Vivendo com tumores pituitários

Para a maioria das pessoas com tumores de hipófise, o tratamento pode remover ou controlar a doença. Para alguns pacientes, o tratamento pode remover ou destruir todo o tumor e eles não precisarão de mais tratamento. Para outros, o tumor pode não desaparecer completamente. Esses pacientes continuarão realizando tratamentos regulares para tentar manter a doença sob controle.
 
Pode demorar algum tempo até diminuir as incertezas e medos. Mas ajuda saber que muitos pacientes com tumores de hipófise, aprenderam a lidar com esta incerteza.
 
Cuidados no acompanhamento
 
Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-lo de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de seguimento. Nessas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento e reestadiamento da doença.
 
A cirurgia é, muitas vezes, o primeiro tratamento para muitos tipos de adenomas pituitários. Se você teve um adenoma funcional, as dosagens hormonais podem ser feitas dentro de alguns dias ou semanas após a cirurgia. Exames de sangue também serão feitos para ver como o restante do tecido normal da hipófise está funcionando. Se os resultados mostrarem que o adenoma foi completamente removido e que a função pituitária está normal, o paciente irá realizar consultas periódicas. Seus níveis hormonais serão avaliados novamente no futuro para verificar qualquer recidiva. Independentemente da produção ou não de hormônios, podem ser solicitados exames de ressonância magnética como parte do acompanhamento. Dependendo do tamanho do tumor e da extensão da cirurgia, você também pode ter que consultar um neurologista e um oftalmologista.
 
Após a radioterapia, o paciente fará exames de controle durante alguns anos. A resposta à radioterapia é difícil de prever, embora os benefícios e efeitos colaterais do tratamento possam ocorrer em alguns meses. A função pituitária será avaliada a intervalos regulares. Os principais exames de controle são a ressonância magnética e os exames dos níveis hormonais, se o tumor produzir hormônios.
 
É comum que os pacientes desenvolvam uma deficiência hormonal após a cirurgia ou radioterapia. Esses pacientes vão precisar de reposição hormonal após o tratamento, que e feita por meio de medicamentos orais. Nos homens, a testosterona pode ser administrada para restaurar o desejo sexual e ajudar a prevenir a osteoporose. Em mulheres jovens, o estrogênio é administrado para evitar a menopausa precoce. A deficiência do hormônio da hipófise pode afetar a capacidade da mulher de ter filhos. No entanto, se ela deseja engravidar, pode ser possível restaurar a fertilidade com a terapia hormonal.
 
Os pacientes que fizeram terapia medicamentosa para adenomas produtores do hormônio corticotropina ou produtores do hormônio do crescimento, o acompanhamento pode ser mais frequente, para que seus níveis hormonais e sintomas sejam monitorados de perto. Pacientes com adenomas produtores do hormônio do crescimento têm um risco aumentado de ter pressão alta, insuficiência cardíaca e câncer de cólon.
 
Aconselhamento e testes genéticos
 
É importante considerar se o tumor da hipófise pode ser um sinal de uma síndrome genética hereditária. Por essa razão, pacientes com tumores de hipófise devem considerar o aconselhamento genético para avaliar determinadas a presença de alterações genéticas.
 
Registros médicos
 
Por mais que você queira deixar a experiência para trás ao fim do tratamento, é também muito importante que você mantenha arquivados os exames médicos e outros dados.
 
Mantenha cópias dos seguintes documentos: laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia; relatório de alta hospitalar; relatório do tratamento radioterápico; relatórios dos tratamentos realizados, incluindo medicamentos utilizados, doses e tempo do tratamento; e exames de imagem.
 
Como diminuir o risco do tumor avançar ou recidivar?
 
Se você tem (ou já teve) um tumor de hipófise, provavelmente quer saber se existe algo que pode fazer para diminuir o risco de uma recidiva ou um novo câncer, como exercícios físicos, determinado tipo de dieta ou uso de suplementos dietéticos.
 
Adotar comportamentos saudáveis, como não fumar, comer bem, praticar atividade física regular e manter um peso ideal ajuda a reduzir seu risco. Não se sabe com certeza se isso ajudará, mas se sabe que isso pode ter efeitos positivos na sua saúde que podem se estender além do risco do câncer de nasofaringe ou outros tipos de câncer.
 
Suplementos dietéticos
 
Até o momento, nenhum suplemento dietético, incluindo vitaminas, minerais e produtos fitoterápicos, mostrou diminuir o risco da progressão ou recidiva do tumor de hipófise. Isso não significa que nenhum suplemento ajudará, mas é importante saber que nenhum suplemento é eficaz.
 
Se você está pensando em tomar qualquer tipo de suplemento nutricional, converse antes com seu médico, para decidir quais você pode consumir com segurança, evitando aqueles que possam ser prejudiciais.
 
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 10/10/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho