, como diabetes e tal, a melhor coisa é dar muita verdura, azeite, carnes magras, frutas, grãos, caldo de cana, sucos, etc.. Também ao fazer a radioterapia peça ao médico um creme, ou pomada para aliviar os efeitos da radioterapia. Evitando assim agredir a pele. Se o paciente tiver muita dor, procure médicos ESPECÍFICOS que tratam de Dor. Existem muitas medicações e nem sempre todos os médicos conhecem o que é o melhor para tratar a dor.
 
Procure também, SEMPRE ter um Dentista acompanhando, pois muitas vezes ele consegue ver o que o médico não vê. Bem, espero que tenha ajudado alguém com essas dicas.
 
Qualquer coisa é só entrar em contato, que terei o prazer em ajudar. Boa sorte e muita força positiva a todos.